Marketing Digital: 14 Ferramentas úteis, intuitivas e gratuitas!

Marketing-Digital

O Marketing Digital é uma área em constante evolução. A cada dia que passa, surgem novas ferramentas que apoiam os profissionais na elaboração da melhor estratégia para as marcas.

Neste artigo, damos-lhe conta de 14 plataformas online, a que pode recorrer para editar imagens, garantir o cumprimento de boas práticas SEO, enviar emails e até gerir tarefas. As opções vão variadíssimas… e gratuitas!

Precisa de ajuda em alguma destas tarefas relacionadas com o Marketing Digital? Provavelmente, a solução está numa das sugestões que aqui apresentamos.

 

Ferramentas para ajudar a gerir as tarefas da sua equipa

 

1. Mr. Ticktock

Com Mr. Ticktock, pode contabilizar o tempo gasto em cada tarefa. Além disso, a ferramenta envia lembretes a quem se esquecer de reportar. Oferece, portanto, uma forma fácil de controlo e gestão de tarefas de trabalho.

Existe uma versão gratuita, limitada a quatro utilizadores.

 

2. Pocket

É frequente encontrar conteúdo que quer guardar para ver mais tarde? Utilize o Pocket! A informação ficará disponível no seu smartphone, tablet ou computador. Posteriormente, poderá aceder sem precisar de estar ligado à internet.

O Pocket tem uma versão gratuita. Garanta que não perde inspiração para criar o seu próprio conteúdo.

 

Como criar conteúdo visual apelativo?

 

3. Canva

O Canva é uma das ferramentas de conteúdo visual mais intuitivas. Crie e edite imagens profissionais e apelativas. Utilize esta plataforma gratuitamente e potencie a sua estratégia de Marketing Digital.

 

4. GIMP

Precisa de fazer edição de imagens, mas não sabe utilizar o Photoshop ou o Illustrator? Experimente o GIMP, uma alternativa fácil de usar e gratuita.

Trata-se de um editor de imagens com grande variedade de recursos de edição, que suporta ficheiros de vários formatos. Além disso, permite criar animações.

 

5. Let´s Enhance

Experimente o Let´s Enhance para aumentar imagens sem perder qualidade. Esta ferramenta é gratuita e muito útil para profissionais de Marketing Digital.

 

Melhorar o SEO e o posicionamento nos motores de pesquisa

 

6. Yoast

O Yoast é um plugin criado para WordPress, que permite otimizar o conteúdo de um site, seguindo as boas práticas SEO. Com esta ferramenta, verifique, em cada publicação, o que pode alterar para conseguir um bom posicionamento nos motores de pesquisa.

O Yoast tem um plano gratuito disponível.

 

7. SimilarWeb

Existem várias ferramentas úteis para SEO. O SimilarWeb é uma das mais completas, porque possibilita:

  • Analisar os dados de tráfego do seu site/aplicação;

  • Acompanhar as tendências da concorrência;

  • Saber quais os interesses dos seus consumidores;

  • Conhecer a origem e percursos dos seus visitantes.

Está disponível um plano gratuito.

 

8. Ubersuggest

Esta é uma das melhores ferramentas para definir palavras-chave. Além de intuitivo e gratuito, o Ubersuggest é a junção do melhor de dois mundos: o Google Keyword Planner e o Google Suggest.

 

9.  Make My Persona

Já aqui falamos da importância de criar personas no Marketing Digital. Se ainda não o fez, experimente agora criá-las com a ferramenta Make My Persona, do HubSpot. Verá que não é assim tão difícil e ajuda muito a definir a sua estratégia digital.

 

Plataformas de Email Marketing

 

10. Boomerang for Gmail

O Boomerang for Gmail permite agendar o envio de emails para a hora que quiser. Além disso, esta ferramenta gratuita analisa a taxa de abertura das mensagens de correio eletrónico.

 

11. MailChimp

É uma das melhores ferramentas para envio de email em pequena escala. Com o MailChimp, é possível:

  • Criar campanhas de Email Marketing;

  • Medir os resultados das campanhas;

  • Gerir contactos.

É grátis e intuitivo.


Ferramentas de Marketing Digital para utilizar nas redes sociais

 

12. LikeAlyzer

O LikeAlyzer serve para analisar a performance da sua página no Facebook. Não sabe como impulsionar a sua marca nesta rede social? Utilize gratuitamente esta plataforma e receba relatórios acerca da sua performance, bem como sugestões de melhoria.

 

13. Hashtagify

A utilização de hashtags nas redes sociais funciona como impulsionador dos posts, mas só se forem bem escolhidas. A ferramenta Hashtagify dá-lhe a conhecer as 10 hashtags mais adequadas a cada conteúdo que produz. É gratuita.

 

14. Alternion

O Alternion é um gestor de redes sociais. Numa única plataforma, pode:

  • Acompanhar as suas páginas no Facebook, LinkedIn, Twitter, etc.;

  • Agregar várias contas de email (por exemplo, Gmail, Hotmail e AOL);

  • Guardar todo o tipo de conteúdos (visuais, contactos, entre outros).

O Alternion é uma ferramenta gratuita.

 

Estamos certos de que, neste artigo, encontrou várias ferramentas úteis para a sua estratégia de Marketing Digital. Experimente-as e diga-nos como lhe foram úteis! Se precisar de algum esclarecimento antes de testar as plataformas, não hesite em contactar-nos.

 

Agora que vai poupar tempo com estas novas ferramentas, aproveite os minutos ganhos para aprender. Descarregue o nosso Guia Essencial do Marketing Digital e não deixe que nada lhe escape.