Estratégia de Conteúdos Infalível em 4 passos simples e eficazes!

Estratégia de Conteúdos

Uma estratégia de conteúdos bem definida e estruturada é essencial para a eficácia de qualquer plano de marketing digital. No entanto, esta componente tão importante continua a ser negligenciada pelas empresas.

Na elaboração de estratégias de Marketing Digital, são muitos os profissionais que não têm o devido cuidado na produção de conteúdo, preocupando-se com outras etapas da planificação e criando materiais apenas quando existem novas campanhas ou produtos/serviços para promover. Este é um erro comum que pode prejudicar a sua estratégia.

A verdade é que, para atrair novos clientes e fidelizar os atuais, deverá haver um fluxo constante de produção e divulgação de conteúdo. Pode optar por publicações nas redes sociais, posts de blog, vídeos, ebooks, whitepapers, infográficos, entre outros. O importante é que o conteúdo seja atual, verdadeiro e de qualidade.

Neste âmbito, as metodologias de Inbound Marketing podem dar um grande auxílio. Estas ajudam a compreender como funcionam os ciclos de compra dos consumidores. Permitem ainda perceber que conteúdos devem ser criados em cada fase do funil de vendas.

Como especialistas em Inbound Marketing, temos consciência de que nem sempre é fácil saber que conteúdo produzir e quando divulgá-lo. No entanto, existem alguns passos que poderão facilitar a sua tarefa e ajudar a criar uma estratégia de conteúdos eficaz! Verifique quais são e siga-os cuidadosamente.

 

4 Passos para elaborar uma estratégia de conteúdos infalível:

 

1. Analise o seu público-alvo

A primeira etapa de qualquer estratégia digital deve passar pela análise do público-alvo. É essencial saber a quem se vai dirigir e perceber muito bem quais os interesses e necessidades dessas pessoas.

Depois de conhecer o público, a sua tarefa será facilitada, pois conseguirá compreender que formatos são mais adequados e qual a melhor estratégia de conteúdos para atrair o interesse de potenciais consumidores pela sua empresa, produtos ou serviços. Com esta avaliação, conseguirá ainda elaborar um diagnóstico claro sobre as personas do seu negócio e direcionar os materiais produzidos para as mesmas.

 

2. Identifique claramente as diferentes fases do ciclo de compra

Para que a sua estratégia de conteúdos seja eficaz, é essencial identificar com clareza quais as fases do ciclo de compra em que se encontram os seus potenciais clientes. Ao fazer esta divisão, conseguirá definir os conteúdos a elaborar para cada etapa do ciclo.

Porque é que isto é importante? Cada fase representa um diferente estado de necessidade dos consumidores. Por isso, o conteúdo que elaborar deve ser adaptado a cada uma. Assim, conseguirá conquistar os potenciais interessados, em vez de os afastar com materiais desadequados.

O ciclo de compra encontra-se dividido em 4 etapas:

  • Consciencialização do problema: Nesta fase, o consumidor apercebe-se de que tem alguma dificuldade, problema ou necessidade.
  • Procura de soluções: Depois de tomar consciência, começa a procurar soluções para o problema e inicia a fase de pesquisa.
  • Avaliação das alternativas: Após encontrar várias possibilidades, começa a comparar cada uma delas e a avaliar qual ou quais as melhores opções.
  • Tomada de decisão: Esta é a última etapa do ciclo de compra. O consumidor já analisou as diferentes soluções para o seu problema/necessidade e faz a escolha final.

 

3. Determine que conteúdo produzir para cada etapa do ciclo de compra

Depois de perceber em que consiste o ciclo de compra, comece por elaborar uma estratégia de conteúdos adequada a cada uma das etapas, com identificação dos respetivos canais de divulgação. Este é um passo imprescindível, pois os materiais que produzir poderão atrair ou afastar os potenciais clientes.

O importante é começar por conquistar a confiança dos consumidores que se encontram nas primeiras fases. Elabore conteúdos de qualidade que os levem a transformar-se em leads. Leia, neste artigo, as 8 dicas para conduzir à conversão.

Posteriormente, e ao longo das restantes etapas, deverá continuar a dar-lhes mais materiais interessantes e com soluções adequadas, guiando-os até à fase final do funil de vendas: a compra.

Tenha em atenção que os potenciais clientes terão acesso aos diversos conteúdos que produz, independentemente da etapa do ciclo de compra em que se encontrem. Por isso, a preocupação em criar conteúdo convincente deve ser constante.

 

4. Planeie a divulgação de conteúdos

Publicamos anteriormente no nosso blog um artigo em que explicamos a importância de planificar com antecedência os seus conteúdos. Aconselhamos a leitura, pois sabemos que devem ser tomadas as medidas necessárias para criar materiais com a devida antecedência.

Assim, será mais fácil elaborar um cronograma editorial onde estipulará quais os conteúdos a enviar a cada tipo de persona, em que fase e através de que canais. Se tiver tudo devidamente estruturado, as probabilidades de enviar o material certo, na hora certa, aumentarão significativamente, fomentando os resultados da sua estratégia digital.

 

Esperamos que, com estes 4 passos, seja mais fácil perceber como deve elaborar a sua estratégia de conteúdos integrada com o seu plano de marketing digital. Para que possa explorar mais o tema, partilhamos consigo o nosso Guia Prático para uma Estratégia de Conteúdos Infalível. Faça o download gratuito. Saiba como garantir bons resultados com conteúdo direcionado para o seu público-alvo e seja bem-sucedido!