Ubersuggest: Ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave!

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave. Precisa de ideias para selecionar uma keyword? O Ubersuggest dá-lhe isso e muito mais!

No início de março, fomos presenteados com a seguinte notícia: Neil Patel, um dos grandes nomes do Marketing Digital, comprou o Ubersuggest, otimizou-o e disponibilizou-o gratuitamente. Resultado: mais informação sobre a pesquisa de palavras-chave, quer para uso em SEO, quer para campanhas pagas.

 

A junção do Google Keyword Planner com o Google Suggest

 

Com a união destas duas ferramentas e a integração dos seus dados no Ubersuggest, os produtores de conteúdo têm acesso a:

  • Mais sugestões de palavras-chave, uma vez que são apresentadas centenas de opções relacionadas com a keyword que está a pesquisar, inclusive as palavras-chave de cauda longa;
  • Informação acerca do custo por clique (CPC) em euros, nível de competitividade, volume de pesquisa mensal para cada palavra-chave e sazonalidade.

Estas informações são úteis para trabalhar campanhas pagas no Google AdWords e para implementar estratégias SEO. As pesquisas são fáceis de fazer devido à possibilidade de:

  • Filtrar as palavras-chave exibidas;
  • Selecionar palavras-chave negativas;
  • Exportar facilmente os dados para uma folha Excel.

 

Como pesquisar palavras-chave no Ubersuggest?

 

Esta ferramenta é simples e intuitiva. Na página inicial, insira a palavra-chave e a língua que deve ser considerada (por exemplo, português de Portugal). Pode também especificar o tipo de pesquisas a que pretende aceder (web em geral, pesquisa de imagens, notícias, resultados no YouTube, entre outros). Depois, basta clicar em “Look Up” e o Ubersuggest fará (quase) todo o trabalho por si.

Peguemos no exemplo da palavra-chave “máquina fotográfica”:

  • O volume mensal é de 590 pesquisas.
  • O custo por clique é de 0,21 euros.
  • O nível de competitividade é de 0,86 (quanto mais próximo for do 1, maior será a concorrência).

Imediatamente abaixo, são exibidas palavras-chave relacionadas com “máquina fotográfica”. Neste caso, a ferramenta apresenta 1.019 ideias, entre as quais keywords básicas como “câmara digital” ou palavras-chave de cauda longa como, por exemplo, “as melhores câmaras fotográficas profissionais”.

Para cada uma das sugestões, o Ubersuggest indica-lhe o volume de pesquisa, o custo por clique e o nível de competitividade. Dentro deste leque de opções, opte por uma palavra-chave diretamente relacionada com o conteúdo que está a escrever (quer seja um artigo de blog ou um site). Escolha uma sugestão que apresente um volume de pesquisa mensal elevado e um nível de competitividade baixo, por exemplo, “máquinas fotográficas semi profissionais” ou “máquinas fotográficas profissionais”.

Para obter informação sobre a sazonalidade das pesquisas, passe o rato sobre o gráfico, no separador do volume de pesquisas, e veja os números referentes aos últimos 12 meses.

 

Como otimizar a pesquisa de palavras-chave no Ubersuggest?

 

  • Definir palavras-chave negativas: Elimine palavras que não quer incluir na sua estratégia digital (as chamadas palavras-chave negativas), escrevendo-as, uma por linha, na caixa “negative keyword”, que aparece no lado esquerdo da página.
  • Filtrar palavras-chave: Para selecionar apenas as palavras-chave que incluem, por exemplo, o termo “semi profissionais”, basta escrevê-lo na caixa “filter results” e clicar em “Go”.

 

Por fim, exporte os resultados do Ubersuggest clicando em “exportar para CSV” e terá a sua lista de palavras-chave numa folha Excel, pronta a ser analisada. Sabe qual a melhor parte? Pode recorrer a esta ferramenta as vezes que forem necessárias. A sua utilização, além de ser gratuita, é ilimitada.

 

Se está a trabalhar a estratégia SEO do seu site, saiba que, além das palavras-chave, existem outros elementos indispensáveis para conseguir uma boa posição no motor de pesquisa Google. Faça download gratuito da nossa checklist e saiba que aspetos considerar para criar uma estratégia completa e com resultados.

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre o processo de seleção de palavras-chave ou tem algum assunto sobre Inbound Marketing que queira ver tratado? Deixe-nos os seus dados. Nós ligamos para si.