13 Dicas para fazer e publicar um vídeo viral com sucesso!

video-viral

Um vídeo viral desperta facilmente a curiosidade das pessoas. Auxilia no reconhecimento das marcas e no envolvimento dos consumidores, ou seja, ajuda a gerar e nutrir leads.

Os profissionais de Marketing Digital concordam que o vídeo é uma das formas mais eficazes de conseguir a atenção das pessoas. Segundo um relatório do YouTube, no último ano, duplicaram as visualizações de conteúdo das 100 marcas internacionais mais influentes.

O potencial do vídeo é evidente, mas não basta criá-lo e publicá-lo nas redes sociais para que se torne viral. É importante investir na qualidade para garantir que as pessoas o veem até ao fim.

Depois de ter um bom vídeo, é preciso saber publicá-lo, ou seja, incentivar os gostos, os comentários e as partilhas. Neste artigo, reunimos as 13 dicas que consideramos mais importantes para começar a publicar vídeos bons, que agradam aos seus seguidores.

 

O vídeo como ferramenta da sua estratégia de Marketing Digital

1.  Para criar um vídeo viral, antes de mais, as empresas têm de ter um plano de Marketing Digital definido. É fundamental contextualizá-lo numa estratégia que visa gerar e nutrir leads e fechar vendas. O vídeo pretende dar a conhecer a empresa? Visa informar os potenciais clientes sobre a área de negócio? Se o conteúdo não estiver pensado para atingir determinados objetivos, não trará resultados.

2.  A confiança na sua marca está na base da partilha dos seus seguidores. Crie um vídeo que ofereça algo mais a quem acompanha o seu trabalho e que o aproxime de si.

 

O processo de criação de um vídeo viral

3.   Muitos profissionais de Marketing captam momentos orgânicos e espontâneos, dignos de partilha. Mas poucas são as empresas que podem suportar os custos de uma equipa focada na procura de conteúdo espontâneo. Em vez disso, a maioria das campanhas de vídeo começa com uma ideia, à qual se segue uma storyboard.

4.  O orçamento da empresa vai ditar as tecnologias a utilizar na produção do vídeo. Se tiver dificuldades nesta fase, recorra a ferramentas disponíveis online.

 

Quando e como publicar um vídeo online

5.  Planifique bem a data de publicação do vídeo. Evite dias de eventos, propícios à partilha de muito conteúdo online. Sempre que possível, recorra a assuntos do momento e relacione-os com o conteúdo dos seus vídeos. Atenção: para resultar, seja rápido a partilhar o vídeo e garanta que o conteúdo é relevante. Não vale a pena utilizar assuntos do momento se em nada estão relacionados com o seu produto ou serviço.

6.   O título de um vídeo viral tem de ser suficientemente curto para facilitar a partilha nas redes sociais. Já agora, deve ser original!

7.  Seja direto e claro desde os primeiros segundos. As pessoas não perdem muito tempo a tentar compreender a mensagem.

8.  Motive as pessoas a conectarem-se umas às outras e não só à sua empresa. Por exemplo, porque não incentivar o debate? Quando bem apresentados, os assuntos controversos resultam!

9.  Pretende gerar leads? Dê algum sentido de urgência ao seu conteúdo.

10.  Direcione o conteúdo dos vídeos ao seu público-alvo. O humor resulta muito bem, mas, se a sua empresa for mais formal, não exagere.

 

Conteúdos populares

11.  Invista no humor, uma vez que as pessoas gostam de conteúdos que as divertem. O ideal é ser engraçado logo nos primeiros segundos do vídeo, para reter a atenção.

12.  Aposte em assuntos mais emotivos, pois os internautas partilham mais facilmente vídeos virais que apelam ao sentimento.

13.  Tente fazer um vídeo com conteúdo útil, que ajude as pessoas em algo prático. Por exemplo, os vídeos DIY (“Faça você mesmo”) costumam ter boa recetividade.

 

Não existe um segredo para tornar um vídeo viral. Na verdade, consegui-lo é muito difícil, até para profissionais de Marketing Digital, e o resultado final é sempre uma incógnita.

De qualquer maneira, conteúdo divertido e interessante, mesmo que não viral, aumenta o número de seguidores e a interação com a sua marca. Por isso, desenvolver bons vídeos é o primeiro passo.

No infográfico que preparamos para si, damos-lhe dicas para criar vídeos virais e divulgá-los de forma bem-sucedida. Faça já o download gratuito.