Storytelling: Como contar histórias em Marketing Digital?

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Storytelling. Certamente, já ouviu falar deste termo e sabe que está relacionado com o ato de contar histórias. Mas já pensou em contar boas histórias na sua estratégia de Marketing Digital para ver as leads aumentar? Nós explicamos-lhe como fazê-lo!

 

Storytelling: O “Era uma vez” no Marketing Digital

Não se engane. Não basta contar a “história da carochinha” para ver resultados. O storytelling é a habilidade de transmitir conteúdo apresentando-o como uma história, mas sempre com um destinatário específico (os seus clientes) e um objetivo na mira: criar proximidade.

Não vale contar uma história apenas “porque sim”. Os seguidores querem saber que motivação e mensagem estão por trás da narrativa. Querem, ademais, conhecer a sua história e poder rever-se nela. É assim que as histórias aproximam quem as escreve e quem as lê.

O storytelling é um exemplo da máxima do Inbound Marketing: escrever conteúdo de qualidade para atrair seguidores.

 

Os resultados de uma boa história no Marketing Digital

Todos gostamos de uma boa história. Desde crianças, as narrativas despertam a nossa curiosidade e prendem a nossa atenção. Não é exatamente este o objetivo que tem em mente quando escreve conteúdo: cativar os seus clientes?

Sabemos que é cada vez mais difícil destacar-se entre os milhões de publicações feitas por minuto nas redes sociais e nos blogs. Por isso, porque não experimentar o storytelling? Repare nas vantagens:

  • Cativante – As histórias envolvem o leitor até ao desfecho final, através de uma sucessão de peripécias;

  • Simples – No storytelling, é fácil recorrer a metáforas e comparações. O facto de ser um especialista na sua área de negócio não significa que os outros também o sejam. Portanto, as comparações funcionam bem;

  • Marcante – As histórias apelam às emoções e as pessoas gostam de partilhar conteúdo que as comova (mais do que dados ou estatísticas).

É provável que tenha dezenas ou centenas de marcas concorrentes, mas nenhuma partilha os mesmos valores da sua empresa. Com o storytelling, dá a conhecer aos clientes a sua mensagem e é isso que o vai destacar. Atrevemo-nos a dizer que, hoje em dia, vende-se melhor uma mensagem do que um produto.

 

6 Segredos para fazer um storytelling eficaz

  1. Criatividade – É a base de qualquer história, bem como do Marketing de Conteúdo;

  2. Verdade – Os seus leitores querem histórias reais, pois querem poder identificar-se com as mesmas;

  3. Doseamento - O storytelling não é a solução para todos os conteúdos. Conte histórias, mas saiba encaixá-las no momento certo;

  4. Variedade – Conte histórias não só no blog, mas também em emails, no Facebook e Instagram, entre outros. Não precisam de ser escritas. Pode criar vídeos, ilustrações, etc.;

  5. Emoção - O storytelling deve apelar à emoção, não à razão;

  6. Inspiração – As histórias devem ser uma inspiração para quem as lê. Narrativas que incluem algumas reviravoltas, muita persistência e um final feliz tendem a ter sucesso.

Que histórias a sua empresa tem para contar?

Tudo pode tornar-se uma boa história, desde que bem escrita e sempre com o objetivo de aproximar os leitores. Ficam algumas sugestões:

  • O que o motivou a criar a sua empresa? – Explique se foi uma ideia de negócio que, finalmente, teve coragem de colocar em prática ou, por exemplo, se foi uma necessidade que surgiu de uma situação de desemprego. Conte como foram os primeiros passos e as ajudas e obstáculos que teve no processo;

  • Como se modernizou o seu negócio? – Se for o caso, porque não contar como conseguiu criar uma estratégia de Marketing Digital quando, inicialmente, não tinha quaisquer conhecimentos na área? Revele o que o motivou e quais os resultados para o seu negócio;

  • Qual a importância de uma boa equipa de vendas? – Como estimula os seus vendedores? Partilhe histórias de uma equipa motivada!

 

Lembre-se de que as informações da sua empresa serão melhor lembradas pelos clientes se tiverem uma boa história por trás. Por isso, comece já a contá-la!

E, porque boas histórias merecem finais felizes, deixamos-lhe um guia para aumentar as vendas com Inbound Marketing. Faça o download gratuito e ponha o seu negócio a crescer!