Redes sociais: 7 Ferramentas para agendar publicações

redes sociais

As redes sociais exigem conteúdo de qualidade, publicado com frequência e constância. Para facilitar o trabalho dos profissionais do Marketing Digital, existem ferramentas que ajudam a programar as publicações.

Já imaginou o tempo que pode poupar ao agendar os posts das redes sociais de uma só vez? Além disso, estas ferramentas facultam dados para analisar a sua performance. E há mais: muitas são gratuitas. Conheça-as!

 

1. Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta de gestão de redes sociais que possibilita publicar e agendar publicações no Instagram, Twitter, Facebook, Google+ e LinkedIn. Tem as seguintes funcionalidades:

  • Agendar automaticamente, e de uma só vez, publicações em todas as redes sociais;

  • Aceder a conteúdos da sua equipa, armazenados na nuvem;

  • Analisar o impacto das campanhas promovidas nas redes sociais, as taxas de conversão e o ROI;

  • Encontrar conversas nas redes sociais sobre a sua marca ou área de negócio, através de pesquisas por hashtags, localização, bem como palavras-chave.

O plano gratuito do Hootsuite inclui:

  • Gestão de 3 contas nas redes sociais;

  • Agendamento de até 30 publicações;

  • Acesso a dados estatísticos para uma análise de resultados básica;

  • Serviço de apoio ao cliente.

Ponto forte do Hootsuite: Numa única plataforma, pode gerir várias contas em diferentes redes sociais, trabalhar diversas palavras-chave e agendar publicações em massa.

 

2. Buffer

Semelhante ao Hootsuite, o Buffer é uma ferramenta muito popular, devido à sua versatilidade. Permite fazer a gestão de várias redes sociais ao mesmo tempo, definir a frequência das publicações e analisar resultados. Pode ser utilizado para contas de Twitter, Facebook, Instagram, Google+ e LinkedIn.

Na sua versão gratuita, o Buffer permite ao utilizador:

  • Gerir 3 contas nas redes sociais;

  • Agendar até 10 publicações;

  • Utilizar as extensões do browser e aplicações mobile (iOS e Android);

  • Criar/agendar conteúdo de imagens utilizando a sua plataforma própria para o efeito: “Pablo”.

Ponto forte do Buffer: Mostra as estatísticas referentes às suas publicações nas redes sociais e até sugere os melhores momentos para publicar.

 

3. Later

Later é utilizado para gerir conteúdo visual. Com esta ferramenta, é possível fazer publicações diretas e agendamentos no Instagram, Twitter, Facebook e Pinterest.

A utilização é intuitiva: depois de instalar o programa e/ou aplicação (no caso dos dispositivos móveis), basta arrastar as fotos para o calendário e programá-las para serem publicadas. É possível fazer pré-visualizações dos posts, bem como sincronizar as imagens diretamente da Dropbox ou Google Drive.

Na sua versão gratuita, o Later permite agendar até 30 publicações por mês. Se fizermos as contas a um post por dia, esta versão pode encaixar perfeitamente nas suas necessidades.

Ponto forte do Later: É possível incluir um link no perfil no Instagram que direciona os seguidores para um site ou blog.

 

4. Zoho Social

O Zoho Social é uma plataforma de agendamento de conteúdo que funciona no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+. Em suma, tem as seguintes funcionalidades:

  • Agendamento de publicações nas redes sociais;

  • Calendário intuitivo, que permite visualizar o pipeline dos seus conteúdos;

  • Publicações diretas no Instagram;

  • Painel de controlo para estar sempre conectado com os seguidores;

  • Dados estatísticos para análise de resultados.

Na versão não paga, é possível gerir uma marca em cada uma das redes sociais mencionadas acima.

Ponto forte do Zoho Social: Pode ser utilizado no Facebook Lead Ads.

 

5. Sprout Social

O Sprout Social permite às equipas de Marketing terem uma visão geral e diária do conteúdo publicado. É possível analisar hashtags, saber quais as publicações com melhor performance, trabalhar diversas palavras-chave, entre outras funcionalidades. Isto para além de programar e agendar os posts nas redes sociais. Os relatórios de resultados são, com efeito, muito completos e organizados.

O Sprout Social dá 30 dias grátis à experiência.

Ponto forte: É uma das poucas ferramentas de gestão de redes sociais que tem CRM. Esta plataforma é muito intuitiva e facilita a interação com os seguidores.

 

6. SocialOomph

O SocialOomph pode ser utilizado para publicar no Twitter, Facebook, LinkedIn e Pinterest. Com esta ferramenta, pode também gerir e programar os seus blog posts.

Na versão gratuita, as funcionalidades limitam-se ao Twitter:

  • Agendar tweets;

  • Pesquisar palavras-chave;

  • URL shortener;

  • Guardar e reutilizar rascunhos;

  • Trabalhar até 5 contas no Twitter.

Para gerir mais redes sociais e o blog, será necessário aderir a um dos planos pagos do SocialOomph.

Ponto forte: Integração das atualizações das redes sociais e outras páginas, nomeadamente blogs (pode gerir um número ilimitado de blogs).

 

7. CoSchedule

O CoSchedule é um calendário que permite gerir funcionalidades relacionadas com Marketing Digital: criar publicações, eventos e tarefas. Diferente das restantes ferramentas, é indicado para profissionais que pretendem organizar todas as tarefas numa única plataforma (redes sociais, conteúdo, eventos, emails).

Pode experimentar gratuitamente o CoSchedule durante 14 dias.

Ponto forte: A funcionalidade ReQueue preenche automaticamente intervalos de tempo sem publicações e aproveita os melhores horários para publicar.

 

Com estas ferramentas, é fácil publicar mais conteúdo de forma consistente. Além disso, consegue-se uma maior otimização dos timings das publicações, já que, ao criá-las com antecedência, pode definir os melhores horários. Tudo isto poupa tempo aos profissionais de Marketing Digital.

Se precisar de mais esclarecimentos antes de experimentar estas plataformas, saiba que estamos cá para ajudar! E, porque agendar implica planear, porque não começar por ter um calendário de planificação de conteúdo? Descarregue-o aqui.