Pinterest: 17 Dicas para impulsionar o seu Marketing Digital

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O Pinterest é uma rede social diferente daquilo a que nos habituamos, mas pode fazer a diferença no Marketing Digital. Basta pensar que, no final de 2018, contava com 250 milhões de utilizadores ativos mensalmente.

Esta plataforma funciona como uma montra virtual de produtos ou serviços. Para além disso, é uma boa forma de dar a conhecer a cultura empresarial das marcas. Quer experimentar registar-se e ir ao encontro dos milhões de pessoas que procuram ideias e inspirações? Coloque em prática as 17 dicas que lhe deixamos aqui.

 

O que é o Pinterest?

O Pinterest funciona como uma espécie de “catálogo de ideias”. Nele, pode gerir e categorizar imagens (pins) em pastas (pinboards), divididas por assuntos. Lembra-se dos quadros de cortiça que tinha no quarto com fotografias penduradas por pins? Acertou: essa é a ideia do Pinterest!

Com esta rede social pode, por um lado, organizar quadros de interesse com imagens que direcionam para links ou fotografias publicadas na web. Por outro lado, pode partilhar os seus conteúdos para que os outros os usem como “pins” nos seus quadros.

 

Como usar o Pinterest para ter mais resultados?

Antes de mais, deve fazer uma conta de empresa e preencher todas as informações da sua página. Depois, comece a publicar e a interagir nesta rede social, sem esquecer as boas práticas que se seguem.

 

Tenha uma imagem profissional

1)      Faça uma descrição clara do seu negócio e adicione uma capa. Não descure a parte visual. Afinal, o Pinterest é uma rede social feita essencialmente a partir de imagens;

2)      Inclua o endereço do seu site na página do Pinterest. Demonstra mais profissionalismo e ajuda a direcionar os utilizadores para o seu domínio;

3)      O inverso também importa: coloque o widget do Pinterest no seu site e o botão de Pin nos conteúdos. Assim, não dependem de repins e de sugestões do próprio Pinterest para aparecerem na rede social.

 

Publique os seus pins seguindo algumas regras

4)      Não descure a qualidade das imagens e os títulos claros e chamativos. Esta é a combinação perfeita para despertar a atenção dos utilizadores;

5)      Dê informações práticas e que sejam realmente úteis para as pessoas. Se a imagem e o título forem bons, mas o conteúdo não corresponder, será difícil converter;

6)      No Pinterest, como em todo o Marketing de Conteúdo, deve adaptar os conteúdos às suas personas. As taxas de conversão vão refletir esse cuidado;

7)      Perceber qual é o melhor momento para publicar os seus pins é importante. Esteja atento ao comportamento dos utilizadores e ande um passo à frente dos seus concorrentes;

8)      Crie pastas e categorize os seus pins – ajuda a passar uma imagem organizada e profissional. Além disso, quem visitar a sua página, encontrará facilmente o que procura.

 

Aproveite as funcionalidades que o Pinterest disponibiliza

9)      Pinterest Analytics: Se vai usar o Pinterest para expandir o seu Marketing Digital, é obrigatório usar esta ferramenta. Com o Pinterest Analytics, é possível avaliar várias métricas: por exemplo, saber quais os pins mais partilhados ou quantos visitantes chegam ao seu site através do Pinterest (entre outros);

10)   Pins Avançados:

  • Pins de apps: direcionam para o download de aplicações, sem sair do Pinterest;

  • Pins de lugares: incluem mapa, endereço e telefone de contacto;

  • Pins de artigos: incluem título, autor e descrição. Estes pins ajudam os utilizadores a encontrar artigos relevantes para a categoria que pesquisam;

  • Pins de produtos: incluem preço atualizado em tempo real, disponibilidade e local para compra;

  • Pins de receitas: com ingredientes, tempo de preparação e porções servidas;

  • Pins de filmes: com elenco, classificações e sinopses.

Se algum destes Pins Avançados se adequar ao seu negócio, tire o máximo proveito dele!

 

As boas práticas de SEO também se aplicam ao Pinterest

11)   Recorra a ferramentas para definir as palavras-chave mais indicadas e não se esqueça delas ao publicar os seus pins;

12)   Invista nos CTA’s. Experimente links para outras redes sociais, links diretos para os seus produtos, incentivos à partilha da imagem, entre outos. Depois, aposte nos testes A/B para perceber quais os que funcionam melhor.

 

Direcione os utilizadores do Pinterest para o seu site e blog

13)   Faça pins de artigos do seu blog;

14)   Otimize as legendas das suas imagens, incluindo links para o seu blog, site ou redes sociais.

 

Mostre às pessoas que a sua marca está no Pinterest

15)   Marque outros utilizadores nos seus pins, mas sempre de forma natural. Identifique conteúdo que lhes possa interessar ou, por exemplo, estabeleça contacto com outras marcas. Assim, conseguirá mais visibilidade;

16)   Utilize as newsletters para partilhar os seus pins. Por exemplo, porque não ir atualizando os seus contactos com as últimas tendências no Pinterest?

17)   Consistência é uma regra básica em todas as redes sociais. Os resultados são proporcionais ao seu esforço. Por isso, seja consistente na qualidade e quantidade de publicações.

 

A partir do momento em que tem pins com muitas visualizações, é mais fácil aumentar o tráfego do seu site. Se o seu conteúdo é interessante, as pessoas terão vontade de saber mais sobre os seus produtos.

Não custa tentar, informar-se e pedir ajuda, se precisar. Descarregue gratuitamente o nosso ebook O Futuro das Redes Sociais ou contacte-nos para esclarecer as suas dúvidas.