Inbound Marketing: O que é e quais as razões do sucesso?

Inbound Marketing.jpg

Inbound Marketing é uma estratégia digital focada na criação de conteúdo relevante, que atrai pessoas para um site e blog. É uma alternativa – ou um complemento – a criar anúncios no Google, comprar bases de dados de emails e até ligar para as pessoas (cold calls).

O Inbound Marketing trabalha conteúdos que cativam, direcionando a comunicação para cada persona e etapa da jornada de compra. É, portanto, uma estratégia de Marketing Digital capaz de alcançar o consumidor atual, cada vez mais exigente e informado. Com o Inbound Marketing, em vez de correr atrás dos clientes, fá-los vir até si!

 

Os clientes para quem fala o Inbound Marketing

 

Os consumidores estão mais informados e, antes de realizar uma compra, procuram saber mais sobre o produto. Essa pesquisa começa, geralmente, online.

Em suma, são 3 as razões que elevaram o grau de exigência dos consumidores.

  1. A proliferação dos media: Existem revistas, canais de televisão, rádios e um sem fim de sites para cada área de interesse. Acrescenta-se o facto de cada canal crescer, exponencialmente, em volume.

  2. Uma história de publicidade enganosa: Os consumidores habituaram-se à chamada publicidade enganosa (por exemplo, falsas promessas ou promessas exageradas, sobrevalorização do produto e irresponsabilidade no cumprimento das obrigações da marca). Atualmente, os consumidores estão mais despertos para estes perigos.

  3. A tecnologia deu poder aos consumidores: Os mesmos têm acesso a ferramentas e informação para evitar mensagens invasivas e pesquisar a informação que pretendem, quando e como querem.

    Para consumidores exigentes, informação de qualidade! Ao alinhar o conteúdo que publica com os interesses do público, poderá entrar no seu círculo de comunicação. A partir daqui, terá oportunidade de:

  • Transformar os potenciais clientes em leads qualificadas;

  • Converter as leads em clientes;

  • Superar as expectativas dos clientes para que se tornem promotores da sua marca.

 

Os pilares do Inbound Marketing

 

  • Conteúdo: Criação de conteúdos para responder às questões básicas e às necessidades dos seus clientes;

  • Ciclo de vida do Marketing: Reconhecimento das várias fases de interação dos clientes com o seu negócio (jornada de compra);

  • Personalização e contexto: Personalização das mensagens de acordo com as necessidades específicas das leads. Implica considerar as personas e a jornada de compra;

  • Presença multicanal: Aproximação às pessoas através de diferentes canais, tais como redes sociais, site, blog, computador, dispositivos móveis, etc.;

  • Integração: Publicação e avaliação permanente. Publicações e ferramentas analíticas devem articular-se para garantir que publica o conteúdo certo, no local certo e no momento certo.

Em resumo, o Inbound Marketing procura ajudar as empresas a construir relações de confiança com os seus potenciais clientes. O objetivo é despertar a sua curiosidade e conquistar a sua atenção (como uma espécie de íman).

 

O Inbound Marketing na prática

 

O Inbound Marketing ajuda as empresas a atrair, converter, fechar e satisfazer visitantes, leads e clientes. Tudo através de vários canais: redes sociais, site, blog, landing pages e emails.

Esta estratégia de Marketing acompanha o caminho dos consumidores através do funil de vendas: de estranhos a visitantes, a leads e, consequentemente, a clientes, até se tornarem promotores da marca.

O funil de vendas inclui quatro fases, sendo que cada uma requer práticas específicas:

  • Atração: Posts no blog e redes sociais, SEO para um bom posicionamento do seu site no Google;

  • Conversão: Landing pages, newsletters e calls-to-action (CTA’s) apelativos;

  • Venda: Email, integração em CRM;

  • Satisfação: Redes sociais, CTA´s personalizados e emails.

Estas são as 4 fases que o Inbound Marketing segue para obter visitantes, converter leads e ganhar clientes. No entanto, as práticas que sugerimos em cada fase podem ser aplicadas noutras etapas do processo.

 

Agora que já lhe apresentamos as linhas gerais do Inbound Marketing, provavelmente tem vontade de aprender mais sobre o tema. A pensar nisso, criamos um ebook que poderá descarregar gratuitamente a fim de conhecer melhor esta estratégia.

Se preferir conversar connosco, saiba que estamos disponíveis. Deixe-nos uma mensagem ou fale diretamente com a nossa equipa. O Inbound Marketing é a nossa especialidade, pelo que ficamos satisfeitos por poder ajudá-lo.