Funil de vendas: Saiba otimizá-lo e melhore os resultados!

funil de vendas

O funil de vendas é muito utilizado nas estratégias de Marketing Digital. Representa as diferentes etapas do processo de compra de um consumidor.

No nosso blog, já tivemos oportunidade de publicar um artigo onde explicamos o que é o funil de vendas e quais as diferentes fases do mesmo. Agora, aprofundamos um pouco mais esta temática, abordando a importância da otimização.

 

Porque deve otimizar o funil de vendas?

 Mesmo quando o seu funil de vendas está a gerar frutos, deve efetuar uma análise e verificar quais os aspetos que podem ser aperfeiçoados. Por consequência, conseguirá torná-lo ainda mais eficiente, garantindo melhores resultados.

A necessidade de otimizar o funil de vendas é crucial quando o número de leads aumenta. Enquanto o departamento de vendas recebe um número razoável de leads, é fácil efetuar o contacto e acompanhamento. Contudo, o caso muda de figura quando há um aumento significativo das mesmas. Nesta situação, os vendedores recebem muitos contactos e nem sempre têm tempo para verificar quais os mais qualificados, priorizando-os. Para evitar que isso aconteça no seu negócio, é fundamental otimizar o funil de vendas.

 

2 Passos para tornar o funil de vendas mais eficiente

 Na verdade, não existe uma fórmula mágica. O que resulta para uma estratégia pode não funcionar para outra. No entanto, algumas práticas podem ser adotadas para tornar o funil de vendas mais eficiente. A principal é a qualificação de leads.

Identificar as que estão mais propensas a tornarem-se clientes é agora mais fácil graças às ferramentas ao dispor dos departamentos de Marketing. O processo de qualificação é essencial para otimizar o funil de vendas e ajuda a obter melhores resultados de duas maneiras:

 

1. Fornecer reais oportunidades de negócio

Lembre-se de que existem várias fases no funil de vendas. Por isso, é essencial que o departamento comercial receba as que realmente estão preparadas para a compra. Isto gera uma redução do volume de contactos e permite aos comerciais analisar com maior atenção cada lead. Possibilita também personalizar a abordagem e melhorar os resultados, garantindo mais vendas.

Com a qualificação das leads, é possível priorizar as verdadeiras oportunidades de negócio. Simultaneamente, promove-se a diminuição do tempo desperdiçado com leads menos propensas à compra e aumenta-se a produtividade. Isto garante melhores taxas de conversão e reduz o custo por aquisição de cliente.

No entanto, para conseguir entregar ao seu departamento de vendas as leads mais propensas à compra, é essencial identificar as que têm perfil para serem futuros clientes e demonstram interesse no seu produto/serviço.

Estabeleça alguns critérios (download de ebooks, visita de páginas específicas do seu site, etc.) que facilitem esse reconhecimento. As leads que não tiverem perfil para se tornarem clientes, não devem ser enviadas ao setor de vendas.

 

2. Adequar o processo de geração de leads

O envio de leads para o setor de vendas deve ter em consideração o tamanho da sua equipa. Se tem poucos comerciais, deve enviar um fluxo de contactos menor. Esta é uma ótima forma de equilibrar tudo, evitando períodos com pico laboral e outros sem nada para fazer.

Tenha também em consideração que o setor de Marketing deve continuar a trabalhar as leads que ainda não estão preparadas. Só assim é possível manter uma geração de leads constante e garantir mais resultados.

Como fazê-lo? Identifique as que ainda não têm perfil para efetuar a compra e continue a nutri-las com conteúdos relevantes. Não se esqueça de manter um processo de nutrição constante para que leads existentes e novas não percam o interesse naquilo que tem para oferecer.

 

Em síntese, para tornar o seu funil de vendas mais eficiente, desenvolva um processo de nutrição e gestão de leads mais inteligente e automático. Porquê? À medida que as leads aumentam, esta revela-se a única forma de garantir o acesso aos seus conteúdos no devido tempo. Faça ainda análises periódicas ao processo de qualificação, a fim de efetuar ajustes e garantir uma identificação de leads cada vez mais acertada.

 

Quer aperfeiçoar o seu funil de vendas e melhorar os resultados? Fale com um dos nossos especialistas. Avaliamos o seu funil e explicamos-lhe como uma metodologia de Inbound Sales pode ser útil para aumentar as vendas do seu negócio!