Facebook: Saiba tudo sobre a opção Trip Consideration!

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O Facebook tem uma nova opção para segmentar anúncios de campanhas direcionadas ao setor do turismo – a Trip Consideration.

Esta funcionalidade permite que os anúncios sejam partilhados com utilizadores que tenham mostrado interesse em viajar, mesmo sem destino definido. Assim, ao publicitar destinos novos, promoções em vigor ou pacotes disponíveis, poderá encorajar os indecisos a optar pelo seu serviço.

A diferença entre a opção Trip Consideration e os anúncios dinâmicos (com definição de um público-alvo alargado) é que os últimos restringem o conteúdo mediante o que tem disponível em catálogo. Contudo, a nova funcionalidade do Facebook permite que escolha o formato a partilhar. Além disso, recorrendo à Trip Consideration, chega mais cedo aos utilizadores. Tal acontece quando estes ainda estão a planear a viagem, ou seja, na fase inicial do funil de compra.

 

A que utilizadores poderá chegar com o Trip Consideration?

Imagine que um utilizador demonstrou interesse em fazer férias de praia na altura do Natal, mas não decidiu o destino. Ao selecionar a opção Trip Consideration, os seus anúncios com promoções em hotéis ou destinos populares serão partilhados para ajudar este usuário a tomar uma decisão.

Recorde-se que o interesse pode ser demonstrado através de visitas a sites e blogs de viagens ou de pesquisas pela palavra-chave “destinos de praia”.

 

Quais as mais-valias desta funcionalidade para os anúncios do Facebook?

  • É de utilização fácil e não exige a criação de um catálogo;
  • Pode ser combinada com outras opções para personalizar ainda mais o seu público-alvo;
  • Funciona no Facebook e no Instagram.

 

Como utilizar a Trip Consideration no Facebook?

Para acionar a funcionalidade Trip Consideration, comece por instalar o Pixel, disponível no gestor de anúncios do Facebook. Depois disso, siga estes passos:

  1. Clique na opção “Conversões”, no gestor de anúncios;
  2. Clique em “Público”, para selecionar quem deve ver o anúncio, e em “Locais de Publicação”;
  3. Clique em “Orçamento e Horário”;
  4. Depois, em “Otimização da Publicação do Anúncio”, selecione uma das opções, indicando como pretende que os anúncios sejam publicados de acordo com o objetivo;
  5. Ative a opção “Dar prioridade à publicação para pessoas com a intenção de viajar”;
  6. Preencha as restantes opções de otimização e publicação;
  7. Selecione a identidade, o formato e as ligações do anúncio;
  8. Confirme e publique o seu anúncio, após rever todos os passos.

O Facebook alerta para o facto de a otimização Trip Consideration estar a ser implementada gradualmente. Por conseguinte, pode ainda não estar disponível para todos os utilizadores da rede social.

 

Boas-práticas para usar a Trip Consideration

  • Defina um público-alvo alargado antes de anunciar. Optar por audiências restritas traz, geralmente, resultados inferiores. O Facebook recomenda um público-alvo de 7 M;
  • A Trip Consideration deve ser utilizada ao longo de toda a campanha. Desta forma, garante que chega a todos os utilizadores que, pela primeira vez, manifestam interesse em viajar;
  • Se o objetivo é conseguir conversões no site, recomenda-se que otimize para eventos como Pesquisa, Iniciar Pagamento ou Compra;
  • Experimente partilhar, por exemplo, um carrossel com destinos populares ou boas promoções de estadia. Depois opte por outros formatos e faça testes A/B para perceber o que traz melhores resultados.

 

Com a opção Trip Consideration, tem a oportunidade de chegar às pessoas antes de estas decidirem a sua viagem, mostrando-lhes sugestões e aguçando o seu interesse.

 

Já começou a inspirar os utilizadores do Facebook para as próximas férias? Deixe-nos o seu comentário e conte-nos como está a correr!

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