Facebook Stories Ads: Saiba tudo sobre esta funcionalidade!

Facebook Stories

Facebook Stories e Instagram Stories são nomes que, certamente, lhe são familiares. O que talvez ainda não se tenha dado conta é que até os anúncios chegaram às famosas “histórias”. Surgiram primeiro no Instagram – com sucesso comprovado! – e agora no Facebook.

O Facebook Stories é um formato em ecrã completo para partilhar e ver conteúdos que desaparecem após 24 horas. Os utilizadores aderiram a estes conteúdos mais imediatos e próximos e, na sua relação com as marcas, tornaram-se mais exigentes: procuram imediatismo, relevância, interação, imersão total e novidade.

Os anúncios no Facebook Stories Ads representam o momento de viragem para um formato imersivo, vertical e de ecrã inteiro. No Instagram Stories já era assim, o que resulta numa maior envolvência do utilizador com a marca. Mas atenção: o seu ícone só aparece no canto superior esquerdo do anúncio. Seja criativo e identifique bem a marca nos primeiros segundos, chamando a atenção dos utilizadores.

Para criar anúncios no Facebook Stories Ads, utilize o Gestor de Anúncios ou uma API. Em “Locais de Publicação”, clique em “Editar” e selecione a opção “Facebook Stories”.

 

Imagem, vídeo ou carrossel… a imaginação é o limite!

 

  • Os vídeos têm, no máximo, 15 segundos. As imagens aparecem durante 5 segundos e o carrossel durante 45 segundos. É possível fazer uma pré-visualização do anúncio antes de o publicar nas stories do Facebook.

  • Os anúncios do Facebook Stories podem ser publicados com os do Instagram Stories e os do Facebook Ads (no feed). Poderá apenas ter de proceder a alguns ajustes nas imagens e vídeos. Mas não se preocupe: o Facebook avisa-o se o conteúdo não for adequado. Além disso, indica os critérios necessários para publicar uma imagem ou um vídeo com qualidade nas stories (e no feed).

  • Se publicar em várias plataformas ao mesmo tempo, os anúncios serão vistos por mais utilizadores. Pode e deve investir mais nos anúncios! Lembramos apenas que o conteúdo das stories é diferente. Como tal, convém dar-lhe um tratamento “especial”. A única exceção é o formato carrossel que, nas stories, exige uma campanha própria. No entanto, traz outras vantagens: mais informação (45 segundos a não desperdiçar!), links para diferentes landing pages e métricas associadas a cada um dos painéis.

  • Os vídeos são muito populares no Facebook Stories Ads. Isto significa que a tendência passa por ter cada vez mais vídeos, com melhor qualidade e mais criatividade. Vídeos em ecrã completo exigem atenção redobrada!

  • 60% dos anúncios publicados nas stories são reproduzidos com som. Assim, não descure este elemento! Pode ser uma boa forma de cativar o utilizador nos primeiros segundos e evitar que passe para a próxima “história”.

 

Objetivos dos anúncios no Facebook Stories Ads e públicos personalizados

 

  • No Facebook Stories Ads, pode selecionar 7 objetivos para os seus anúncios (os mesmos que no Instagram Stories Ads) e adicionar CTA’s para cada um deles.

    o   Divulgação da marca – Aumentar a popularidade, encontrando mais utilizadores com potencial para gostar do seu produto/serviço;

    o   Alcance – Mostrar o anúncio ao maior número de utilizadores possível;

    o   Visualizações do vídeo – Ter mais pessoas a visualizar o seu vídeo;

    o   Conversões – Desencadear ações relevantes no seu site/aplicação por parte dos utilizadores;

    o   Instalações da aplicação – Conseguir que mais pessoas instalem a sua aplicação;

    o   Geração de leads – Gerar mais leads qualificadas;

    o   Tráfego – Conduzir mais pessoas ao seu site.

  • Tal como no Instagram, no Facebook Stories Ads também pode criar públicos personalizados, com base em:

o   Dados dos utilizadores – Email, telefone ou outras informações cedidas ao gerar uma lead;

o   Tráfego do site – Pessoas que já tenham visitado o seu site e/ou blog;

o   Aplicação – Pessoas que já tenham utilizado a sua aplicação;

o   Atividade offline – Usuários que já interagiram com a sua marca fora da internet, por telefone ou numa loja física;

o   Engajamento – Seguidores que já tenham comentado ou gostado das suas publicações no Facebook ou Instagram.

 

Os anúncios no Facebook nunca mais serão os mesmos depois do sucesso do Instagram Stories. Os utilizadores procuram mais interação com as marcas, querem ser surpreendidos e, por isso, exigem mais das redes sociais.

Quer investir em social media, particularmente no Facebook? Comece por avaliar o desempenho da sua página com a ajuda do nosso Relatório de Desempenho. Assim, saberá aquilo em que deve investir para melhorar a sua performance!