Facebook: 7 Dicas para aumentar os seguidores e a interação!

Facebook

O Facebook continua a ser a rede social em que todos os negócios devem estar presentes. Afinal, conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos por mês em todo o mundo.

No entanto, não basta ter uma página. É necessário produzir e partilhar bons conteúdos para conseguir uma maior interação da parte dos seus seguidores e, consequentemente, aumentar a notoriedade da sua marca.

O que pode, afinal, fazer para fomentar essa interatividade? Para responder a esta questão, selecionamos um conjunto de dicas que podem auxiliar na obtenção de mais gostos (seguidores), comentários, partilhas e reações às suas publicações no Facebook.

 

7 Passos para mais seguidores e interação no Facebook

 

1. Preencha corretamente toda a informação da página

Quem visita a sua página no Facebook deve conseguir saber tudo o que precisa sobre a empresa e os seus produtos ou serviços. Até porque o primeiro contacto com a sua marca pode surgir através desta rede social.

Neste sentido, é essencial que preencha todos os campos da categoria “Sobre”. Coloque os seus contactos, a localização, o link para o seu website (se tiver um) e uma breve descrição do seu negócio.

Ao inserir esta informação, aumentará a probabilidade de a sua página aparecer quando alguém pesquisa sobre algo relacionado com o seu negócio ou produto. Além disso, dará a conhecer a empresa a quem visita a página pela primeira vez.

 

2. Partilhe a página

Na fase inicial da criação de uma página no Facebook, é normal não ter muitos seguidores e ter uma interação baixa com as suas publicações. Por isso, a divulgação torna-se essencial, sendo que pode optar entre duas estratégias principais: apostar em Facebook Ads ou divulgar a página pela sua lista de contatos. Quer escolha uma ou outra, o importante é dar a conhecer a existência desse perfil profissional.

Não se esqueça ainda de colocar no seu website a ligação para a sua página de Facebook e para as outras redes sociais em que estiver presente. Já agora, aproveite as demais redes para também dar a conhecer a sua página no Facebook.

 

3. Faça publicações com frequência

Para conseguir uma maior interatividade, publicar com frequência é uma boa aposta. Se tiver dias específicos para cada publicação, o seu público passará a contar com o novo conteúdo. Assim, a probabilidade de interagir será maior, principalmente quando são posts que abordam as suas temáticas preferidas.

Mas sabe como determinar essa frequência? Além de verificar qual a sua disponibilidade para produzir conteúdos, é necessário que analise com atenção o seu desempenho. Veja as estatísticas da página e verifique em que dias e horários os seus seguidores estão mais ativos. Aposte nessas datas e teste várias vezes e em horários diferentes até encontrar a frequência ideal para si. E não se esqueça, planeie os conteúdos com alguma antecedência!

 

4. Aposte em conteúdos de interesse para o seu público

É essencial que tenha sempre em mente que se dirige a pessoas. Se quer que interajam com a sua página, deve criar conteúdos do interesse delas. Não faça publicações só sobre o seu serviço/produto, faça posts de qualidade e que correspondam às preocupações dos seus seguidores. Verifique que publicações costumam ter mais interação e aposte nesse tipo. Mas, atenção, diversifique os assuntos! Tudo o que é sempre igual acaba por causar desinteresse.

 

5. Esteja atento aos comentários e mensagens

Publicar bons conteúdos é importante, mas interagir com o seu público também é. Se a sua intenção é atrair mais seguidores e fazer com que reajam às suas publicações, deve responder aos comentários e agradecer sempre que possível. Faça o mesmo com as mensagens que receber e nunca deixe nenhuma sem resposta. Lembre-se ainda de fazer publicações dirigindo-se às pessoas que gostam da sua página. Afinal, é para elas que produz os conteúdos e isso acaba por gerar uma maior proximidade.

 

6. Publique vídeos e imagens

Os conteúdos visuais costumam ter um maior alcance, sobretudo porque são mais fáceis de visualizar do que os que contêm muito texto. Assim sendo, crie vídeos curtos. Não precisa de nada muito elaborado, desde que a imagem seja de qualidade e o conteúdo vá de encontro à mensagem que pretende passar. Pode até utilizar um telemóvel para gravar. Depois, faça uma pequena edição… et voilá! Pronto a publicar!

Aconselhamos que faça o upload do vídeo diretamente no Facebook, pois os vídeos nativos têm maior alcance. Aposte também em imagens. Mostre, por exemplo, o que acontece na sua empresa. As pessoas gostam de conhecer os “bastidores”.

 

7. Faça ofertas ou crie passatempos

Esta é uma ótima forma de gerar interação e, sobretudo, atrair mais pessoas para a sua página. Promova ofertas de produtos ou serviços que comercializa. Pode criar um passatempo em que convida as pessoas a participarem e a partilharem a publicação, aumentando assim o alcance da sua página e chegando a mais utilizadores da rede social. Aconselhamo-lo a verificar as condições do Facebook, para não ter publicações que possam ser consideradas spam.

 

Dica extra: Veja outros conselhos que temos para si!

Pois é! Afinal, não são apenas 7 as dicas que lhe damos para aumentar o número de seguidores e a interação na sua página, são mais! Para que consiga verificar todas, aceda ao nosso post Facebook: 9 Dicas de Marketing para a página da sua empresa ou ao artigo Facebook: 9 Dicas para publicar com o melhor desempenho.

Pode ainda acompanhar a rubrica Link&Talk Dicas de Comunicação na nossa página de Facebook. Assim, saberá sempre como proceder para produzir bons conteúdos e atrair ainda mais pessoas para a sua página, aumentando a interação!

 

E para que acompanhe todas as publicações e resultados das mesmas, partilhamos consigo o nosso Relatório de Desempenho de Facebook. Aqui, poderá colocar a data, horário e alcance de cada post, bem como o número de gostos, comentários e partilhas. Deste modo, conseguirá analisar que rubricas funcionam e quais os melhores horários para publicar cada uma e aumentar as hipóteses de interação com a mesma. Faça o download gratuito já.