Automação de Marketing: 3 Razões para apostar nesta estratégia

Automação de Marketing

A Automação de Marketing é uma prática que permite construir uma boa presença online e, sobretudo, criar uma relação mais próxima com as leads. Esta é uma excelente estratégia de Marketing Digital e pode ser adotada em qualquer tipo de negócio.

 

O que é a Automação de Marketing?

 

A Automação de Marketing visa tornar mais eficiente e automática a forma como as empresas comunicam com as suas bases de dados. No entanto, esta prática não consiste apenas em mecanizar o processo para o tornar mais célere. É muito mais do que isso!

Numa estratégia de Automação de Marketing, há o cuidado de verificar os interesses e necessidades de cada cliente ou lead. Assim, a comunicação não é genérica, mas individualizada.

Como é que isto é possível? Muito simples! Existem cada vez mais ferramentas que permitem perceber quais os interesses das leads em cada fase do ciclo de compra. Com base nessas informações, conseguirá enviar ao seu público-alvo todos os dados de que este necessita. Tal é feito de forma automática e personalizada.

As vantagens desta prática para o seu negócio são significativas. Os softwares de Automação permitem agilizar as tarefas do departamento de Marketing Digital. Com as ferramentas disponibilizadas, poderá agendar o envio de emails personalizados para as suas leads. Ademais, conseguirá verificar que conteúdos estas visualizaram e onde clicaram, bem como perceber se estão prontas para um contacto.

Se gere uma empresa e procura ter uma boa presença online, a Automação de Marketing pode ser sua aliada. Conheça, na lista abaixo, alguns benefícios desta prática.

 

3 Principais vantagens da Automação de Marketing para o seu negócio

 

1. Permite aumentar as vendas

A Automação de Marketing torna o funil de vendas mais eficiente e possibilita a nutrição de leads. Ou seja, consegue guiar os potenciais clientes até à compra através do envio de conteúdos adequados às suas necessidades. Quando estes ainda não estão preparados para comprar, é possível educá-los, partilhando informações direcionadas para cada estágio do ciclo.

Assim, através desta prática, conseguirá preparar as suas leads para a compra. Simultaneamente, as tarefas do seu departamento comercial serão agilizadas. Os colaboradores poderão focar-se em quem demonstra um claro interesse, garantindo que não perdem oportunidades de negócio.

Nesse sentido, a Automação de Marketing revela-se uma estratégia ainda mais valiosa para a sua empresa. Isto porque pessoas diferentes recebem conteúdos distintos e personalizados, que as conduzem de forma eficaz à compra. Tal traduz-se num aumento das vendas e dos lucros. Tudo de forma automática!

 

2. Reduz os custos

Conquistar novas leads através deste sistema, além de ser mais eficiente, tem um custo menor para a sua empresa. Claro que será necessário produzir os conteúdos que serão enviados nas diferentes fases do funil de vendas, de segmentar as leads e de estipular datas de envio. No entanto, depois de estas etapas estarem concluídas e tudo devidamente planeado e automatizado, os custos tornam-se reduzidos. A própria aquisição de novas leads já não terá grande impacto nos valores gastos, pois estas entrarão diretamente no processo.

Assim sendo, o esforço da equipa de Marketing poderá ser direcionado para outras questões relacionadas com a estratégia digital. O mesmo acontecerá com a equipa comercial que, ao receber leads mais qualificadas, reduzirá os gastos, o esforço e o tempo despendido na concretização das vendas.

 

3. Ajuda a fidelizar clientes

Depois de conquistados os clientes, é essencial mantê-los satisfeitos e, sobretudo, fidelizá-los. Com efeito, a Automação de Marketing volta a ter um papel importante na fase pós-venda.

Envie os conteúdos indicados para cada consumidor de forma sistemática, promovendo o bom relacionamento. Poderá também aperfeiçoar os perfis dos clientes e vender ainda mais, dirigindo-lhes ofertas personalizadas que respondam aos seus anseios.

 

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