Anúncios dinâmicos do Facebook: 8 Mais-valias que deve conhecer!

anuncios dinamicos

Os anúncios dinâmicos permitem-lhe exibir os seus produtos a utilizadores do Facebook que já mostraram interesse ao visitar o seu site. São ideais para promover todos os artigos do seu catálogo, envolver os seus clientes e gerar mais conversões.

 

1. Os anúncios dinâmicos do Facebook não são iguais aos restantes anúncios.

É certo que têm exatamente o mesmo aspeto que os anúncios de imagem única, de coleção ou carrossel. Contudo, têm a vantagem de funcionar através de um modelo único, gerado automaticamente, que serve para publicitar os mais variados artigos. Dessa forma, é possível promover todos os produtos do seu catálogo com um único template, evitando o trabalho de configurar um a um.

 

2. Os anúncios dinâmicos utilizam o Píxel ou o SDK do Facebook.

Através destes recursos, são exibidos a utilizadores que já efetuaram ações importantes no seu site ou aplicação. Em causa estão, por exemplo, visualizações, conversões ou compras não finalizadas. Assim, chegam a pessoas que estão avançadas na jornada de compra e que têm real interesse no seu negócio.

Lembra-se da última vez que visitou um site e clicou num determinado artigo? Posteriormente, ao navegar no Facebook ou Instagram, foi surpreendido com publicidade a esse mesmo produto? São os anúncios dinâmicos a trabalhar para o aumento das taxas de conversão.

 

3. É possível alargar o público-alvo e chegar a mais pessoas.

Os anúncios dinâmicos também podem (e devem) ser partilhados com utilizadores que ainda não exerceram qualquer ação no seu site/aplicação. Basta acionar a definição “público-alvo vasto” para que o alcance nas redes sociais aumente e chegue a novos potenciais clientes.

O alcance dos anúncios dinâmicos é vasto, já que estes funcionam no computador e em dispositivos móveis. Se um utilizador visualizar um produto no tablet, o mesmo será anunciado quando, por exemplo, aceder ao Facebook através do telemóvel. Para além desta rede social, os anúncios estarão também disponíveis no Instagram.

 

4. Pode criar anúncios com o objetivo específico de gerar leads.

Os anúncios dinâmicos padrão direcionam os utilizadores para uma página externa (geralmente uma landing page). Em contrapartida, anúncios dinâmicos para geração de leads obtêm informações dos potenciais clientes na hora, motivando-os a preencher um formulário dento do próprio anúncio.

 

5. Aproveite para fazer diferentes aproximações ao cliente.

a. Recorra às vendas cruzadas e experimente anunciar artigos complementares a clientes que fizeram compras recentemente;

b. Dê várias opções aos seus clientes. Se o utilizador visualizou num site de venda de roupa umas calças de ganga que não comprou, partilhe um anúncio com essas calças junto de outras do mesmo estilo. Assim, as hipóteses de o cliente encontrar aquilo que pretende aumentam;

c. Apresente alternativas aos artigos indisponíveis. Quando um utilizador clica num produto que está indisponível, anuncie-lhe um novo, semelhante, que exista em stock. Dessa forma, mais do que uma venda, poderá ganhar um cliente;

d. Os anúncios dinâmicos do Facebook permitem partilhar artigos de utilização recorrente com os seus clientes, no momento certo. Por exemplo, se tem um site de artigos de beleza, sabe que o creme de rosto comprado pelo cliente deverá terminar ao fim de alguns meses. Porque não prever a necessidade e anunciar o produto na altura devida?

e. Relembre quem visualizou um item no seu site, mas não concluiu a compra, que o artigo ainda está à sua espera. Partilhe um anúncio e redirecione o utilizador para a conclusão da compra;

f. Consiga uma venda adicional. Se um cliente viu uma garrafa de vinho na sua loja online, tente-o com um vinho superior, que tenha maior taxa de conversão e que dê mais lucro.

 

6. Os anúncios dinâmicos não exibem artigos fora de stock nem produtos que o cliente já comprou.

O seu feed de produtos informa o Facebook quanto ao stock disponível, para que não sejam partilhados artigos esgotados. Além disso, sempre que for efetuada uma compra no seu site, os anúncios deixam automaticamente de ser exibidos ao cliente.

 

7. Além de produtos, é possível anunciar serviços.

Os anúncios dinâmicos do Facebook não se aplicam apenas à venda de produtos. Pode anunciar serviços (explicações, estética, etc…) ou até mesmo o seu blog. Neste caso, o catálogo mostra os vários posts disponíveis.

 

8. Os processos de inventário são, afinal, mais simples.

Os anúncios dinâmicos do Facebook são uma mais-valia para as empresas, já que acabam por facilitar os processos de inventário e de catalogação dos produtos disponíveis para venda.

 

Já trabalha com os anúncios dinâmicos do Facebook? Conte-nos como tem sido a sua experiência e os seus resultados. Caso pretenda mais esclarecimentos, deixe-nos um comentário ou entre diretamente em contacto com a nossa equipa.

Se a estratégia de Marketing Digital exige um maior investimento na sua página institucional no Facebook, comece por avaliar gratuitamente o desempenho atual, clicando no nosso relatório, disponível abaixo.