Teste A/B: 6 dicas para potenciar ao máximo os resultados!

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O teste A/B é uma ferramenta útil para medir e definir estratégias a partir de números concretos, potenciando ao máximo os resultados. Pode ser aplicado numa landing page, num CTA de um site ou num email, por exemplo, com a criação de duas versões diferenciadas em pequenos pormenores.

 

O que é um teste A/B?

O teste A/B compara variáveis de marketing com o propósito de perceber qual a que traz mais e melhores resultados em termos de taxas de conversão.

 

Como?

O teste A/B permite criar duas versões diferentes do mesmo conteúdo, alterando apenas uma variável (por exemplo, a cor de um call to action (CTA), uma parte do copy ou apenas uma palavra-chave) e dividir o tráfego pelas duas versões. A partir dos resultados gerados, permite concluir qual a melhor solução. Imaginemos que alterou a localização de um call to action numa das suas landing pages: metade dos seus visitantes verá a landing page com o CTA em cima, à esquerda, e a outra metade verá o CTA no centro da página. Através do teste A/B poderá verificar qual a versão que tem melhor taxa de conversão.

 

Os resultados são confiáveis porque:

  • Refletem escolhas reais dos seus visitantes

  • Não existem fatores externos a interferir de diferentes formas e/ou intensidades no teste, já que as duas versões estão simultaneamente operacionais.

Sem perder muito tempo a indagar o que pode, ou não, funcionar para aumentar as taxas de conversão do seu site, com o teste A/B terá respostas efetivas e fidedignas.

 

Antes de aplicar um teste A/B importa saber:

1)   O teste A/B trar-lhe-á resultados e indicadores significativos apenas se o seu site já contar com um nº de visitas considerável. Por exemplo: se a sua landing page recebe 50 visitas por mês, aumentar em 10% este número é irrisório e o trabalho que implica a realização do teste não compensa: o resultado na taxa de conversão será um aumento de apenas 5 leads. Importa, em primeiro lugar, focar a sua atenção em criar conteúdo de qualidade e ter um site atrativo e intuitivo.

2)    Há elementos que têm maior influência no aumento das taxas de conversão e, por isso, tendem a ser testados mais frequentemente:

  • Titulo das páginas
  • Call to action (cor ou conteúdo)
  • Imagens e vídeos
  • Texto referente às ofertas
  • Formulários: nº de campos a inserir e informação solicitada
  • Indicadores de confiabilidade, como testemunhos de outros clientes, avaliações ou certificados.

3)   O call to action, ou CTA, é uma variável que influencia significativamente as taxas de conversão de uma landing page. Para testar um CTA com um teste A/B, comece por alterar a sua localização. Depois, teste as seguintes variáveis: dimensões, cor, texto e elementos gráficos. Os resultados podem ser surpreendentes!

4)   Sugerimos duas ferramentas especializadas para a condução de um teste A/B: o Google Analytics, ferramenta gratuita, e o Optimizely, ferramenta paga. Para se certificar de que a sua amostra é significativa, utilize a calculadora Kissmetrics: insira os dados relativos, por exemplo, à landing page que está a testar, e saberá quantas visitas deverá receber para que o teste tenha relevância.

5)   Repita o teste A/B! Num artigo anterior já mencionamos que, depois de recolher as informações do seu teste A/B e de colocar em prática a variável com melhores resultados para a sua taxa de conversão, o trabalho ainda não acabou. Pode repetir o teste se não está seguro quanto aos resultados obtidos ou testar diferentes variáveis de um mesmo elemento para:

  • Por um lado, obter resultados mais aprofundados. Por exemplo, repita testes de assunto de email, fazendo diversas combinações, para perceber aquelas que geram mais resposta por parte dos seus clientes.
  • Por outro lado, aprofundar o conhecimento sobre as suas personas e o seu funil de compra.

6)   Tome nota dos testes que já colocou em prática num documento, fazendo referência ao tipo de teste, à métrica utilizada, às datas de início e conclusão, à hipótese de partida e aos resultados obtidos. Este documento ajuda a poupar tempo sempre que decidir repetir testes ou testar variáveis diferentes de um mesmo elemento. Além disso, poderá descartar variáveis que se revelaram ineficazes na melhoria das suas taxas de conversão.

 

Se a sua estratégia de marketing prevê a realização de um teste A/B, estamos disponíveis para qualquer questão que pretenda ver esclarecida antes de o iniciar. Não sabe se é a altura certa para fazer um teste A/B? Nós podemos ajudar! Fale connosco, deixando um comentário no blog ou através dos nossos contactos.

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