Site e Redes Sociais: Dicas Para Uma Presença de Sucesso na Internet!

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Site e redes sociais, a dupla que toda a gente tem em mente quando se fala de presença na Internet, sem grandes preocupações adicionais. Ainda existe a ilusão de que basta ter um site ou uma página no Facebook para ser encontrado. A forma como o site está construído, o seu conteúdo ou até mesmo questões de otimização, são preteridas. O que importa é ter um endereço de web. Uma estratégia de conteúdos, devidamente planeada e estruturada para as redes sociais, nem sequer é uma prioridade. O que interessa é criar uma página, ter uma foto de capa e de perfil e escrever duas ou três coisas, sem grande critério. Nada mais errado. Sem dúvida que ter um site e marcar presença nas redes sociais é imperioso hoje em dia mas fazê-lo sem estratégia é um verdadeiro desperdício de tempo e tiro no pé.

O site da sua empresa tem poucas visitas? Os visitantes navegam pouco tempo e desistem logo? O site tem uma alta taxa de rejeição? A presença nas redes sociais está aquém do que imaginou? Não constrói relacionamento com o seu público? Não percebe bem a utilidade e nem está a ter a visibilidade que pretendida? Se se revê nestas situações, é tempo de repensar a presença da sua empresa na Internet com uma estratégia de Inbound Marketing que faça os seus clientes – e potenciais clientes – chegarem até si. Estar presente na web e nas redes sociais não é suficiente, é preciso toda uma estratégia de marketing, assente no conteúdo, para que seja encontrado quando os seus potenciais clientes necessitarem dos seus serviços ou produto e o procurarem. Agarre as dicas, que preparamos para si, quer ao nível do site, quer da presença nas redes sociais:

 

#Divulgue um site com conteúdo útil e original para clientes interessados

Para divulgar um site e atrair visitas não basta ter um design apelativo: se o seu conteúdo não for relevante, os visitantes, que procuram na web informação útil e de qualidade, dificilmente o encontram ou, se o encontram, rapidamente saem e procuram um concorrente. O conteúdo é rei e deve ser a sua principal preocupação. Um site com bom conteúdo, original e rico terá um melhor posicionamento nas pesquisas do Google e será útil para quem procurou por essa informação. Assim, se não sabe por onde começar para divulgar um site ou se o seu investimento não está a trazer o número de visitas pretendido, o problema pode ser o conteúdo. Confirme que está a produzir conteúdo que reflita:

  • As pesquisas que os visitantes fazem até chegar ao seu site. Sabendo o número exato de pessoas que acederam através de cada palavra-chave, é possível ter um conhecimento mais preciso das necessidades dos clientes e, desta forma, dar-lhes as respostas que procuram.
  • As dúvidas e expectativas que os seus visitantes têm em relação ao seu produto/serviço. Visualizando o histórico de navegação dos visitantes no seu site, poderá saber quais as páginas ou artigos que mais cativaram o seu interesse. A criação de um blog é uma ferramenta bastante útil para obter feedback por parte dos seus visitantes e ajuda a divulgar o seu site, gerando mais tráfego.
  • Outros assuntos, relacionados com a sua área de negócio, que poderão ajudar os seus potenciais clientes a tomar decisões. Dê a devida atenção aos comentários que escrevem, por exemplo, nas redes sociais: são fundamentais para conhecer o perfil de quem procura o seu produto ou serviço e perceber quais os tópicos que poderão ser tratados. Divulgar um site passa por ganhar autoridade na sua área de negócio.

Para além de ser agradável, intuitivo e responsivo, o seu site deve dar respostas úteis e de interesse para os seus visitantes. A ideia de ter um site bonito, que se limita a apresentar a marca, está totalmente ultrapassada – atualmente, o que gera tráfego é a autoridade que cada site tem dentro da sua área de especialização porque:

  • Os clientes querem ser informados antes de tomar decisões;
  • Os motores de pesquisa, nomeadamente o Google, têm como objetivo apresentar aos seus utilizadores os sites que lhes são mais úteis, mediante as pesquisas que efetuaram. 

No Inbound Marketing, as estratégias aplicadas para divulgar um site são pensadas em função dos clientes, de forma a garantir-lhes experiências personalizadas. O fundamento passa por divulgar um site tornando-o uma referência na sua área de negócio e não através de publicidade intrusiva e inoportuna. Para além do conteúdo de qualidade, é necessário pensar o site para que os clientes, de forma fácil e intuitiva, avancem na jornada de compra: é para isso que servem os call to action (que, como o próprio nome o diz, incentivam a alguma ação: a assinatura de uma newsletter ou, por exemplo, uma compra final), as landing pages ou as ofertas de ebooks ou visualizações de webinars. Depois de conhecer o seu site, o visitante deve ser bem conduzido, já que ele não avançará na sua jornada de compra sozinho. É por essa razão que uma estratégia de marketing deve ser programada, multicanal e periodicamente analisada.

 

#Falar para ser falado nas redes sociais

Criar uma página no Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn é importante para gerar tráfego e divulgar um site na Internet. No entanto, também não basta criar as páginas: é necessário fazer “barulho”, ainda que estrategicamente pensado, para ganhar visibilidade. Se ainda não tem o número de seguidores, likes ou alcance que previa ter por esta altura, saiba o que pode estar a falhar:

  • Adapta o seu conteúdo a cada rede social? Lembre-se que cada rede tem as suas peculiaridades, pelo que o conteúdo do texto, as suas dimensões e até a imagem que coloca devem ser escolhidos em função da rede social a que se destinam. O Facebook, por exemplo, permite que as publicações incluam textos mais longos, ao contrário do Instagram, que dá primazia à imagem.
  • Aplica uma estratégia de conteúdos? Só assim poderá dar resposta às diferentes necessidades dos seus clientes, desde aquele que está ainda a fazer prospeção, ao que já é cliente e importa agora fidelizar. Seja regular nas suas publicações: os seus seguidores gostam de saber quando poderão ter acesso a mais informação.
  • Tem analisado os resultados das suas publicações? O estudo das métricas das redes sociais diz-nos muito sobre as preferências dos seus clientes. Faça uma análise constante e planeie a sua estratégia de conteúdos de acordo com as reações dos seus seguidores: quais os tópicos e que tipo de publicações têm mais resposta? Invista neles!

Ter uma página nas redes sociais não vai trazer, por magia, mais seguidores. É necessário cativá-los para que se interessem em conhecer a sua marca e passem a divulgá-la através de partilhas, likes e comentários. O aumento da visibilidade nas redes sociais é um dos fatores de peso na hora de divulgar um site – como metodologia integrada que é, o Inbound Marketing utiliza as redes sociais como canal de divulgação, a par do email ou do blog, por exemplo.

Para estar presente de forma útil na Internet, não basta criar um site e páginas nas redes sociais, é indispensável ter um bom posicionamento e impressionar os seus potenciais clientes, quando o encontram. O Inbound Marketing baseia a sua metodologia na criação de conteúdos relevantes, divulgados de forma consistente, para que possam ser facilmente encontrados por quem precisa dos seus serviços. O Inbound Marketing exige uma estratégia contínua, de permanente adaptação face aos resultados obtidos – as necessidades dos seus clientes mudam e, por isso, a sua estratégia de marketing não pode ser definida apenas num momento inicial.

Se ficou com alguma dúvida ou se tem algo a acrescentar, deixe o seu comentário ou entre diretamente em contacto com a nossa equipa. Na Link&Grow, teremos todo o gosto em conversar sobre esta e outras questões – afinal, o Inbound Marketing é a nossa especialidade. Para o ajudar no dia-a-dia, temos para si o calendário de planificação de publicação de conteúdo nas redes sociais que usamos na Link&Grow, uma ferramenta muito útil para a sua organização. Faça o download aqui. Se as suas dúvidas recaem sobre o seu site, aproveite e faça uma avaliação gratuita, com um especialista da Link&Grow. Sem compromisso e com apresentação de soluções!