SERPLAB: A ferramenta que analisa o ranking do seu site!

SERPLAB

SERPLAB é uma ferramenta que, de forma rápida e gratuita, permite fazer uma análise do posicionamento do seu site a partir de diferentes palavras-chave e conhecer os 10 primeiros resultados para cada uma delas.

 

Porque devo utilizar o SERPLAB?

 

SERP ou Search Engine Results Page, é a posição em que um site surge mediante determinada pesquisa. Quanto melhor for o posicionamento da sua página, maior será a sua visibilidade e mais visitas terá.

Com a ferramenta SERPLAB, pode testar continuamente o posicionamento do seu site para as palavras-chave que definiu e garantir que está visível para quem o procura, o que é fundamental no Marketing Digital.

Recordamos que a grande maioria dos seus potenciais clientes (75%) não pesquisa para além da primeira página de resultados e 35% só clica nos primeiros três sites apresentados pelo motor de pesquisa.

É, por isso, importantíssimo que conheça as regras de Search Engine Optimization (SEO) e que saiba otimizar para motores de pesquisa cada um dos conteúdos que produz.

 

Quais as vantagens do SERPLAB?

 

  1. Faz uma análise SERP automática. Basta inserir os dados do seu site e URL.
  2. É uma ferramenta rápida. Demora até 2 minutos a apresentar as conclusões.
  3. Os resultados são fidedignos.
  4. Apresenta gráficos com o histórico das análises por palavra-chave para cada um dos seus projetos.
  5. Gera relatórios automáticos.
  6. Não tem limite de projetos e palavras-chave.
  7. Emite alertas automáticos.
  8. É fácil de usar.

 

Como devo utilizar o SERPLAB?

 

Caso pretenda usar esta ferramenta, comece por se registar gratuitamente. Se a versão grátis não for suficiente para fazer face às suas necessidades, considere aderir a um plano mensal ou anual.

Para criar um projeto e fazer a sua primeira análise SERP, siga os seguintes passos:

  1. Selecione a região sobre a qual incide o seu negócio. Se os seus potenciais clientes estão em Portugal, defina google.pt.  Se não pretender especificar a localização, o SERPLAB irá assumir google.com.
  2. Escreva o seu domínio (não inclua htttp:// e www). Neste campo, pode optar por fazer uma análise do domínio no seu todo ou apenas de uma página. Se quiser analisar, por exemplo, um blog, selecione a opção “Use URL”, interessante para avaliar a taxa de sucesso de um vídeo publicado.
  3. Defina até 10 palavras-chave para cada projeto e, se pretender adicionar mais, clique em “Add more keywords”.
  4. Clique em “Check SERP Now!” e aguarde até 2 minutos para saber o seu posicionamento para cada uma das palavras-chave definidas. Também conhecerá os sites concorrentes que surgem nas primeiras 10 posições para cada uma das pesquisas.

 

Faça uma análise real e melhore os resultados!

 

Os resultados que o Google apresenta para pesquisas efetuadas a partir da mesma palavra-chave podem diferir ligeiramente. Isto porque os motores de pesquisa tentam personalizá-los. Saiba como evitar que estas alterações ocorram:

  1. Antes de proceder à análise, termine sessão em todas as suas contas Google.
  2. Apague a sua “cache”, por forma a remover os cookies.
  3. Encerre e volte a abrir o browser.
  4. Utilize uma proxy ou VPN.

 

Procura uma ferramenta para fazer análise ao ranking do seu site? Estamos certos de que o SERPLAB poderá ser uma boa opção. Além de gratuito, é muito intuitivo. Não perde nada em experimentar e pode ganhar um aliado na sua estratégia de Inbound Marketing.

Mas, porque uma excelente avaliação não se consegue sem uma boa otimização do conteúdo, partilhamos consigo a nossa checklist SEO. Conheça todos os passos a pôr em prática para aparecer nos primeiros lugares dos motores de pesquisa.