SEO para dispositivos móveis: evite estes 5 erros crassos!

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SEO nada mais é do que a otimização de um site para ser melhor compreendido pelas ferramentas de pesquisa. No fundo, um conjunto de estratégias para potenciar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos dos motores de pesquisa. SEO para dispositivos móveis envolve todas as preocupações de otimização tendo como perspetiva a navegação da internet em telemóveis, tablets e outros que tais.

Qualquer empresa que investe em estratégias de Mobile SEO tem o objetivo de estar mais visível e mais acessível a todos os utilizadores da internet. Este investimento é claramente justificado pelo crescendo dos números relativos à utilização de dispositivos móveis em todo o mundo. As empresas investem em Mobile SEO para apresentarem sites atrativos e mobile-friendly a quem os visita a partir, por exemplo, de um smartphone.

No entanto, há determinados erros que podem comprometer o investimento em Mobile SEO. Saiba quais são e como evitá-los:

 

1.   O site é lento a abrir

Para que os utilizadores fiquem satisfeitos, o seu site deve carregar seu conteúdo em menos de 5 segundos. Sim, são precisos apenas 5 segundos para que um visitante recue e procure um concorrente! Importa por isso fazer testes à velocidade de carregamento do seu site:  de forma regular e a partir de diversos dispositivos. Se não é suficientemente rápido a carregar, deve proceder a alterações que melhorem o seu desempenho. Remover ou comprimir imagens pesadas e vídeos da sua página inicial pode ser uma solução.

 

2.   O site é pouco responsivo

É particularmente importante que o seu site tenha um design otimizado para ser visitado a partir de qualquer dispositivo: computador, tablet, smartphone, etc. Para não comprometer o investimento da sua empresa em Mobile SEO é de evitar:

  • A utilização de fontes de pequenas dimensões.
  • Imagens que não se ajustam ao tamanho do ecrã.
  • Links que não respondem. A propósito dos links, assegure-se de que estão identificados como tal, sublinhando-os ou atribuindo-lhes outra cor.

 

A experiência do utilizador deve ser agradável:

  • Opte por links mais espaçados para que o utilizador não clique, acidentalmente, noutro link ao invés do que pretende.
  • O layout não deve exigir o recurso ao zoom para que o conteúdo seja legível;
  • O site deve apresentar uma boa organização dos textos e imagens.

A lógica do inbound marketing é uma empresa estar presente quando procurarem por um serviço ou produto relacionado consigo. Para o conseguir, é necessário que a empresa apareça, esteja visível, para que possa ser encontrada. Os motores de pesquisa dão prioridade aos sites que são responsivos, pelo que este é um erro que pode comprometer os resultados do Mobile SEO.

 

3.   Utilização desadequada de pop-ups

Sabemos que alguns pop-ups retiram todo o interesse de navegar num site, particularmente quando são inconvenientes ou se torna difícil fechá-los. Mesmo que incluam bons CTA’s, a integração de pop ups deve ser bem ponderada. Se optar por utilizá-los, trabalhe-os muito bem, utilizando as diversas personalizações existentes e adequando-os à sua página com o propósito de facultar conteúdo de valor no momento certo. Os pop ups podem ser boas ferramentas para gerar leads, mas apenas se utilizados justificativamente, de outra forma, diminuirão a visibilidade conseguida através do Mobile SEO.

 

4.   Conteúdo para reproduzir que não funciona

Se optar por colocar conteúdo para ser reproduzido (um vídeo, por exemplo) certifique-se sempre de que, acedendo ao site a partir de um smartphone, é possível visualizá-lo. Caso contrário, além de criar frustração a quem navega no seu site, irá torná-lo mais lento. O conteúdo, no inbound marketing, é rei. Para além de adicionar valor e de ser bem elaborado, deve estar sempre disponível e não criar falsas expectativas. Um vídeo impossível de reproduzir dá imediatamente a ideia de que o site está desatualizado e, consequentemente, a confiança do utilizador diminui, por muito que invista em Mobile SEO.

 

5.   Conteúdo desinteressante

Os utilizadores que navegam na internet a partir dos seus smartphones ou tablets procuram informação rápida e direta. Por isso, a sua página deve ter conteúdo de qualidade que dê aos visitantes, potenciais clientes ou clientes as respostas que eles procuram, sem demoras e distrações.  Invista em calls to action, bons títulos e marcadores para organizar a informação e chamar a atenção dos seus visitantes para o que realmente importa! Lembre-se: depois de atrair os utilizadores, o objetivo é mantê-los no seu site e garantir que tenham vontade de regressar!

 

Evite cair nestes erros para que o seu investimento em Mobile SEO seja infrutífero. Caso verifique algum destes problemas no seu site, não há razão para se preocupar: todos eles têm resolução. Importa sim, que a sua estratégia de inbound marketing invista numa análise contínua de resultados para saber o que deve melhorar e quais as soluções mais eficientes.

Tem alguma questão sobre como conseguir um site totalmente otimizado em termos de Mobile SEO? Contacte a nossa equipa ou deixe um comentário – não queremos que fique com dúvidas!

Para que as estratégias SEO e Mobile SEO da sua empresa estejam completas e para que nada lhe escape, criámos uma checklist SEO. Faça download e confira se há algum elemento que está em falta e que esteja a comprometer o desempenho do seu site.

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