SEO: 9 Excelentes Dicas para o seu Post se destacar

SEO: 9 Excelentes dicas para o seu post se destacar

Hoje, produzir conteúdo com foco em SEO (Search Engine Optimization) é um pré-requisito indispensável para que se destaque nos motores de pesquisa e aumente as visitas orgânicas de forma efetiva. Para que a sua produção de conteúdo especialmente relativa aos posts de blog ganhem ainda mais relevância, preparamos para si nove excelentes dicas, que espero ser do seu interesse e que podem fazer toda a diferença para os mecanismos de pesquisa.

 

1- Descubra as palavras-chave para o seu conteúdo

A pesquisa de palavras-chave é fundamental para que o seu conteúdo seja bem sucedido e é com ela que poderá descobrir quais são as informações mais procuradas pelos utilizadores.

A pesquisa deverá envolver uma lista de palavras significativas para que possamos assim obter, alguns dados sobre as mesmas e fazer uma escolha do que fazer com cada termo.

Seleccionamos algumas ferramentas que o poderão ajudar neste processo:

Planeador de Palavras-chave

Uma excelente ferramenta onde poderá pesquisar ideias relacionadas a uma palavra chave, ao seu website ou a uma categoria. É possível obter ideias segmentadas por cidades ou regiões de um país. Para cada ideia de palavra-chave, terá apenas estatísticas que são especificas para a correspondência exacta do termo.

Google Trends

O que está a ser mais procurado: “carro usado” ou “viatura usada” ? Que termo devo usar: “camisola” ou “pullover”? Para estas e outras dúvidas relativas aos termos mais procurados é recomendável o Google Trends.

Esta ferramenta poderá informá-lo dos termos mais procurados num determinado período de tempo decorrido, poderá ser uma procura mensal, anual ou desde 2010 até aos nossos dias, por exemplo. É uma ferramenta muito interessante para colaborar em campanhas de SEO, principalmente quando se procura comparar o potencial de uma ou mais palavras ou frases. No entanto deve ter em consideração que o Google Trends serve para obter tendências, não indicando números brutos nem estimativas de tráfego potencial. O que apresenta é uma ideia do comportamento do público ou produto em análise.

 

2 – Títulos relevantes

Este é um ítem muito importante para o ranking proposto pelo Google. Um dos principais objetivos do motor de pesquisa é conseguir apresentar às pessoas o que é relevante dentro da sua pesquisa. Assim, introduzir as principais palavras-chave no seu título associado ao tema do post é fundamental para o sucesso do posicionamento do seu post no Google.

Como exemplo, o título do nosso post inclui duas palavras-chave importantes: SEO e Post que são relevantes para quem pesquisa por informações relacionadas no Google.

 

3- Crie um URL de pequena dimensão

Deverá sempre que possível personalizar o seu URL. Evite deixar números aleatórios ou caracteres sem um significado em relação ao seu post. Inclua sempre as palavras-chave principais do seu post separadas por hífens (-).

Ter um URL muito extenso não se torna muito amigável para o Google, assim procure não usar termos em excesso e procure ter um endereço claro.

 

4 – Inclua um link Interno

Para que possa reduzir a taxa de rejeição do seu blog deixo-lhe uma dica interessante de inserir um link interno num dos primeiros parágrafos do seu post. Assim, poderá conduzir o utilizador a uma ação que alimente o seu interesse em vez de perder a paciência na leitura do post até ao final ou mesmo abandonar o blog.

Para que o leitor não saia do seu post, procure configurar a abertura dessa página num novo separador. Procure fazer isto de forma pertinente, relacionando o link ao assunto do seu post. Uma extensão do tema permite que o seu post seja ainda mais relevante e diminui como dissemos atrás, a probabilidade de rejeição.

 

5 – Heading tags otimizadas

No código de uma página de website ou de um post de blog, é possível determinar “cabeçalhos” que priorizam a importância das partes numa página. Variam do 1 ao 6, sendo o 1 o conteúdo mais relevante.

Recomenda-se o uso de um único <h1> por página e, se necessário, múltiplos <h2> e >h3>.

Neste post, por exemplo, inserimos o <h2> em todos os nossos tópicos. Veja que todos os tópicos estão ligados ao tema principal.

 

6 – Atributo ALT nas imagens

O atributo ALT consiste simplesmente numa descrição das imagens que usa nos seus artigos. A nomeação das imagens segue as mesmas regras da URL referida anteriormente. Insira as palavras que descrevem a imagem e se possível insira as palavras-chave do post. Ao separar as palavras use igualmente o hífen (-).

A atribuição do nome à imagem faz com que o Google entenda o que a imagem significa, contribuindo para uma melhor indexação e para um melhor posicionamento do seu post nos motores de pesquisa.

 

7 – Insira CTA (Call-to-Action) no seu post

Se o seu blog tem um objetivo de conversão dentro das suas estratégias de Marketing Digital é fundamental que possua um ou mais CTA, isto é, um botão, imagem, banner, vídeo ou texto que conduza o utilizador a realizar uma ação. Como exemplo, no final deste post apresentamos um e-book interessante que o ajudará a conquistar mais leitores para o seu Blog.

 

8 – Use sinónimos de palavras-chave

Não é necessário repetir constantemente a mesma palavra-chave para potenciar o seu SEO. Hoje, com as novas atualizações, o Google entende que sinónimos são referentes ao tema que está a escrever.

Evite forçar o posicionamento usando termos desnecessários ou fora do contexto, apenas para fortalecer a procura no momento de efetuar uma pesquisa, até porque não é uma boa prática aos olhos do Google, pois pode considerar como “Keyword Stuffing” e punir o seu website.

 

9 – Evite inserir o post completo na Home do Blog

Já reparou que os nossos posts, não aparecem de forma integral no home do Blog? Vários são os motivos que vão desde a experiência do utilizador e aumento do tempo de abertura do website, até à capacidade da empresa de fazer uma boa análise de resultados.

 

Conclusão:

Mais do que colocar em prática todas estas dicas, não se deve esquecer do foco principal, o conteúdo. Apenas o conteúdo determinará se o seu blog é interessante e merece a pena uma nova visita e/ou a partilha dos seus artigos e/ou a realização de alguma ação determinada por si.

Foco no conteúdo, atenção à estrutura e consistência de publicações poderão ajudá-lo a colher ainda mais frutos do seu trabalho.

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Preparamos para si um fantástico e-book relacionado com este post: 

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