Saiba Porque Deve Adotar Inbound Sales na Sua Empresa

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Como já foi referido em posts anteriores, o processo de compra sofreu muitas alterações, especialmente nos últimos anos com o crescimento da Internet e das novas tecnologias, bem como a confiança do utilizador hoje para efetuar compras é cada vez maior.

Assim, hoje o Marketing Digital passou a tornar-se uma poderosa ferramenta de vendas que, aliada a uma equipa de vendedores treinados, que passem a ter muito mais tempo para acompanhar um número maior de clientes de forma mais qualificada, permite alcançar resultados em vendas e faturação que poderão conduzir a sua empresa a outro nível de resultados.

Este é um dos principais motivos porque aconselhamos uma estratégia de Inbound Sales.

O Inbound Sales é uma estrutura de vendas moderna e mais lucrativa, que aproveita as tecnologias que estão à sua disposição para atrair leads segmentadas e apenas fornecer às equipas comerciais oportunidades de negócio segmentadas e muito mais próximas de uma possível conversão.

 

Mas então, porque devemos passar para uma metodologia de Inbound Sales?

De acordo com um estudo , realizado pela Velocify em conjunto com Steve W. Martin, reconhecido autor e professor sobre temas relacionados com vendas, cerca de 46% dos entrevistados já passaram equipas de venda de campo, para vendas no interior da empresa (Inside Sales), outro nome dado para Inbound Sales.

As empresas entrevistadas referiram quais foram os principais motivos para terem realizado essa mudança:

  • 60% citam que essa mudança afeta diretamente os resultados, pois o modelo de Inbound Sales, reduz significativamente os custos se compararmos com as vendas efetuadas no terreno, que incluem custos de deslocação, estadia e produtividade.
  • 54% dizem que o que possibilita essa mudança são os avanços tecnológicos, como por exemplo a possibilidade de fazer reuniões através de ferramentas on line como Skype ou Hangout da Google.

Outros ainda citam que já há uma melhor aceitação dos consumidores em relação ao processo de vendas à distância além de algumas mudanças sociais no comportamento de compra on line e utilização dos smartphones.

 

Principais benefícios para transferir para uma estratégia de Inbound Sales

Ainda no estudo referido anteriormente, os líderes que efetuaram a alteração para Inbound Sales, apontaram algumas das suas principais vantagens:

Possibilita o crescimento rápido das equipas de vendas

  • Aumenta a produtividade da equipa de vendas (não existe preocupações com deslocações e esperas nos clientes)
  • Proporciona uma estratégia mais eficaz de penetrar em mercados de pequenas e médias empresas
  • Facilita o treino, desenvolvimento e promoção de profissionais para vendas de campo relacionadas com contas maiores.

Outro fator importante que deve saber sobre Inbound Sales é que o seu crescimento é muito mais previsível e escalável, pois é possível ter métricas reais e saber o quanto é preciso investir e qual será o tamanho da sua equipa de vendas para atingir os seus objetivos.

 

Inbound Sales é importante para a minha empresa?

Apresentamos alguns dos motivos que poderão reforçar a ideia desta mudança:

  • Importante para empresas que têm equipas de vendas distribuídas em varias regiões ou países pois poderão reduzir os investimentos elevados em RH e filtrar de forma mais eficaz as oportunidades de negócio;
  • Devido à dificuldade de segmentação, os comerciais têm tendência a fazer uma prospeção “fria” e iniciar um processo de “cold-call”, normalmente para bases de dados pouco segmentadas que obtêm, iniciando tentativas de reuniões através de um discurso distante e de menor eficácia de conversão;
  • Permite evitar desperdício de tempo e custos associados ao trabalho comercial relacionado com prospects sem perfil para a empresa;

Se pretende diminuir custos de aquisição ou se pretende sincronizar o ciclo de vendas com o ciclo de compras, expandir operações geográficas, melhorar a segmentação de clientes a passar à equipa de vendas, estancar perda de oportunidades no funil de prospects e/ou aumentar a taxa de conversão de vendas

A estrutura de Inbound Sales pode ser o caminho!

Uma área de Inbound Sales bem estruturada pode chegar a duplicar as vendas da sua empresa de forma previsível e escalável.  EXPERIMENTE!

 

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