Repleto de Vida atinge ROI de €13.000 e 3000 leads em 6 meses!

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A Repleto de Vida trata-se de mais um dos casos de sucesso da Link&Grow e é a prova de que uma boa estratégia de Inbound Marketing pode gerar lucros para qualquer empresa ou negócio.

Na verdade, a aposta no marketing de conteúdos deve ser uma das grandes prioridades de qualquer negócio que queira implementar uma estratégia de marketing na internet. Esta metodologia, que se foca na criação de conteúdos direcionados para um público-alvo, permite diminuir os custos das empresas com estratégias de publicidade e marketing. No mundo digital é possível alcançar mais pessoas com menos gastos, com a mais-valia de poder medir tudo.

Neste artigo, vamos explicar-lhe toda a estratégia delineada e implementada para a Repleto de Vida, consoante o objetivo proposto. Contudo, primeiro vamos dar-lhe a conhecer o âmbito do negócio e a história desta empresa.

 

Repleto de Vida, uma empresa com o foco no bem-estar e saúde

A Repleto de Vida foi criada em 2012. Um pouco antes do seu surgimento, o grupo empresarial em que está inserida, passou por algumas dificuldades provocadas pela crise económica que se instalou em Portugal a partir de 2009.

Com a crise, este grupo especializado na produção de equipamentos para o tratamento e filtragem de água, cujo modelo de negócio estava assente nas facilidades de crédito proporcionadas à compra dos equipamentos, começou a verificar uma forte queda nas vendas. Os créditos eram constantemente negados, o que afetou o negócio.

Na tentativa de arranjar uma forma de ultrapassar a situação, os administradores do grupo empresarial encontraram uma solução intimamente ligada aos valores do grupo: promoção do bem-estar e saúde da população. Criaram então a Repleto de Vida que começou a comercializar suplementos 100% naturais. O objetivo era continuar a proporcionar uma maior qualidade de vida, com mais saúde aos seus clientes.

A missão da empresa manteve-se até aos dias de hoje e os valores que defende continuam a incluir na linha da frente um profundo respeito pelo consumidor. Todos os dias, procuram os melhores produtos e soluções que contribuam para o aumento da qualidade de vida, sempre pautando pela inovação, ética e caracter nas suas ações e serviços.

 

Um objetivo bem definido!

A Link&Grow foi contratada pela Repleto de Vida em Março de 2016. Aquando da contratação da nossa agência de comunicação, foi claramente identificado o objetivo da campanha de marketing digital: aumentar as vendas de suplementos alimentares para o mercado sénior.

Iniciamos então um diagnóstico sobre o estado e maturidade digital do cliente e efetuamos também uma avaliação da respetiva concorrência. Com estes dados, delineamos e apresentamos uma estratégia digital, bem definida e estruturada, para alcançar o objetivo proposto.

 

A implementação da estratégia digital e primeira análise

Após a elaboração e estudo das personas do negócio, iniciamos a estratégia delineada para potenciar a loja online da Repleto de Vida, direcionada para o público-alvo. Durante os primeiros 2 meses, focamos a nossa atenção na otimização em termos de Search Engine Optimization (SEO), User Interface (UI) e User Experience (UX). Pretendia-se melhorar o posicionamento nas pesquisas e, ao mesmo tempo, tornar a loja online mais user friendly, mais intuitiva, fácil de navegar e adaptada aos vários dispositivos. Uma tarefa um pouco dificultada e até limitada pelo tipo de site do cliente.

Focamo-nos depois na elaboração de várias campanhas de conversão de fundo de funil, para testar o mercado. Estas campanhas, efetuadas nas redes sociais e no adwords, não estavam a alcançar os resultados pretendidos. Isto é algo que acontece frequentemente nas estratégias digitais, já que não é uma ciência exata. Depende de variadíssimos fatores como o tipo de negócio, as personas do mesmo, o género de campanha, os canais em que a mesma é propagada, etc… O segredo é acompanhar diariamente os resultados das campanhas e saber interpretar os dados. Quando não estão a ser satisfatórios, é preciso ter agilidade para reavaliar a estratégia. Há que perceber os pontos que devem ser otimizados, decidir o que deve e o que não deve ser alterado. A vantagem? Facilmente medir resultados, saber o que está a resultar, o que não está, o que otimizar ou o que modificar.

 

Reavaliação e otimização da estratégia, com foco nos resultados

Após verificarmos que a estratégia que estávamos a adotar não era a mais indicada para o nosso público-alvo e que era possível melhorarmos, voltamos às personas. Estudamos e esmiuçamos cada uma, uma a uma, detalhadamente. Concluímos que, para termos os resultados pretendidos, tínhamos que optar por novas estratégias de conteúdo, de conversão e de relacionamento.

O que fizemos então?

  • Criamos e dinamizamos um Blog com uma estratégia de conteúdo especifica e direcionada para o público sénior. Os temas dos artigos a produzir não foram aleatórios. Foram criteriosamente definidos sempre com um objetivo.
  • Segmentamos as bases de dados e definimos estratégias de email marketing de conversão.
  • Desenvolvemos fluxos de automação segmentados para aumentar a conversão da base de emails.
  • Otimizamos as Redes Sociais para facilitar o envolvimento com os produtos da Repleto de Vida e seu conceito, enquanto empresa.
  • Realizamos campanhas de Facebook com segmentação definida para aumentar leads qualificadas.
  • Fizemos estratégias de Remarketing.
  • Elaboramos vários materiais ricos, pensados especificamente para uma estratégia de conteúdo, com foco nas personas a alcançar. Os materiais desenvolvidos foram conteúdos de grande interesse e utilidade para estas, abordando soluções para os seus problemas.
  • Construímos landing pages de conversão, adequadas aos diferentes problemas e “dores” das personas.
  • Desenvolvemos análises e reports detalhados sobre as campanhas e o desempenho das equipas de venda, que receberam também alguns insights.

No caso deste cliente, o trabalho de análise de dados teve ainda mais importância dada a realidade da empresa. A Repleto de Vida dispunha de uma estrutura muito organizada, competente e já com anos de experiência em Call Center. Essa equipa estava alocada às campanhas offline que a Repleto de Vida desenvolvia, nos últimos anos, na rádio. A ideia foi rentabilizar essa estrutura valiosa, entregando leads qualificadas para que pudessem continuar a efetuar vendas via telefone. Se pretendíamos um trabalho cada vez mais eficaz entre a equipa de marketing digital e a de vendas, com resultados cada vez melhores, tínhamos que acompanhar ao detalhe tudo. Analisar e perceber de que forma era possível ir mais além no trabalho conjunto destas duas equipas, através dos dados – informação valiosa – que cada uma obtinha. E assim o conseguimos, com o resultado mais visível de todos: aumento das vendas.

Além destas alterações na estratégia inicial, foram também feitos ajustes no objetivo inicialmente delineado. A Repleto de Vida, juntamente com a Link&Grow, reformulou o seu projeto digital, que inicialmente estava assente em vendas online, passando a estar centrado em geração de leads para a sua equipa comercial. Deste modo, foram gerados resultados bastante positivos e cujo número aumentava mensalmente, devido a uma estratégia e ações bem delineadas em prol de resultados pretendidos.

 

Números de Sucesso que falam por si!

Fruto dos ajustes que se revelaram absolutamente assertivos, necessários em qualquer estratégia de marketing, seja para a alterar totalmente ou só otimizar, o objetivo foi alcançado e os resultados falam por si!

  • Geração de Leads em flecha

Após o início da nova estratégia, o número de leads só aumentou, chegando aos 3 mil em Junho de 2017. Alcançamos uma média mensal de 500 leads, obtidas organicamente e através de campanhas de anúncios de Facebook.

  • ROI – Retorno sobre o Investimento – muito positivo

O ROI foi bastante positivo, tendo em conta o tempo e os objetivos delineados pela Repleto de Vida. Em 6 meses de trabalho, alcançamos um ROI de 13 mil euros!

Estes valores transformam a Repleto de Vida em mais um dos casos de sucesso da nossa agência de Inbound Marketing. Isto deixa-nos bastante orgulhosos.

 

Alguns dados entre Janeiro e Junho de 2017

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O testemunho da Repleto de Vida

Deixamos aqui o testemunho de Maik Santos, da Repleto de Vida, sobre o trabalho desenvolvido pela Link&Grow. Os resultados são o objetivo final, mas o que nos move e realiza, é a satisfação dos nossos clientes. Temos orgulho em fazer mais e melhor por eles, cada cliente é para nós um desafio que assumimos como nosso. Por isso, ninguém melhor do que os nossos clientes para validar e criticar o nosso trabalho e empenho!

“A Repleto de Vida desde sempre tentou entrar no mundo digital, mas devido ao seu público-alvo ser sénior, tinha muita dificuldade. Decidimos procurar ajuda e, depois de várias reuniões sem sucesso com outras empresas, surgiu a Link&Grow, através de um amigo. Marcámos uma reunião e fomos surpreendidos pela estratégia digital apresentada, assente no inbound marketing, que nos abriu a visão para essa metodologia.

A Link&Grow foi importante para o desenvolvimento da nossa estratégia digital e tornou o nosso desejo realidade. A Link&Grow provou ser um parceiro excelente, organizado e cumpriu sempre os prazos previamente definidos. A Link&Grow possui uma equipa competitiva e de sucesso, que excedeu totalmente as nossas expectativas.

Recomendo fortemente esta empresa pois ajudou-nos a ter um balanço positivo no Marketing Digital.”

 

Com todo o trabalho desenvolvido, dotamos a Repleto de Vida de estratégias e ferramentas de marketing digital que a tornam capaz de prosseguir com a dinamização de conteúdos e crescimento dos resultados!

Este é, de facto, o nosso propósito: ajudar os nossos clientes a terem sucesso nas suas áreas de negócio e a alcançarem os objetivos que pretendem, seja mais leads, mais vendas, mais tráfego ao site, mais relacionamento ou mais notoriedade. Como se pode verificar com mais este caso de sucesso, isso é perfeitamente possível. Basta delinear estratégias de Inbound Marketing, com foco nos resultados. De que está à espera para melhorar os resultados da sua empresa? Aposte numa estratégia que valoriza os seus clientes, que cria conteúdos direcionados para o seu público-alvo. Atraia novos clientes, fidelize-os, transforme-os nos porta-vozes da sua marca e aumente as suas vendas!

Quer saber como pode fazê-lo com a sua empresa? Entre em contacto connosco, indique-nos o que pretende! Na Link&Grow iremos analisar o seu negócio e apresentar-lhe uma estratégia digital cuidadosamente delineada e pensada para alcançar os seus objetivos e potenciar o sucesso da sua empresa!