Redes Sociais: 9 Dicas Para a Sua Empresa Saber o Que Publicar e Como Comunicar!

RedesSociais

Redes sociais é o assunto do momento no que toca à presença das empresas no mundo digital, é o lugar onde todos querem estar e acreditam que devem estar. As pessoas estão ligadas, conectadas e as empresas querem estar onde elas estão. Contudo, na hora de pensar a estratégia nas redes sociais, o que publicar e como comunicar, todas as dúvidas assolam. Afinal, o que é suposto escrever? E como o fazer? Fique ligado, vamos contar-lhe tudo!

 

1. Seja conciso, ninguém quer ler a bíblia.

Nas suas publicações tente ser o mais curto e direto possível. Qualquer que seja a mensagem, aposte na concisão. Há redes que já limitam à partida caracteres, como o Twitter ou o Linkedin mas, por exemplo no Facebook, não é por não ter limites que as suas publicações têm que ser dissertações. Fixe a regra dos 3 c’s: curto, claro e correto.

 

2. Seja visual em tudo o que publica

Já há imensos estudos que confirmam que publicações com imagens têm maior probabilidade de serem vistas e lidas do que publicações apenas feitas de texto. Por isso aposte no visual, acompanhe os seus posts com imagens, fotografias, vídeos, gifs, gráficos, o que quiser, desde que tenha qualidade e esteja relacionado com a temática. Respeite as dimensões friendly de cada rede social e vai ver que o impacto do que publica vai ser diferente!

 

3. O mundo não gira em volta da sua empresa

É consensual a diferença entre o objetivo da presença de uma empresa nas redes sociais e o de alguém que simplesmente cria um perfil seu. Os clientes ou potenciais clientes que acompanham a sua empresa nas diferentes redes sabem disso. Também é verdade que se à partida o fazem, é porque têm algum interesse em saber informações da sua empresa. Isso não quer dizer que só querem saber dos produtos e dos serviços da sua empresa, isso não quer dizer que querem constantemente ser bombardeados com publicações só sobre isso. O mundo não gira em volta da sua empresa. É importante que perceba que pode escrever conteúdo interessante e rico, com muita validade, sem referir um único produto ou serviço da sua empresa, sem ter um objetivo claro de vendas.

 

4. Diversidade é a chave

Diversifique o que publica, não pense só em vendas, nos seus produtos ou serviços quando escreve, pense em quem o vai ler. Produza conteúdo interessante e amplo, não focalize na sua empresa, olhe para além do seu umbigo. Pode publicar, por exemplo, notícias ou novidades sobre a sua área de negócio, informações úteis, dados estatísticos, inovações tecnológicas.

 

5. Deixe espaço para faits divers

Tudo o que publica não tem que ser pesado, chato, aborrecido, relacionado com os seus produtos ou com a sua área de negócio. Liberte a sua criatividade, comunique com leveza. Pode apostar em memes, quotes para o fim-de-semana, curiosidades, foto da semana ou post TBT, entre outros. O céu é o limite.  

 

6. Divulgue o seu blog nas redes sociais

Aproveite as redes sociais para divulgar o seu blog, para publicar os seus posts. É uma forma fácil de ter sempre uma publicação de qualidade garantida nas redes sociais, de expandir o alcance dos seus posts e de potenciar o tráfego para o seu site, através do blog. Escusado será dizer que no seu site também deve ter os respetivos botões para as redes sociais.

 

7. Calendarizar as publicações é essencial         

É importante que perceba que ter um calendário com as publicações da sua empresa nas redes sociais, mensalmente, é fundamental. É uma questão de organização e método de trabalho mas também a garantia de que vai pensar e adequar a melhor estratégia de comunicação para cada rede. Se quiser fazer o download do calendário de planificação de publicação de conteúdo nas redes sociais que usamos na Link&Grow, para facilitar o seu dia-a-dia, clique aqui. No calendário, por dia, deve discriminar que publicação será feita, a que horas e para que redes. Por exemplo, supondo que vai publicar quotes de fim-de-semana, no seu calendário, aos sábados desse mês, à hora que for mais adequada, estará previsto essa atividade, com a informação das redes sociais onde será difundida. Isto é uma questão tão mais importante se pensarmos que estar nas redes sociais não é replicar conteúdo em todas mas adaptar o conteúdo, se fizer sentido naquela rede. E nem todo o conteúdo faz. Conteúdo mais leve e lúdico tem mais espaço no Twitter do que no Linkedin, que é uma rede mais associada ao trabalho, por exemplo.

 

8. Estude os melhores dias e horas para as suas publicações

Calendarizar é importante mas é preciso que o faça de forma articulada com os melhores dias e horas para publicar. É preciso que faça estudos e testes para encontrar os momentos ideais. As redes sociais dão informação sobre quem o segue, sobre os dias e horas em que estão mais presentes e deve fazer uso disso para benefício da sua empresa.

 

9. Veja os resultados e faça ajustes

Gerir publicações nas redes sociais não é tão fácil quanto possa parecer e o que resulta para um tipo de empresa ou negócio pode não ser o melhor para outras. É importante analisar as métricas mensalmente e fazer ajustes. Ver o alcance das publicações, o número de gostos, de partilhas e comentários, apontar que tipo de publicações foram as mais visualizadas e as que foram menos, no fundo fazer uma análise profunda ao feedback da sua estratégia de comunicação. Mediante o resultado e o valor das métricas analisadas, deve fazer os devidos ajustes e até eliminar determinado tipo de publicação se não estiver a resultar. Não tenha medo de inovar, de testar um novo tipo de publicações, só assim conseguirá ajustar de forma certeira a sua comunicação para o seu público-alvo.

 

Gerir a presença de uma empresa nas redes sociais não é de facto pêra doce mas com estas 9 dicas o seu trabalho está facilitado! Não as desvalorize, acredite que são pormenores e cuidados que vão fazer toda a diferença no sucesso da sua estratégia. Pense em quem o segue mais do que no seu umbigo, publique para eles e não para si. Não se esqueça que um bom alcance de uma publicação não tem só efeito no momento, potencia o brand awareness da sua empresa e aumenta a probabilidade, no caso do Facebook, das suas próximas publicações aparecerem a mais pessoas. Tem mais alguma dúvida sobre como trabalhar a presença da sua empresa nas redes sociais? Fale connosco! Esclareça tudo o que quiser ou simplesmente diga-nos a sua opinião. Conte-nos quais as dificuldades que tem a planear a estratégia da sua empresa nas redes sociais, comente, queremos saber o que pensa. Este blog é nosso mas só faz sentido consigo desse lado!

A sua empresa tem uma equipa ou um responsável pelo Marketing Digital? Tem um plano estratégico definido para os próximos três meses? Sabe quantas pessoas visitam o seu site diariamente e quantas leads gera? Tem um planeamento detalhado da presença da empresa nas redes sociais. Fale connosco, dizemos-lhe isso tudo. Faça uma avaliação do marketing digital da sua empresa, totalmente gratuita, sem qualquer compromisso e ouça as dicas valiosas que temos para si! Aproveite a oportunidade!

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