Quando deve (ou não deve) gerir o seu Marketing Digital em Outsourcing

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Os departamentos de marketing, quer integrem uma ou cem pessoas, têm sempre, no campo digital, várias “bolas” para jogar.

Geração de leads, campanhas PPC (pay-per-click), SEO, redes sociais, criação de conteúdos. Sim, eu chamo a isto muitas “bolas” para jogar (e nem sequer estão aqui todas).

Não é nenhuma surpresa, portanto, que não se consiga fazer tudo com os colaboradores de que dispõe. Ou porque a equipa não tem as competências necessárias, ou porque não têm tempo para fazer tudo, ou porque não existe orçamento disponível para contratar mais colaboradores. E é por isso que recorremos ao outsourcing.

Todos sabemos que o outsourcing nem sempre é a melhor solução. Mas, por outro lado, contratar mais colaboradores pode ser mais problemático e dispendioso em algumas situações. Por isso, como poderá definir que opção tomar?

Iremos desconstruir todas as tarefas de marketing digital que definimos acima para que saiba onde poderá ou não recorrer ao outsourcing com sucesso. E se já tiver algumas destas tarefas bem cobertas por colaboradores na sua empresa, passe para a próxima tarefa onde especificamente acha que precisa de ajuda.

 

Geração de leads

Espere, é possível gerir leads em formato outsourcing? Claro que sim.

Aqui ficam alguns momentos onde recorrer ao outsourcing na geração de leads pode fazer sentido, dependendo da estrutura do seu departamento comercial e do produto ou serviço que está a vender:

  • Verificação de contactos: Se tem um alto número de leads a entrar e um problema para identificar a qualidade dos contactos, pode recorrer ao outsourcing para executar esta tarefa para que o seu departamento comercial só trabalhe contactos devidamente qualificados;
  • Qualificação de leads: De forma semelhante, as organizações com um alto volume de leads não têm tempo para qualificá-las manualmente e, muitas vezes, mesmo o departamento de marketing tem dúvidas sobre como fazê-lo. Ao trabalhar com um consultor ou agência que o ajuda nesta tarefa, poderá obter mais eficiência com o seu departamento comercial;
  • Marcação de reuniões: Há serviços de consultoria que podem marcar reuniões para os seus comerciais. Isto poupa-os às tarefas de maior rotina que lhes tira tempo para fechar negócios.

  

Campanhas PPC (Pay-Per-Click)

Muitos marketers cometem o erro de pensar que, assim que preparam uma campanha Adwords ou em qualquer rede social, é como ligar um interruptor. É só ligar para obter mais leads e desligar quando já chega. Isto é uma simplificação excessiva desta tarefa. Uma campanha PPC bem executada requer uma monitorização constante, ou correrá o risco de desperdiçar dinheiro rapidamente.

Se não dispõe de conhecimentos ou tempo para fazer o que requer uma campanha destas – e as PPC são de uma importância significativa em qualquer estratégia de marketing digital – vale a pena pensar seriamente em outsourcing com uma agência que saiba exatamente o que está a fazer.

  

SEO (Search Engine Optimization)

Onde a maioria das empresas erra quando faz outsourcing de SEO é achar que só se deve focar nas palavras-chave. O SEO é muito mais do que a criação de conteúdos baseados nas palavras-chave que definiu para o seu negócio. É preciso alguém, ou uma equipa, que domine o SEO em páginas web, código de implementação SEO e até que tenha alguns conhecimentos de marketing para que o possa ajudar a construir inbound links de qualidade.

Por isso, quer recorra ao outsourcing ou mantenha a estratégia de SEO na sua empresa, é imperativo que o seu fornecedor saiba que:

  • Não o estão a vender para um ranking. Se o seu fornecedor tem esta mentalidade então não está a par das melhores práticas em SEO.
  • Possui competências em todos os domínios SEO, quer em páginas web, código de implementação, boas práticas correntes em SEO, quer offline.

  

Redes sociais

Na minha opinião, as melhores contas em redes sociais são geridas dentro da própria empresa, porque existe um gestor de redes sociais que conhece a personalidade da empresa de uma forma mais profunda do que qualquer agência ou consultor poderá conhecer.

No entanto, se não existe alguém na empresa que o possa fazer, desconhece o trabalho que pode ser feito nesta matéria ou o tempo escasseia para esta tarefa, poderá recorrer ao outsourcing com bons resultados. Para isso recomendo que identifique com o maior detalhe possível a personalidade da sua empresa para que alguém que não está envolvido no dia-a-dia do seu negócio possa realizar esta tarefa com competência e bons resultados.

Em conjunto com a agência contratada conheça o que pode fazer em cada plataforma, as boas práticas recomendadas e defina bem 1) o que pretende em termos de voz, personalidade, conteúdo e métodos a utilizar no relacionamento com fãs e seguidores, 2) o que não pretende das redes sociais e 3) como lidar com problemas que surgem da utilização destas plataformas.

 

Criação de conteúdos

A criação de conteúdos é uma das tarefas mais fáceis de deixar nas mãos de uma agência ou consultor externo se procura um volume grande de bom conteúdo. Por preços escalados à peça criada ou avenças, é possível obter excelentes conteúdos por preços muito acessíveis quando comparados ao custo de um ativo interno da empresa que faça este trabalho.

Isto não o exclui de ter alguém na empresa que possa acompanhar o processo criativo e gerir os copywriters subcontratados.

No entanto as agências podem dar uma ajuda a definir uma estratégia eficiente de conteúdos para o seu negócio e indicar-lhe um caminho. (Descubra mais com o nosso recente E-book: "Guia Prático para Construção de uma Estratégia de Conteúdos Infalível").

 

A Link&Grow é uma destas agências que está disponível para o ajudar nestas tarefas exigentes, mas recompensadoras do Marketing Digital e Inbound Marketing. Se pretende avaliar o estado do seu Marketing Digital, nós poderemos ajudá-lo a otimizar os seus recursos internos e a minimizar as necessidades de outsourcing de Marketing Digital. Peça uma avaliação grátis sem qualquer compromisso e um dos nossos consultores entrará em contato o mais breve possível.

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AUTOR: Ivo Ferreira

Consultor e Copywriter da Link&Grow