Porque as Landing-pages são importantes para o seu negócio?

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Existe já muito material disponívelsobre como atrair visitantes para o website (blog, redes sociais, email marketing, Adwords, SEO, etc.) no entanto CONVERSÃO é um dos assuntos menos tratados pelos profissionais de Marketing Digital.

Muitas empresas deitam dinheiro fora por não trabalharem bem este aspeto. Gastam-se muitos recursos para trazer potenciais clientes para o website da empresa e depois apenas uma parcela muito baixa desses visitantes acabam por se converter em clientes.

Uma das principais razões para que isso aconteça é a falta de um bom uso de páginas de conversão. Neste post vamos explicar o que são páginas de conversão e porque fazem grande diferença nos resultados alcançados com o Marketing Digital.

O que é Conversão?

Antes de abordarmos o tema de páginas de conversão, importa definir primeiro o que significa conversão. A definição mais genérica consiste em “fazer o utilizador do seu website cumprir uma determinada ação que tenha um valor mensurável para o seu negócio”.

Na Link&Grow consideramos uma definição mais simples e direta: “conversão não é mais do que transformar um visitante numa oportunidade de negócio.”

Existem essencialmente dois tipos de conversão num website:

  • Direta: quando um visitante do seu website responde a uma oferta de serviço ou produto e toma uma ação concreta em direção à compra. Exemplos: compra de um produto num website de e-commerce, pedido de orçamento via formulário, reserva de horário, assinatura de um serviço web, contacto com a central de vendas da empresa, entre outros.
  • Indireta: quando um visitante fornece algumas informações pessoais tipo: nome, email, telefone, empresa, etc.) em troca de uma oferta de conteúdo ou serviço gratuito. Este tipo de conversão é muito mais suave e apesar de não gerar resultados imediatos, trabalha para reter aquelas pessoas que ainda não estão preparadas para adquirir nossos produtos ou serviços, mas que poderão ser nossos clientes futuramente.

Mas afinal o que são páginas de conversão?

Páginas de conversão ou Landing Pages em inglês, são páginas desenvolvidas para o seu website com o objetivo bem definido de gerar uma conversão desejada para o seu negócio.

Estas páginas são muito mais simplificadas e focadas na conversão, contendo muito menos elementos e links do que uma home page de um website normal. Depois de atrair um visitante para uma página de conversão, o seu único objetivo deverá ser a conversão!

Porque são importantes as páginas de conversão?

 A resposta é muito simples: resultados! Uma métrica importante de qualquer website é a taxa de conversão. Matematicamente, esta é a fórmula para se calcular essa taxa:

Taxa de conversão de uma página = número de conversões da página/Número de visitantes da página

Páginas de conversão bem elaboradas, permitem resultados e taxas de conversão muito maiores do que as de um site normal.

Imagine que está a gastar uma determinada verba com anúncios no Google Adwords e para cada 100 visitantes que traz ao seu website, apenas 1 faz a ação desejada ( por exemplo comprar o produto), isso representa uma taxa de conversão de 1%.

Agora imagine que com uma página de conversão bem otimizada, consegue aumentar esse número para 3 conversões a cada 100 visitas (taxa de 3%). Isto significa duas coisas: ou agora poderá reduzir em 66% o seu investimento em anúncios para gerar o mesmo resultado em vendas ou poderá aumentar as suas vendas em 200% com o mesmo investimento em publicidade.

Saber fazer e otimizar páginas de conversão é um dos aspetos mais fundamentais para alcançar resultados para o seu negócio a curto prazo.

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