Palavras-chave ideais: 2 ferramentas que facilitam a escolha

palavras-chave

Palavras-chave são, como temos vindo a mencionar em diversos artigos deste blog, um elemento fulcral para uma boa prática SEO. Chegar à audiência certa através de conteúdo só é possível se utilizar palavras-chave eficazes. Sabemos que não é um trabalho fácil, por isso hoje focamos os procedimentos de análise das palavras-chave depois de já terem sido selecionadas. O SEO e, particularmente, o processo de seleção de palavras-chave, exige análises e atualizações permanentes, por forma a garantir que seguimos as novas tendências dos utilizadores. Para facilitar esta tarefa, existem ferramentas que fazem análises globais e detalhadas das suas palavras-chave… e das dos seus concorrentes. O SEMrush e o Keyword Finder são ferramentas que vão além da sugestão de palavras-chave para o seu site e que o podem ajudar na sua estratégia de inbound marketing.

 

SEMrush: uma ferramenta a utilizar a lógica de análise através da concorrência

 

O SEMrush permite:

  • Saber em que posição se encontra o seu site (ou o site dos seus concorrentes) mediante pesquisa por determinada palavra-chave. Com o SEMrush terá acesso a uma lista de concorrentes por palavras-chave, que lhe permitirá saber quais as palavras-chave que ajudam a entrar no top 20 do Google e aquelas que colocam os sites em posições menos boas.
  • Analisar um gráfico do histórico das suas palavras-chave e das dos seus concorrentes. Este indica-lhe quais as palavras-chave que ganharam e as que perderam terreno, permitindo-lhe estar sempre atualizado. Alcançar posições cimeiras nos motores de pesquisa é difícil, mas ainda pior é mantê-las, pelo que conhecer as tendências e pequenas variações que conduzem a posições cimeiras é informação privilegiada. Além disso, o SEMrush revela-lhe a percentagem de tráfego que cada palavra-chave conduz ao seu site.
  • Monitorizar o posicionamento do seu site a nível nacional e local mediante pesquisa por determinada palavra-chave.
  • Encontrar palavras-chave com menor grau de dificuldade. O SEMrush indica-lhe a percentagem de dificuldade de cada palavra-chave, para que possa ter uma noção real do quão difícil será superar as posições dos seus concorrentes no top 20 do google. Os resultados desta funcionalidade do SEMrush baseiam-se no número de pesquisas efetuadas por cada palavra-chave e no número de resultados orgânicos que apresenta. Terá uma ideia mais precisa do valor de cada palavra-chave tendo em conta o seu volume de pesquisa, tráfego, concorrência, tendência e número de resultados associados.

 

O SEMrush é uma ferramenta paga?

 

Pode experimentar gratuitamente, mas terá acesso limitado às suas funcionalidades: 10 pesquisas por dia com no máximo 10 resultados por pesquisa. Para aceder sem limites, deverá aderir a um dos planos mensais ou anuais disponibilizados pela ferramenta.

Em resumo, o SEMrush permite-lhe conhecer as melhores palavras-chaves dos seus concorrentes, descobrir quem são estes concorrentes e observar as alterações de posicionamento dos sites, consequência das novas tendências dos utilizadores da internet.

 

Keyword Finder: uma ferramenta que simplifica, popular entre principiantes… e não só!

 

Com o Keyword Finder, consegue:

  • Definir palavras-chave de cauda longa tendo por base o seu grau de dificuldade, permitindo-lhe dar prioridade às que garantem melhores posições nos rankings dos motores de pesquisa.
  • Saber quais são as palavras-chave que os seus concorrentes não estão a utilizar e investir nelas. Além disso, com a funcionalidade SERPChecker é possível fazer uma análise global dos seus concorrentes, avaliando as suas potencialidades e fraquezas. A partir destas análises poderão surgir novas ideias para a sua estratégia SEO.
  • Pesquisar palavras-chave filtrando por país, região ou cidade. Também pode selecionar a língua em que pretende ver os seus resultados.
  • Conhecer a influência de cada palavra-chave através de uma aplicação que analisa o seu posicionamento e o tráfego que gera. Para além disso, terá acesso a informação sobre o volume de pesquisa exato, mesmo de variantes muito próximas de uma palavra-chave. Por exemplo, telemóvel em vez de telemóveis.

 

Tenho de pagar para utilizar o Keyword Finder?

 

O keyword Finder tem uma versão gratuita que apresenta algumas limitações: pode aceder 3 vezes à sua conta em 24 horas e as suas pesquisas por palavras-chave relacionadas geram até 50 resultados. Para utilizar o Keyword Finder sem restrições, deverá aderir a um dos planos mensais ou anuais da ferramenta.

O Keyword Finder é uma ferramenta ideal para quem está a dar os primeiros passos no marketing digital, devido à forma prática e intuitiva com que apresenta os seus resultados.

 

 

Alguma informação adicional que considere importante salientar? Deixe aqui o seu comentário e aproveite para nos contar a sua experiência com estas e outras ferramentas de análise de palavras-chave. Se ainda não utiliza nenhuma ferramenta, desafiamo-lo a experimentar o Keyword Finder ou o SEMrush e, se tiver alguma dúvida, estaremos disponíveis para o ajudar.

E por falar em ajudar, hoje partilhamos consigo a nossa checklist de SEO, para que a sua estratégia de inbound marketing seja mais fácil de organizar.