Marketing de Conteúdo: Conquiste Clientes e Aumente as Suas Vendas

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Hoje em dia o marketing de conteúdo é a alma do negócio. As pessoas estão cada vez mais bem informadas e procuram estar cada vez mais atualizadas. Conteúdo é poder e à distância de um clique é possível ter o mundo na mão. As decisões de compra são mais ponderadas, fundamentadas e existe todo um trabalho de pesquisa que lhes antecede. A internet veio alargar os limites da informação, abrir potencialidades e portanto as escolhas são mais conscientes, exigentes e informadas. Estabelecer uma relação de confiança e credibilidade, muito além das promessas da marca e da relação emocional, é a chave para as empresas que se querem destacar no mercado. Fornecer informações úteis que ajudem no processo de escolha, demonstrar conhecimento e portanto autoridade sobre o assunto que é do interesse do consumidor é a estratégia de sucesso.

 

Portugueses não são exceção e compram cada vez mais na internet

Ainda que comparativamente com outros europeus, os portugueses não sejam consumidores enraizados na internet, a verdade é que já mais de um quarto da população em Portugal compra na internet, segundo o estudo Economia Digital em Portugal 2009-2020. O número de portugueses que compra online duplicou nos últimos cinco anos, atingindo os 2,7 milhões de pessoas. E, segundo o estudo, em 2020, o número poderá chegar aos 4,5 milhões. Persiste ainda a ideia errada de que os portugueses não acedem à internet, quando mais de dois terços da população portuguesa o fazem, segundo este estudo. O número de utilizadores de Internet no mercado português cresceu quase 40% entre 2009 e 2014, para 6,9 milhões, estimando-se que em 2020 ascenda a 8,7 milhões de pessoas. Deste total de utilizadores de internet, 40% faz compras. E quem em Portugal compra na internet? Que tipo de comércio existe? É para consumidores finais? Ou entre empresas? Entre 2009 e 2014, o comércio eletrónico B2C (entre empresas e consumidores), quase duplicou em Portugal e o comércio eletrónico entre empresas (B2B) e com o Estado (B2G) mais do que duplicou. Incluindo todas as formas de comércio eletrónico, o estudo aponta que em 2020 sejam transacionados online 85 mil milhões de euros em Portugal. Não será este o momento de repensar a estratégia da sua empresa e apostar na sua presença na internet ou vai ficar a ver o comboio passar?

 

Marketing e conteúdo: uma parceria de sucesso

Mas atenção que estar presente sem estratégia não é suficiente. Ter um bom site não é sinónimo de alcance de clientes e aumento de vendas. Publicar aleatoriamente numa qualquer rede social e ter likes sem sentido não vai potenciar o negócio. É preciso ter uma estratégia de marketing bem definida, com objetivos na comunicação. É preciso saber para quem se comunica e o que se comunica, saber quem são as personas para quem nos dirigimos – no fundo, o nosso público-alvo - e pensar na melhor forma de a elas chegar. E acompanhar todo esse processo, medir os resultados da estratégia elaborada e reavaliar, reajustando consoante os mesmos. É preciso uma estratégia de marketing de conteúdo, também conhecido como inbound marketing. Apesar de serem já muitas as empresas que investiram na sua presença na internet com conteúdo de qualidade como estratégia de marketing ainda existe quem duvide dos seus benefícios para a geração de leads e para o crescimento do negócio. Então como explicar de forma fácil as vantagens e a importância do marketing de conteúdo?

 

Em terra de cegos, quem tem conteúdo é rei.

Como referi acima, o consumidor de hoje está mais exigente, pesquisa antes de adquirir um produto ou de contratar um serviço. Estuda o assunto, quer saber a melhor solução, procura os prós e os contras. Por exemplo, quando alguém quer comprar um novo smartphone a primeira coisa que faz é pesquisar no Google informação e conteúdo para saber qual o melhor aparelho com a melhor relação custo/benefício, ajustada às suas possibilidades, como funciona o equipamento, qual o sistema operativo, as suas vantagens e desvantagens. E se fosse possível ter toda essa informação ao seu dispor, adequada ao seu perfil? Imaginemos que o consumidor não tinha que procurar exaustivamente essas informações. Esse é um dos objetivos do marketing de conteúdo ou inbound marketing: entregar o conteúdo certo, à pessoa certa, no momento certo. Ao fazê-lo, com qualidade e nível, atrai potenciais clientes, pessoas interessadas cada vez mais qualificadas. É o marketing dos nossos tempos. Se cada vez mais pessoas estão na internet, pesquisam na internet, compram na internet, as marcas também têm que estar e saber estar. A ideia é inserir a marca no dia-a-dia das pessoas, esquecendo o marketing intrusivo e investindo em relacionamento. Não é o marketing que procura o consumidor, de forma ininterrupta e incansável, é o consumidor que o encontra, na sua procura. E a partir dessa procura estabelece-se a relação comercial, ainda que o consumidor não tenha essa noção. O marketing de conteúdo não é focado exclusivamente nas vendas – apesar de ser o objetivo final, mas sim na comunicação da marca/empresa diretamente com os clientes e potenciais clientes.

 

Consumidor informado, cliente conquistado

O conteúdo produzido pretende aproximar a empresa do cliente, esclarecendo as suas dúvidas, incrementando o seu conhecimento, de forma adequada ao momento em que este se encontra no funil de vendas, sem intenção comercial direta mas sim educacional. Marketing de conteúdo pressupõe a criação e partilha de conteúdo para adquirir e educar clientes. O conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, vídeos instrutivos, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, infográficos, perguntas e respostas, imagens, entre outros. A conquista e fidelização dos clientes é fomentada pela entrega de informação de qualidade e valiosa, de maneira consistente. É desta forma que o marketing de conteúdo consegue atrair clientes de qualidade e cumprir com o objetivo de aumento de vendas.

As vantagens deste tipo de marketing são inúmeras:

  • Adquire clientes, transformando visitas em leads;

  • Gera leads qualificados, no fundo, potenciais clientes;

  • Educa clientes, tornando-os mais sábios, exigentes e informados;

  • Fideliza clientes;

  • Potencia e agiliza o trabalho dos comerciais nas vendas;

  • Fortalece o reconhecimento da marca;

  • Identifica e caracteriza o público-alvo;

 

Está pronto para inovar e apostar nesta estratégia de sucesso? Produza conteúdo de qualidade e arrase, conquiste o seu espaço no mercado, a confiança dos consumidores e aumente as suas vendas! E claro, sinta-se à vontade para partilhar connosco as suas dúvidas e considerações nos comentários abaixo. Aqui, a sua opinião conta! 

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