Marketing de Conteúdo: um ativo para atrair mais leads

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Assistimos a um aumento do número de empresas que têm apostado em estratégias de marketing de conteúdo como ferramentas de captação de leads. Aqui mesmo no blog da Link&Grow encontrará diversos posts que o ajudarão a produzir diversas formas de conteúdos para tornar o seu processo de captação de leads mais eficiente.

 

Marketing de conteúdos para gerar e nutrir leads?

Ter um blog atualizado com conteúdo de qualidade, a produção de e-books, webinars e white papers são fundamentais para gerir a aquisição e o ciclo de vida das suas leads.

Poderá usar conteúdos para diversos fins tais como:

Demonstrar aos seus potenciais clientes que entende as suas necessidades;

Ajudar seus potenciais clientes a avaliarem se a sua empresa oferece uma solução que resolve os seus problemas e responde às suas necessidades;

Fidelizar e educar clientes e potenciais clientes;

Ampliar o alcance do seu conteúdo criando defensores da sua marca, leitores que se interessam pelos seus temas e que poderão partilhar e interagir com as pessoas mais próximas;

Ajuda na implementação e uso da sua solução;

Aumenta hipótese de recompra

Assim, recorde estas dicas para que consiga criar conteúdo excepcional e assim melhorar a qualidade do seu processo de captação de leads.

 

Crie conteúdo que atraia e converta

Um aspeto essencial para criar conteúdo atrativo a novos visitantes e aumentar as probabilidades de conversão é conhecer muito bem a sua audiência.

Deixamos assim algumas dicas de forma a que entregue algo que realmente agrade e que seja adequado ao que as pessoas possam procurar:

Escreva com uma linguagem alinhada aos interesses e conhecimentos do seu público. Seu público é jovem? Opte por um tom mais informal. Seu público é mais corporativo? Use termos e expressões adequados com tom mais formal. Conhecer o seu potencial cliente e seus objetivos é crucial.

Tenha um objetivo claro! Foque-se nas conversões. Quando produz conteúdo tenha sempre presente qual é o seu objetivo. É obter e-mails e potenciais clientes? Incentive esse comportamento e segurança ao transmitir para o potencial cliente que receberá algo em troca.  Seu objetivo é aumentar os seus seguidores nas redes sociais? Mostre aos seus visitantes o que está a perder por não seguir a página ou perfil da sua empresa nas redes sociais e o conteúdo que apresenta.

Responda às dúvidas do visitante. Entenda quais os pontos mais comuns e que geram mais confusão entre os leitores do seu blog. Normalmente poderão representar as dúvidas de muitos que preferiram não se pronunciar. Ofereça a cada um deles conteúdo de qualidade, detalhado e fácil de consumir para alcançar a confiança e credibilidade do visitante.

 

Invista em conteúdo rico

O seu blog é uma máquina para atrair e educar os seus visitantes, no entanto o seu objetivo é conseguir conversões, certo? Neste caso uma ótima dica é investir em conteúdo mais denso como e-books, webinars e afins e em troca desses materiais obter informações de contato do visitante através de um formulário. Este conteúdo pela nossa experiência gera grande interesse e conduz o leitor a informar os seus dados, e desta forma transformando-se numa lead.

 

Use bons call-to-action (CTA’s) no seu blog

Um bom artigo para ser eficaz necessita de um bom call-to-action para gerar conversões.

Ao produzir um artigo para o seu blog deverá ter sempre presente como poderá direcionar o leitor para as páginas de conversão que deseja. Como atrair o seu interesse para que nos deixe o seu contacto? Ao produzir o seu artigo, crie links para landing pages que tenham uma forte relação com o tema que está a escrever, insira imagens apelativas que conduzam o leitor a aumentar o seu interesse e assim o conduzam no seu processo de vendas.

 

Conheça cada estágio do seu ciclo de leads

O seu ciclo de obtenção e nutrição de leads poderá ser curto ou longo, mas o fundamental é que o conheça bem. Divida os seus leads em grupos e produza conteúdos adequados a cada segmento para ajudar a conversão. Vejamos algumas etapas:

  • Converter visitante em lead. Nesta etapa é importante educar o seu potencial cliente e demosntrar que poderá corresponder às suas necessidades. Posts informais introdutórios que conduzam a conteúdos mais ricos são uma ótima forma de conduzir visitantes a leads. Os seus melhores amigos nesta etapa são: artigos informais com call-to-actions bem elaborados e landing pages matadoras.
  • Converter um lead em oportunidade. Nesta fase o utilizador já se informou um pouco e leu algum do seu conteúdo, para cativá-lo, é fundamental conhecer melhor o seu potencial cliente, partindo de informações recolhidas no primeiro contacto para que produza conteúdo mais especifico e adequado às suas necessidades. Demonstre que através do conteúdo poderá ajudá-lo a resolver seus problemas. Envie e-mails, materiais mais aprofundados, demonstre seu conhecimento sobre o tema. Crie autoridade e ganhe respeito, só assim poderá alcançar a venda de forma facilitada.
  • Converter uma oportunidade em venda. Neste estágio o seu objetivo deverá ser o de apresentar o seu produto ou serviço de forma mais direta. Já conhece seu potencial cliente e este já demonstrou sinais de se poder tornar um cliente. Nesta etapa a sua estratégia de marketing de conteúdo deverá ser voltada para o fecho da venda. Demonstrações, casos de sucesso, experimentações, comparativos que ajudem a fechar a venda poderão ser algumas dicas para este nível. Importante sim usar o seu conteúdo como uma ferramenta de apoio à conversão, tomada de decisão.

Agora chegou a sua vez! Produza conteúdo fenomenal e arrasador, associe call-to-actions bem desenhados e landing pages efetivas para conquistar muitas leads. E claro, não deixe de partilhar connosco em comentários as suas dúvidas e considerações. Bom trabalho!

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