Landing pages: 5 ferramentas para testá-las e ter êxito!

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As landing pages são páginas criadas com o objetivo de gerar leads. Parte integrante da estratégia de marketing digital de qualquer empresa, é testar frequentemente o desempenho das landing pages, para garantir que cumprem o objetivo primeiro da conversão.

Neste artigo partilhamos 5 ferramentas disponíveis para testar as suas landing pages. Das mais simples às mais complexas, para quem tem menos ou mais conhecimentos informáticos.

 

1. Usability Hub

O Usability Hub tem uma funcionalidade vantajosa para quem pretende testar as suas landing pages fácil e rapidamente: o 5 second test. Para fazer este teste de 5 segundos basta fazer o upload de um print das suas landing pages, que depois será exibido a um grupo de utilizadores. Após 5 segundos a olhar para as suas landing pages, estes utilizadores respondem a uma série de perguntas formuladas por si. É uma forma simples, rápida e eficiente de saber se as suas landing pages comunicam bem e desencadeiam as respostas certas. As perguntas podem ser, por exemplo, “qual o serviço que a empresa vende?” ou “Esta empresa parece fiável?”.

Com o Usability Hub pode fazer testes A/B e, em 5 segundos, sabe quais são as variáveis das landing pages que comunicam melhor – será o CTA de cor laranja em vez de azul? Qual a imagem que transmite mais confiança?

O Usability Hub é uma ferramenta paga, mas inclui uma versão gratuita. Nesta, o envio do link aos utilizadores é feito manualmente; na versão paga o processo é automático.

 

2. VWO

A VWO (Visual Website Optimizer) é considerada uma das ferramentas de topo no que toca a testes A/B. A fórmula é simples. Com o VWO pode criar várias versões de um site ou landing page para saber qual a que traz mais resultados. Esta ferramenta foi criada a pensar nos utilizadores que, não tendo conhecimentos informáticos específicos ou uma equipa de profissionais disponível, pretendem testar e otimizar as suas páginas. Não são necessários conhecimentos de HTML.

A par dos testes A/B, a VWO também permite fazer testes mais complexos, que integram diversas variáveis das suas landing pages.

Para além das opções de teste, esta ferramenta disponibiliza outras funcionalidades: editor visual, análises e relatórios, personalização, entre outros. No total são mais de 100 opções que cobrem todas as potencialidades das suas páginas para garantir o aumento da taxa de conversão.

Para testar as suas landing pages com a VWO é necessário pagar um plano, mas pode começar por experimentar gratuitamente durante 30 dias.

 

3. Convert

O Convert foi pensado para fazer testes A/B e testes multivariáveis através de um código HTML simples e de um editor visual também ele fácil de utilizar. Mas não fica por aqui. Se pretende testar as suas landing pages e obter dados mais detalhados, esta ferramenta permite-lhe fazer testes de maior complexidade, integrando dados do Google Analytics.

Com o Convert pode obter resultados rápidos e mais automatizados ou, se preferir tomar o controlo de todos os detalhes a testar, dados mais ricos.

O Convert tem disponíveis 3 planos diferentes de inscrição, havendo a possibilidade de testá-lo gratuitamente durante 15 dias.

 

4. Optimizely

Para testar landing pages com o Optimizely, selecione a opção Optimizely X Web Experimentation que lhe permite, por um lado, fazer testes A/B e, por outro, experimentar diversas páginas do seu site, versões mobile e/ou aplicações. Para colocar em prática os testes basta:

  • Colocar as suas ideias em prática, sem recurso a código, experimentando o editor visual desta ferramenta.

  • Direcionar as experiências para diferentes utilizadores, de acordo com critérios como a campanha em curso ou a área geográfica, entre outros.

  • Segmentar os resultados através de critérios como, por exemplo, o tipo de dispositivo e o browser utilizados ou a campanha em curso.

Esta ferramenta disponibiliza uma ferramenta de testes específica para versões mobile.

Pode experimentar o Optimizely durante 30 dias gratuitamente, antes de aderir a um dos planos disponíveis.

 

5. Unbounce

Esta ferramenta difere um pouco das anteriores no objetivo, mas não deixa de ser uma mais-valia na avaliação e otimização das suas landing pages. O Unbounce é uma espécie de catálogo de layouts para criar uma landing page, todos eles intuitivos e fáceis de utilizar – não são necessários conhecimentos informáticos avançados. Com o Unbounce, é possível criar e publicar páginas e fazer testes A/B de forma ilimitada. Pode experimentar, selecionar a versão final das suas landing pages e, se achar conveniente, fazer novas alterações.

Utilize gratuitamente o Unbounce durante 30 dias e, depois, selecione um dos planos disponíveis, anual ou mensal.

 

A avaliação e análise de resultados é uma etapa obrigatória em qualquer estratégia de marketing digital e as landing pages são uma ferramenta essencial para aumentar as taxas de conversão do seu site. Se tem dúvidas sobre a utilização destas ferramentas de teste ou se não sabe qual é a ideal para si, entre em contacto connosco. Teremos todo o gosto em responder às suas questões.

Como falamos em marketing digital, aproveitamos para partilhar consigo as nossas dicas para uma estratégia sólida e com resultados visíveis. Descarregue o nosso guia essencial aqui ou na imagem abaixo.