Landing Page: Conheça esta Poderosa Ferramenta de Conversão!

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Landing Page, também conhecida como página de destino ou página de conversão, é essencial em qualquer estratégia de Marketing Digital. A sua importância é ainda mais significativa numa metodologia de Inbound Marketing, que visa atrair novos clientes, através de bons conteúdos, e convertê-los em fiéis consumidores.

Neste artigo, vamos explicar-lhe o que são Landing Pages e como podem ajudá-lo a potenciar o negócio e aumentar as vendas. Aposte na criação de páginas de destino e veja a sua estratégia digital dar bons resultados em pouco tempo!

 

O que é uma Landing Page?

 

Trata-se de uma página web criada com o objetivo de converter visitantes em leads. Por isso mesmo, é também denominada página de conversão.

Uma Landing Page pode ser independente ou estar associada ao seu site, mas tem sempre o mesmo objetivo: incentivar quem a visualiza a agir. A ação pode consistir simplesmente em deixar os dados do utilizador para contacto futuro, fazer o download de um documento, pedir um orçamento, inscrever-se num curso, entre outras alternativas. Veja um exemplo aqui e outro aqui.

Sendo que o intuito é gerar uma conversão, o conteúdo deste tipo de páginas tem que ser pensado na lógica da ação. Por isso, o layout costuma ser simples, com poucos elementos e pouco texto, mas sempre com um call to action.

O CTA trata-se de um “botão” que apresenta geralmente uma cor que se destaca do resto da página e que incentiva o utilizador a clicar. Ícones com as seguintes frases são exemplos de CTAs: “Fazer download do ebook”, “Quero saber mais”, “Inscrever-me”, “Quero ser contactado”, “Obter Desconto”.

 

Porque deve apostar em Landing Pages na sua estratégia de Marketing Digital?

 

Como já referimos, as Landing Pages são páginas que transformam visitantes anónimos em leads identificados. Isso significa que são uma ótima forma de obter informações, fornecidas voluntariamente, sobre o seu público-alvo.

Algumas permitem angariar mais dados dos utilizadores do que outras. A verdade é que quanto mais valiosa ou interessante for a oferta, mais elementos pode pedir em troca.

Com a informação ao seu dispor, poderá realizar uma análise mais detalhada de quem são seus consumidores, verificar quais as suas preferências, fazer segmentações, criar conteúdos adequados a cada um e aperfeiçoar, se necessário, a sua estratégia. É por isto que as Landing Pages são tão importantes para qualquer negócio.

 

Cuidados a ter na criação de Landing Pages

 

Landing Pages bem elaboradas são meio caminho andado para ter altas taxas de conversão, ou seja, resultados da sua estratégia de Inbound Marketing bastante positivos. Para elaborar uma Landing Page deve ter em atenção alguns pontos essenciais:

  1. Título claro e orientado à ação;
  2. Explicação da oferta e das suas vantagens;
  3. Utilização obrigatória de uma imagem ou de um vídeo;
  4. Formulário adequado à oferta;
  5. Obrigatoriedade de Call to action curto e chamativo;
  6. Links para as redes sociais da sua empresa.

Num outro artigo publicado no nosso blog, pode encontrar informação detalhada sobre cada um destes tópicos. Atente nas nossas dicas para aumentar as taxas de conversão.

 

Ferramentas para criar Landing Pages

 

Se, depois de verificar cada um dos elementos que identificámos acima, continua com dificuldades na elaboração de uma página de conversão, saiba que existem sites onde pode encontrar vários modelos adaptáveis às suas preferências. Basta escolher um layout e adequar o conteúdo às suas necessidades.

Para o ajudar nesta tarefa, elaborámos uma lista das 5 principais ferramentas para criar Landing Pages. Basta escolher a que lhe parecer mais fácil de utilizar ou a que disponha das opções mais adequadas às suas pretensões.

  1. Unbounce
  2. Instapage
  3. Leadpages
  4. IM Creator
  5. Lander

Depois de criar uma página de destino, verifique sempre a taxa de conversão. Se estiver abaixo dos 20%, invista algum tempo a analisar a Landing Page criada. Verifique o que pode ser alterado, o que está a falhar e a impedir que a pessoa que a visita concretize a ação.

É o título que confunde? É a oferta que não indica explicitamente as vantagens? São os dados que está a pedir em troca que deixam o utilizador com receio? Avalie com cuidado, faça um teste A/B e tente sempre aprimorar o trabalho, pois só assim conseguirá obter a melhor estratégia digital.

 

Para o ajudar a fomentar as vendas da sua empresa e a gerar negócios, partilhamos consigo um guia com as 5 etapas para aumentar as vendas com Inbound Marketing. É um documento totalmente gratuito com dicas simples de por em prática. Faça o download clicando na imagem abaixo, veja as nossas sugestões e tenha sucesso no seu negócio!