Importância do Inbound Marketing antes de reformular o seu website

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Um site bem estruturado e estrategicamente desenvolvido é extremamente importante para o marketing da sua empresa. O seu site além de ser um meio de apresentação e demonstração dos serviços ou produtos da empresa, possibilita que o seu negócio tenha visibilidade e assim que seja encontrado mais facilmente por potenciais clientes. No entanto o sucesso de uma estratégia de marketing digital não passa unicamente pela construção ou reformulação de um site com qualidade e com uma boa imagem.

Frequentemente assistimos a clientes que ficam na dúvida entre iniciar um trabalho de Inbound Marketing ou refazer o seu site.

Antes de mais é fundamental referir que apenas reformular o site não irá contribuir para resolver todos os problemas ao nível do marketing digital e não dará garantias que contribuirá para um aumento real da obtenção de oportunidades de negócio.

Assim não fará sentido apenas trabalhar o Inbound Marketing após a reformulação do site, dado que existem inúmeras melhorias que a sua empresa poderá implementar desde já para garantir o seu posicionamento no meio digital e conquistar novos clientes Inbound.

Este artigo pretende assim abordar quais os itens que o site da sua empresa deve contemplar e quais as estratégias mais importantes de Marketing Digital que deve considerar antes de pensar em reformular a estrutura do seu site.

Itens que o site da sua empresa deve contemplar

Num site é importante que os visitantes consigam entender quem é a sua empresa, que tipo de serviços ou produtos oferece e de que forma é possível entrar em contato. No entanto, é fundamental considerar alguns elementos para que forneça uma boa experiência ao utilizador.

Entre os elementos deve considerar os seguintes: navegação fácil e intuitiva, campos de contato, call-to-actions bem definidos e alinhados com a sua oferta, código bem escrito evitando conteúdo duplicado e assegurar uma infraestrutura que garanta estabilidade.

Basicamente é necessário saber quem a sua empresa deseja atrair e se o seu site está adaptado ao seu público-alvo (que personas compram os seus serviços ou produtos), quais são os seus objetivos e o que o visitante deve fazer para atingir o objetivo da sua empresa.

Um site normalmente tem como principal preocupação o produto ou serviço que a empresa oferece, considerando muitas vezes ofertas diretas e promoções que podem apresentar uma baixa taxa de conversão de visitantes em leads. Além disso, por possuir pouco conteúdo informativo, dificilmente irá gerar links externos e consequentemente poucas partilhas.

O processo de refazer um site na maioria das vezes pode demorar tempo, no entanto não deve pôr em causa o sucesso de uma estratégia de marketing digital, bem como a continuidade de garantir resultados. Não espere a conclusão do site para iniciar outras ações de marketing digital, pois isso poderá ser ainda mais oneroso para a empresa pois deixa de gerar novas oportunidades de negócio.

Estratégias que a sua empresa deve implementar desde já

 As estratégias e boas práticas de Inbound Marketing podem contribuir para que a sua empresa construa uma audiência qualificada e consiga gerar novas leads sem que com isso prejudique o processo de reconstrução do site.

Deixamos assim algumas das ações que a sua empresa já pode implementar e que não necessitarão de modificações após o lançamento do novo site:

  • Analise SEO que permite avaliar que elementos mais importantes devem ser trabalhados para que o seu site passe a estar melhor posicionado nas ferramentas de busca. O SEO não é apenas uma tarefa de programadores mas também dos responsáveis de marketing, que conhecem a linguagem dos seus clientes e que podem contribuir com pesquisas e análises de palavras-chave relevantes para o negócio da sua empresa.
  • Integração dos formulários de contato ou ofertas com um CRM para gestão das leads geradas, permitindo trabalhar o relacionamento com o cliente, de forma a conduzi-lo e aproximá-lo do momento de compra.
  • Planeamento e produção de conteúdo de forma a contribuir para o crescimento do tráfego para o seu site. Aconselhamos vivamente que crie e mantenha um blog que tem a vantagem de atrair links externos e posicionar a sua empresa como uma referência, indexando as páginas do website.
  • Criação de landing pages e call-to-actions para conteúdo relevante. Como foi referido anteriormente, os sites habitualmente trabalham ofertas diretas e promoções dos seus produtos e serviços de fundo de funil. As landings pages são uma excelente opção para o aumento do número de conversões no seu site, através de ofertas indiretas, como por exemplo materiais educativos que auxiliam a obtenção de contactos em troca de benefícios para os visitantes, abrindo assim uma porta ao relacionamento segmentado e específico com estes visitantes, para que quando estejam preparados para comprar possam fazê-lo com a sua empresa.

O Inbound Marketing e a reconstrução do seu site poderão estar mais interligados do que imagina. Os benefícios de trabalhar estas duas frentes de forma conjunta permitirão com toda a certeza acrescentar valor ao trabalho do marketing e permitirão que a sua empresa não deixe fugir oportunidades de optimização de resultados e desperdiçar recursos futuros.

Caso esteja a pensar reformular o seu website e necessite de mais esclarecimentos acerca de Inbound Marketing poderá solicitar aqui uma consulta inteiramente gratuita com a Link&Grow: