Google AdWords: Campanha Fica Ativa Após Atingir Budget Diário!

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O Google AdWords apresentou a sua mais recente alteração. Desde o passado mês de outubro, os anúncios mantêm-se ativos mesmo depois de atingir o orçamento diário. O Google AdWords explica que esta mudança vem facilitar o cumprimento de objetivos (em termos de cliques e taxas de conversão) e otimizar o seu ROI (Return On Investment). Se trabalha com anúncios pagos, leia este artigo. É importante que saiba como funciona o Google AdWords, agora que as suas campanhas podem atingir o dobro do orçamento diário estipulado.

 

Qual o motivo desta alteração do Google AdWords?

 

Sempre que inicia uma nova campanha, tem de definir um orçamento diário, ou seja, o valor que irá gastar por dia para a publicitar. Certamente, já reparou que há dias em que os custos estão ligeiramente acima ou abaixo do valor que definiu (de acordo com as oscilações das pesquisas online). É isso que esta alteração do Google AdWords vem balancear. Dobrar o limite do orçamento diário em dias de tráfego intenso equilibra a constância de veiculação dos seus anúncios. Ou seja, se a campanha não for difundida num determinado dia devido ao tráfego raro, será compensada posteriormente em dias/horários de maior volume de pesquisas.

 

Na prática, como funciona, a partir de agora, o Google AdWords?

 

Num dia em que o seu anúncio esteja a ter muitas visitas, continuará ativo até atingir o dobro do orçamento diário estipulado. Só então a campanha será interrompida. A ideia do Google AdWords é que os clientes possam tirar partido dos dias de maior tráfego e não desperdicem o seu budget em dias de pouca procura.

Ao reverter parte do orçamento diário para outros dias do mês, potenciará o desempenho das campanhas do seu site. Isto acontece pois garantirá que os anúncios estarão mais ativos em períodos de maior solicitação.

Vamos dar-lhe um exemplo. Se o seu orçamento diário for de 10€, a campanha estará ativa até atingir os 20€ em dias e horários com maior fluxo de pesquisas online. Nos restantes dias, poderá gastar apenas 2€ ou mesmo 1€.

 

Vou pagar mais pelas minhas campanhas no Google AdWords?

 

As suas campanhas de Marketing Digital não vão ficar mais caras. Segundo a Google, esta alteração foi implementada com o objetivo de otimizar o investimento de quem anuncia na ferramenta. Nos dias com tráfego elevado, os custos poderão subir até ao dobro do seu orçamento diário. No entanto, este será equilibrado com um menor valor associado aos restantes dias.

Vejamos um exemplo. Imaginemos que o orçamento diário da sua campanha AdWords é de 10€ e que o seu ciclo de cobrança é de 30 dias. Ao longo desses 30 dias, as suas cobranças diárias vão diferir: num dia paga 5€, no dia seguinte 2,50€, depois 9€, a seguir 12€, etc. No entanto, no final do mês, o seu orçamento do Google AdWords nunca irá exceder os 304€: 30,4 (média de dias/mês) a multiplicar pelo seu orçamento de 10€.  Desta forma, a sua campanha será cobrada de acordo com a flutuação do tráfego do seu site.

 

O que acontece se ultrapassar o orçamento mensal?

 

Na página de suporte do Google AdWords, esta questão é esclarecida. Pegando no exemplo acima, ser-lhe-ão cobrados apenas os 304€ estipulados e o valor remanescente ser-lhe-á devolvido através de um crédito. A Google não o irá cobrar, desde que o seu orçamento mensal esteja adequado.

Atente no seguinte exemplo: Se o seu orçamento mensal for de 304€ (10€ de budget diário a multiplicar pela média de dias/mês) e o valor a cobrar for de 312€, os 8€ de diferença ser-lhe-ão creditados.

No caso de os seus anúncios atraírem um número de visitas atípico, a campanha será suspendida. Não há, no entanto, razão para alarmes. Significa isto que, em menos dias, atingiu os resultados definidos para um mês e que está no bom caminho para gerar mais leads

 

E se alterar o orçamento mensal a meio da campanha?

 

É fácil. Ser-lhe-á cobrado o valor gasto até ao dia da alteração (por exemplo, 80€) mais o novo orçamento diário máximo (15€), multiplicado pelos restantes dias do mês (por exemplo, 10 dias): 80€ + 150€ = 230€.

 

 

O que acha desta mudança no funcionamento do Google AdWords? Deixe um comentário no nosso blog. Gostaríamos de saber como considera que estas alterações vão influenciar as suas campanhas AdWords. Se tiver alguma dúvida, ajudamos a esclarecê-la.

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