Erros ao escrever um post: 11 dicas essenciais para os evitar!

erros ao escrever um post

Erros de escrita é um péssimo cartão-de-visita num site, num blog ou numa rede social. Saiba como pode evitá-los quando escrever o seu próximo post. Não basta escrever, importa fazê-lo bem! Quantas vezes deixou de ler um artigo de blog a meio porque:

  • Encontrou erros ortográficos que descredibilizaram imediatamente o autor?
  • A leitura era difícil porque não havia sinais de pontuação?
  • Perdeu-se no raciocínio porque o texto não seguia uma estrutura lógica?

Neste artigo partilhamos dicas para evitar erros ortográficos, de pontuação e de estrutura lógica nos seus posts, quer sejam artigos de blog ou publicações nas redes sociais. Garanta que os seus visitantes leem o que escreve com atenção, até ao fim!

 

# Evite erros ortográficos

Não há margem para dúvidas: dar erros diminui a sua credibilidade imediatamente. Por vezes, acontecem por falta de conhecimento, outras vezes por falta de revisão. Por um ou outro motivo, o importante é saber como evitar erros ortográficos!

1. Em primeiro lugar, certifique-se de que a pessoa que escreve o conteúdo da sua marca é profissional e veja a forma como escreve. No caso de o conteúdo ser escrito em línguas estrangeiras, o copywriter deve dominar perfeitamente a língua em questão, para evitar uma escrita tosca.

 2. O corretor ortográfico do processador de texto deve estar ativo, pois dá indicação sempre que há alguma discordância ortográfica. Contudo, nem sempre as correções estão certas. Em caso de dúvida, certifique-se antes de aceitá-la ou opte por um sinónimo.

3. Existem corretores ortográficos online que o podem ajudar. Um deles, é o FLip. Basta digitar o texto, indicar o idioma e os erros ortográficos serão assinalados, com a devida sugestão de correção. Esta é uma ferramenta bastante útil para quem procura saber como evitar erros ortográficos no site, no blog ou nas redes sociais.

4. Leia o texto, antes da sua publicação, horas depois de o finalizar. Verá que as gralhas e erros serão detetadas mais facilmente, pois o olhar não está “viciado”. Esta é uma dica elementar para quem procura evitar erros ortográficos.

 

# Não falhe na pontuação

A pontuação dos textos é muitas vezes descurada, o que é um erro porque, além de tornar a leitura difícil e desinteressante, a falha de uma simples vírgula pode resultar na inversão do sentido pretendido. Saber como evitar erros ortográficos é saber pontuar. Siga as nossas dicas e não descure este aspeto.

5. Na escrita online, o conteúdo tem que ser de leitura fácil e rápida. Opte por frases curtas e, se se alongar um pouco mais, utilize vírgulas, dois pontos, ponto e vírgula. Os sinais de pontuação ajudam a ler pausadamente e a assimilar as ideias.

6. Leia o post em voz alta. Este exercício é uma ótima dica para todos os que procuram saber como evitar erros de pontuação, pois ajuda a perceber onde devem ser feitas as pausas na leitura e indicam, portanto, onde colocar os sinais de pontuação.

7. Antes de publicar, peça a alguém que leia o texto e confirme se a mensagem que pretende passar é, de facto, a que o texto divulga.

8. Se publica posts ou se envia emails, é porque os considera relevantes para partilhar com os seus clientes. Não corra o risco de:

  • não perceberem o que escreveu porque, por exemplo, as frases são demasiado longas e perdem o raciocínio;
  • perceberam exatamente o contrário do que pretendia porque, por exemplo, uma vírgula alterou o seu sentido.

 

# Tenha uma estrutura lógica

Para escrever conteúdo de qualidade não basta apenas saber como evitar erros ortográficos, gralhas e falta de pontuação. É preciso estruturar o raciocínio, para facilitar a integração das ideias. Lembre-se:

9. Os posts de blog ou as publicações nas redes sociais, devem ser simples e diretos porque a leitura é imediata e, muitas vezes, feita na diagonal. Tem poucos segundos para cativar, por isso, ao escrever, evite frases secundárias, que quebrem o raciocínio e retire o excesso de conteúdo dos seus textos.

10. Imagine o texto como um funil. Comece com conteúdo mais generalista e vá aprofundando, à semelhança de um funil, até chegar ao cerne da questão. Importa dar aos seus leitores a informação necessária para que possam compreender o objetivo do seu post. É importante ter em mente as suas personas e diferentes jornadas de compra. Mas não divague excessivamente: correrá o risco de perder a sua atenção.

11. Além de saber como evitar erros ortográficos e de pontuação, é importante recorrer à utilização de títulos, subtítulos, marcadores, numeração e negrito (este último, com moderação,) que espelham visualmente a estrutura das ideias do seu texto. Isto ajudará o leitor a perceber quais as ideias mais importantes a reter e qual o objetivo principal do artigo.

 

Produza conteúdo de qualidade, pois é através dos posts partilhados e das publicações que faz nas redes sociais que a imagem da sua empresa é projetada. Esse é, aliás, o pilar do marketing de conteúdo. Reveja os seus textos as vezes que forem necessárias para evitar erros de escrita!

Sabe como evitar erros para além destas sugestões que aqui partilhamos? Gostávamos de conhecê-las! Deixe um comentário ou, se preferir, fale com a nossa equipa através dos nossos contactos diretos.

Entretanto, consulte o nosso ebook sobre como conquistar + 50.000 leitores para o seu blog. Encontrará mais dicas para escrever conteúdo de qualidade.