Crie uma estratégia de conteúdos infalível em 4 passos

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Em qualquer dia da semana há uma coisa na lista de tarefas de cada inbound marketer: a criação de novos conteúdos. Mesmo se você não é o único criador, esta tarefa passa, definitivamente pela sua cabeça. Os profissionais de marketing costumam criar conteúdo apenas quando convém às necessidades da sua empresa - por exemplo, quando há um novo produto a promover. Mas o Inbound Marketing força-o a desistir dessa abordagem. Os profissionais de marketing precisam agora de produzir um fluxo constante de novos conteúdos a partir de posts e atualizações de social media para vídeos, e-books ou webinars.

Este conteúdo é útil de muitas maneiras: melhora os seus rankings em motores de busca, direciona o tráfego para os seus sites e ajuda a sustentar leads existentes. Mas criar constantemente novas ideias pode ser uma tarefa exigente. Quando a inspiração seca, existe o risco de cair em duas armadilhas igualmente perigosas: Se parar de criar novos posts, vídeos, e-books ou outras peças de conteúdo, estará a desligar uma fonte importante de novo tráfego e leads. E, se entrar em pânico e começar a emitir conteúdo sem critério que não gera valor para o seu público, corre o risco de atrair o tipo errado de visitantes enquanto afasta os prospects que realmente interessam.


Assim, a Link&Grow deixa-lhe aqui 4 passos essenciais para preparar e criar conteúdo que o vão deixar mais preparado para estes vazios de inspiração que lhe podem ocorrer:

  1. Conheça o seu público

Antes de começar a escrever e explorar diferentes tipos de conteúdo e formatos, é importante entender para quem está a escrever. Quem são os seus clientes ideais e prospects? Quais são as suas maiores preocupações, necessidades e interesses? Onde pode alcançá-los - em motores de busca, redes sociais ou blogs? E que tipo de conteúdo estes preferem? Estas perguntas ajudarão a desenvolver perfis que deverão poder ser identificados na sua base de dados de clientes e prospects.
Conheça o caminho que faz um cliente chegar até si e construa, assim, bases mais sólidas na identificação dos seus potenciais clientes.

       2.  Identifique o seu ciclo de compra

O conteúdo desempenha um papel crítico em todas as fases do processo de Inbound Marketing, logo desde a consciência da existência da sua empresa para ajudar a converter leads em clientes. Mas os tipos de conteúdo que deve usar para alcançar cada um dos objetivos são muitas vezes muito diferentes uns dos outros, o que significa que precisa de se certificar de que está a criar conteúdo para cada uma das fases do ciclo de compra, sendo elas:Consciência – O prospect familiariza-se com a sua marca ou percebe que tem uma necessidade que corresponde a um seu produto / serviço.
Pesquisa – O prospect identifica o problema e pesquisas potenciais soluções, incluindo o seu produto ou serviço.
Comparação/Validação – O prospect analisa as opções e começa a diminuir a lista de fornecedores.
Compra – O prospect decide a quem compra.

       3.  Estruture o seu conteúdo    

Em seguida, identifique os tipos de conteúdo e canais que funcionam melhor para cada fase do ciclo de compras. É claro que os seus potenciais clientes podem envolver-se com determinados canais ao longo de todo o processo de compra, como a leitura de posts num blog ou seguir a sua marca nas redes sociais.

        4.  Construa o seu Cronograma Editorial

Assim que os perfis dos seus potenciais clientes estiverem identificados e o conteúdo-tipo a utilizar para cada um deles ficar devidamente estruturado, é hora de descobrir quando e onde partilhar o conteúdo que será criado.
Uma forma eficaz de o fazer é criar um cronograma editorial. É como um guião para a criação de conteúdo, onde se identifica que tipo de conteúdo deve ser criado, que tópicos cobrir, quais os alvos a atingir e quantas vezes deve publicar para dar um melhor suporte à sua estratégia de Inbound Marketing.


Ficam assim aqui algumas dicas básicas para se preparar para a exigente mas recompensadora tarefa de desenvolver conteúdos para os seus clientes e prospects. Irá notar diferença nos resultados, podemos garantir.

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