Como pode a Automação de Marketing Otimizar o seu Negócio?

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A geração de leads, o lead scoring e a nutrição de leads são todas as componentes importantes do processo de marketing. Sem a automação de marketing estas tarefas consomem bastante tempo e, quando feitas manualmente, estão sujeitas a uma grande probabilidade de erro humano. Muitos departamentos de marketing atualmente geram muitas leads, dificultando a tarefa do departamento de vendas qualificar e acompanhar as leads. Pode parecer um excelente problema para se ter, mas não há grande valor em gerar um monte de leads se estas não são contactadas e conduzidas pelo funil de vendas.

Basicamente, a automação de marketing é a otimização de todo o processo, desde o planeamento e execução à análise. A automação pode ser customizada com base em vários targets, ciclos de vendas, promoções, ou qualquer que sejam os contornos do plano estratégico. Os dados adquiridos dessas atividades fornecem bons conhecimentos e análises.

 

1.       Criar

As possibilidades são infinitas! Pode criar e testar emails, questionários, microsites e relacionar-se com os seus clientes através da personalização e customização. Com base nas ações dos seus visitantes irá perceber que design, conteúdo e calls-to-action funcionam melhor.

 

2.       Execute

Pode enviar centenas de email automatizados através de campanhas de marketing gota-a-gota, controlar o uso do conteúdo, aferir a eficácia do seu SEM (Search Engine Marketing), integrar com várias redes sociais e colher os benefícios de alcançar um grande número de pessoas com mensagens one-to-one relevantes.

 

3.       Gerir

A automação de marketing facilita a monitorização das leads à medida que estas se movem pelo ciclo de vendas ao aplicar o lead scoring. É possível ajustar as campanhas com o intuito de otimizar os resultados e assegurar o relacionamento com os clientes o mais eficazmente possível. Ao longo do processo é possível comunicar com o departamento de vendas através de aplicações de software, permitindo também aumentar a responsabilidade interna.

 

4.       Medir

Se tem em vigor campanhas multi-canal, existe grande valor em conhecer qual foi o primeiro ponto de contacto da lead e a interação de cauda longa, assim como ser capaz de comparar a eficiência das diferentes campanhas. Pode executar vários relatórios e medir uma grande variedade de métricas, o que irá facilitar o planeamento das próximas campanhas.

Tendo em conta a existência de um grande número de plataformas de automação de marketing atualmente disponíveis, é importante escolher uma que se adeque às necessidades da sua equipa de marketing. Outro elemento chave a ter em conta é a avaliação do conteúdo e recursos criativos existentes e como estão todos integrados dentro do website, das redes sociais e de outras estratégias de marketing. Feito isso é necessário desenvolver um plano que capte, relacione e monitorize a geração de leads e o processo de nutrição.

Vemos a automação de marketing como um investimento de longo-prazo no relacionamento com os nossos clientes e que tem números para provar a sua eficácia.


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