Como Melhorar as Taxas de Conversão com Princípios Persuasivos

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Um bom marketer ou comercial sabe tudo sobre persuasão. Sabe que é importante convencer as pessoas do seu mercado-alvo e atrai-las para a sua empresa, sabe que é importante ser mais convincente e destacar-se da concorrência. Por isso é normal que concentre todos os esforços nas táticas de Marketing Digital que conhece para aumentar as taxas de conversão quando visitam o website da sua empresa!

Contudo, é possível que esteja a negligenciar alguns dos princípios de persuasão. Assim sendo, vamos agora expor alguns princípios que o podem ajudar a impulsionar as vendas em 2016.

 

1.     Detalhes que não importam

O seu negócio até pode ir de vento em poupa. Não faltam vendas, a empresa está em crescimento e os seus clientes estão extremamente satisfeitos com o seu produto ou serviço.

Mas na verdade, se calhar não foi sempre assim. Talvez há dois ou três meses atrás as coisas não estavam muito famosas e os clientes reclamavam! Uma chatice! Mas decidiu fazer algumas mudanças e as coisas já correm melhor!

Se todos os clientes que compraram um dos seus produtos ou serviços deixaram um feedback positivo, nas últimas semanas, pode usar isso a seu favor.

Adicione algum texto no seu website que mostre a satisfação dos seus clientes, como por exemplo: “100% dos nossos novos clientes na última semana estão extremamente satisfeitos!”

O que é que um cliente potencial retira dai? Basicamente, duas coisas, “100% dos clientes” e “extremamente satisfeitos”. As pessoas tendem a ignorar a informação base e concentram-se mais nas suas especificidades.

 

2.     Imitação é a forma mais sincera de lisonjear

O que quer que esteja a vender, sejam roupas ou acessórios para atividades ao ar livre, sabe que o marketing assenta na compreensão do seu mercado-alvo. Esta compreensão do mercado facilita imenso a forma como comunicamos com o nosso público.

Uma forma muito fácil e simples de “pesquisa de mercado” é averiguar o que os seus clientes dizem de si e aproveitar isso em prol da empresa. Use as mesmas palavras, tom e estilo, nas suas campanhas publicitárias e os meios de comunicação que são da preferência dos seus clientes.

Nesta tática de marketing, mais do que em qualquer outra, uma imagem vale mais do que mil palavras. Adicione imagens de pessoas que usam o seu produto ou serviço no website. Use vídeos e testemunhos também.

 

3.     Notícias de última hora podem impulsionar as suas vendas

O mais recente filme do Star Wars foi lançado. Já esgotou e bateu recordes de bilheteira.

Mesmo antes do filme ser lançado, as marcas aproveitaram para correr campanhas relacionadas com o Star Wars.

Foi uma jogada inteligente, pois as pessoas são facilmente influenciadas por notícias de destaque. É uma abordagem que deve testar também.

Considere algumas notícias e encontre uma forma de trabalhar as suas campanhas em torno delas.

 

4.     A concorrência

A última coisa que quer que um dos seus visitantes faça, é comparar o seu produto ou serviço com o da concorrência. A melhor forma de vencer a batalha contra a concorrência é através da familiarização do produto ou serviço. Tente informar as suas visitas sobre os produtos ou serviços que dispõe.  

A verdade é que as pessoas não lidam bem com a ambiguidade. Quando se deparam com uma decisão de compra entre um produto ou serviço que é devidamente explicado num website e um produto ou serviço semelhante com uma explicação mínima noutro website, geralmente optam pelo primeiro.

Tire o máximo partido desta ambiguidade e forneça descrições detalhadas e esclarecedoras sobre as suas ofertas. Elimine a ambiguidade na decisão de compra através da possibilidade de, por exemplo, devolução e reembolso num período de 15 dias.

Alem disso, certifique-se que adiciona uma prova social no website. Dê destaque às cotações de clientes satisfeitos, com nome e imagem associada e certamente que terá um acréscimo de credibilidade.

 

5.     Junte tudo

Procure sempre novas formas de transformar clientes curiosos em clientes fiéis!


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Autor: Sónia Coelho

Consultora de Inbound Marketing