Como fazer um vídeo viral?

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O vídeo está a tomar grandes proporções mundiais! A Cisco prevê que o consumidor de internet vídeo representará 80% do tráfego total em 2019. As empresas que ainda não investiram no vídeo devem começar agora a aumentar o reconhecimento da marca e a envolver os consumidores.

Os Marketers vêm potencial no vídeo digital: 41% das agências acreditam que o vídeo online é tão eficaz como a Televisão. 31% estão ainda mais confiantes e sentem que os vídeos patrocinados têm um melhor desempenho em relação aos comerciais televisivos.

Para os Marketers, usar vídeos com marcas, é a melhor forma para captar a atenção do consumidor, em vez de usar spots publicitários de 30 segundos e interromper a programação preferida do consumidor. Tendo em conta o relatório da Youtube sobre as Top 100 Marcas, descobriu-se que as visualizações de conteúdo das 100 marcas praticamente duplicaram nos últimos 12 meses.

Neste post serão abordados os aspetos da produção de vídeos virais e dicas que os marketers podem seguir para criar conteúdo merecedor de partilha para as suas empresas.


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PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE VÍDEO

Para um vídeo se tornar viral, as empresas têm de ter uma abordagem integrada de marketing. É imprescindível casar a publicidade vídeo e o conteúdo com a geração de leads, a nutrição de leads, o marketing e os esforços de vendas. Não é possível que o vídeo atinja os seus objetivos sem uma estratégia organizada e transversal à empresa.

Muitos marketers orgulham-se de captar momentos orgânicos e espontâneos dignos de partilha. Contudo são poucas as marcas que podem suportar uma equipa para procurar conteúdo. Em vez disso, a maioria das campanhas de vídeo começa com uma ideia e depois um storyboard. Dependendo do orçamento, os vídeos podem ser feitos tendo em conta a tecnologia disponível.

 

A CIÊNCIA DA PARTILHA SOCIAL

A maioria dos vídeos torna-se viral como resultado da exposição nos média sociais.

5 razões que motivam as pessoas a partilhar:

  • 49% acreditam que partilhar gerar valor, encoraja a ação, entretém e influencia opiniões
  • 68% partilha algo como uma extensão do self e para demonstrar os seus interesses pessoais
  • 78% quer partilhar histórias para manter e melhorar relacionamentos com pessoas da sua rede
  • 69% partilha para se sentir preenchido e ligado com o mundo
  • 84% estão motivados a promover causas ou problemas que lhes são importantes

Para incentivar as pessoas a partilhar, os marketers devem ter em conta 5 pontos chave:

  • Apelar à motivação dos consumidores para que se conectem uns aos outros, não só com a marca
  • A confiança é o preço de entrada para ser partilhada
  • Keep it simple e será partilhada
  • Apelar ao sentido de humor
  • Abraçar o senso de urgência
  • Ao ter em conta estas táticas em todos os vídeos produzidos, está a um passo de gigante de criar conteúdo que os consumidores vão gostar e partilhar com os seus amigos

 

CONCLUSÕES

O segredo para criar um vídeo viral é: não há nenhum segredo! Tornar-se viral é raro e nunca é garantido, mas ter conhecimento do que é preciso para desenvolver vídeos partilháveis é importante. Criar vídeos com conteúdo é uma forma de alcançar a audiência e de se conectar com potenciais clientes.

Os marketers devem produzir conteúdo que ajude a organização a alcançar os seus objetivos de curto e longo-prazo. Com o apoio da sua organização e uma estratégia organizada para materiais periféricos e geração de leads, os vídeos serão um ativo para o marketing-mix.


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Autor: Sónia Coelho
Consultora Júnior de Inbound Marketing