Como e porque criar uma Persona?

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Na produção de material para o blog ou para as redes sociais de uma empresa utilizamos um recurso interessante que facilita a criação dos temas: a criação de uma Persona, ou seja, a definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores.

Cumprir esse desafio de criar e montar uma Persona pode ser mais fácil quando conseguimos fazer as perguntas certas. Depois, basta utilizar essas informações de uma forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.

Hoje vamos abordar como criar um modelo de Persona ideal para orientar corretamente as ações na sua empresa. Confirme!

Por onde começar

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, de modo a que numa rápida análise possa identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se possui uma base de clientes, deverá ser o primeiro passo para começar as suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que adquiriram o seu produto/serviço, alguns deles tendem a exemplificar a sua Persona.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos como insatisfeitos. Em ambos os casos, certamente aprenderá algo sobre a perceção do seu produto/serviço e quais os desafios que os seus clientes estão a encarar.

Questões que vão ajudar a definir uma Persona

Depois de levantar algumas informações, vai precisar orientar-se pelo perfil de seu cliente típico, ou seja, pela maioria, para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental da sua Persona:

- Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
- Que tipo de assunto lhe interessa sobre o seu setor?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal como profissionalmente)?
- Qual o seu nível de instrução? Quais os seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
- Quem influencia as suas decisões?

 

Resumindo:

Precisa ter em mente o que a pessoa responsável pela compra do produto ou serviço procura na área de atuação da sua empresa. Pense nos assuntos em que ela pode estar interessada, como por exemplo os problemas que enfrenta no dia-a-dia relacionados com o seu setor.

Uma vez encerrado esse processo, terá uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores.

O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com isso, poderá unificar as informações e elaborar a personagem num documento a ser disponibilizado para que todos possam beneficiar do estudo que fez.

 

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