Como Devemos Anunciar na Rede Social Twitter?

twitter.jpg

O Twitter anunciou recentemente a abertura de contas para anúncios dirigidos a pequenas e médias empresas. Esta notícia abre novas possibilidades para conversões, geração de Leads, aquisições de clientes e ampliação de divulgação de marcas e produtos. Mas sabe como está a funcionar esta nova modalidade para ter resultados efetivos?

 

Twitter, público-alvo e indicadores

Hoje existem mais de 255 milhões de utilizadores ativos no Twitter que publicam uma média de 500 milhões de Tweets por dia. Em média os utilizadores do Twitter seguem seis marcas ou mais. (Fonte: Twitter for Business)

 

Quanto custa anunciar no Twitter?

Não há um valor tabelado ou específico. Os anúncios via Twitter Ads são definidos através de leilão. Há duas formas de se determinar como definir lances para as suas campanha. Pode escolher entre o lance automático ou o lance máximo.

Lance automático

Permite ao Twitter otimizar automaticamente os lances para si. Ao fazer uso dessa opção, o Twitter procura inserir o anúncio nos leilões com o lance mais baixo possível, além de procurar atingir os objetivos gerais de campanha.

Lance máximo

Com este modelo é possível selecionar manualmente o valor de um seguidor, Lead, clique para o seu negócio. A forma como esse leilão funciona é chamado de “segundo preço”.
Ao inserir um lance manual, não pagará esse valor quando ganha um leilão de campanha com base num objetivo. Em vez disso, você pagará apenas € 0,01 acima do lance  do anunciante que ficar em segundo lugar com o ajuste de qualidade.

O tipo de campanha determina as ações para as quais está a fazer um lance e pelas quais será cobrado assim que a campanha começar a funcionar.

 

Tipos de anúncios no Twitter

Existem dois formatos para anunciar no Twitter, cada um com  a sua forma específica de gerar conversões.

Promover contas

O Twitter faz uma pesquisa por perfis semelhantes aos seus seguidores por meio de interesses similares e quando encontra uma conexão recomenda o seu perfil na sessão “quem seguir” localizado no canto superior direito da sua página inicial. Dessa forma vai obter novos seguidores que mais se aproximam do seu perfil.

Tweets promocionais

O Twitter monitora de forma constante as suas publicações, promove as que tiveram um maior nível de envolvimento e divulga os melhores automaticamente. Se não tiver nada de novo o Twitter promove os mais partilhados no melhor dia e horários em relação à sua conta. Só paga quando alguém seguir ou interagir com o seu post e não paga pela visualização.

Pode ainda pagar apenas por quanto quer investir por dia ou quanto quer pagar por novo seguidor ou interação. Ainda pode segmentar por local e promover para dispositivos móveis ou desktops.

 

Tipos de campanhas

Há diversas campanhas específicas para cada ação. Analise quais serão as ideais para o seu objetivo de marketing digital.

Campanha de cliques ou conversões em website

Tem por objetivo promover tráfego e gerar conversões no seu website a partir de Tweets direcionados a públicos específicos. Esse tipo de campanha permite que você divulgue o conteúdo do seu site via Tweet.

O valor médio indicado pelo Twitter para uma campanha de cliques ou conversões em website varia entre €1,5 até €10,00 dependendo do seu público-alvo.

Só será cobrado pelos cliques no seu site que são adquiridos a partir dessa campanha. Todas as outras ações (impressões, respostas e Retweets, por exemplo) são gratuitas.

Campanha de seguidores

Promove a sua conta ou aumenta o seu público no Twitter. A campanha de seguidores tem por objetivo aumentar a sua base para gerar novos negócios. Seguidores visualizam o seu conteúdo e ajuda-o a ampliar a sua mensagem e pode colaborar com a atração de ainda mais seguidores.

O custo por seguidor no Twitter é definido por um leilão de segundo preço entre outros anunciantes, mas de acordo com a própria rede social as médias históricas recomendam lances entre €2,50 a €3,50.

A sua conta só será cobrada pelos seguidores que você adquirir a partir dessa campanha. As demais ações (impressões, respostas e Retweets, por exemplo) são gratuitas.

Campanha de envolvimento com Tweet

Se quer ampliar o alcance do seu conteúdo para atingir um público relevante no Twitter esta é a campanha ideal.

Se comparado com outras campanhas, a de envolvimento com Tweet tem um valor mais baixo. A recomendação neste caso pela rede social varia entre €1,50 a €2,50 por clique.

Pode promover Tweets que são publicados organicamente ou criar Tweets que são promovidos somente para os públicos que pretende direcionar.

Se o seu objetivo é lançar novos produtos, ligar-se a influenciadores e promotores da marca para que eles vejam o seu conteúdo ou mesmo pedir retweets para ganhar um público ainda mais amplo esta é a campanha certa para si. Isso também vale para conteúdos específicos que quer espalhar, como novos posts no blog ou novos materiais ricos.

Apenas será cobrado pelos envolvimentos com seus Tweets Promovidos. As impressões são gratuitas.

Campanha de instalações/envolvimento com a aplicação móvel

O objetivo aqui é fazer com que os utilizadores instalem a aplicação para smartphone e aumentem novos envolvimentos de utilizadores existentes. Com a promoção da aplicação para smartphone, os anunciantes podem estimular os utilizadores a baixarem ou abrirem as aplicações diretamente de um Tweet.

Para conversões nessa modalidade o Twitter recomenda que as Campanhas de instalações ou envolvimento com aplicação variem entre €1,95 a €3,25.

Apenas será cobrado pelos cliques, para instalar ou abrir a aplicação, adquiridos a partir dessa campanha. Isso permite que você pague apenas pelos cliques que levem o utilizador à App Store ou ao Google Play ou a abrir a aplicação.

Todas as outras ações (impressões, respostas e Retweets, por exemplo) não envolvem cobranças.

Campanhas de Leads

Se tem por objetivo a aquisição de novos e-mails para a sua base a Campanha de Leads é ideal. Esta campanha faz com que pessoas que expressam interesse na sua oferta partilhem os seus endereços de e-mail consigo.

O custo para ter resultados em Campanha de Leads no Twitter é considerado um dos maiores. A variação da campanha é de €4,47 a €23,00.

Apenas será cobrado pelos Leads adquiridos. Todas as outras ações (impressões, respostas e Retweets, por exemplo) são gratuitas.

 

O que não pode anunciar no Twitter

O Twitter possui dentro da sua política de privacidade uma série de restrições sobre anúncios. Fique atento ao que você não pode anunciar.

São proibidos:

  • Anúncios de bens e serviços ilegais;
  • Anúncios de produtos e serviços potencialmente perigosos ou enganosos;
  • Anúncios com alegações enganosas, como ofertas do tipo “fique rico rapidamente”;
  • Anúncios incentivando os utilizadores a partilharem as suas informações de acesso;
  • Anúncios a incentivar publicação de spam.

 

Conclusão

Não adianta investir um grande valor se a sua proposta não está alinhada a uma rede social de 140 caracteres. O seu conteúdo precisa estar em dia, os seus posts coerentes e com conteúdo certo para que as suas campanhas gerem ainda mais resultados.

Acompanhe o desempenho de sua conta, faça ajustes de lances e mude a estratégia se precisar. Fique atento ao conteúdo de benchmarks, concorrentes e como eles estão a usar as estratégias de Twitter Ads. Isso pode dar um bom norte às suas futuras campanhas e fazer com que seus resultados sejam ainda maiores.

Caso pretenda, aprofundar mais esta temática, oferecemos sem compromisso a possibilidade de avaliar o seu Marketing Digital atual, oferecendo dicas valiosas para potenciar mais resultados com a metodologia de Inbound Marketing.

Por favor, deixe as suas ideias e pensamentos sobre este post na secção COMMENTS em baixo!