Canva: edite e crie boas imagens com estas 9 ferramentas!

canva

O Canva é um editor de fotos e imagens online. Como já temos vindo a referir, um bom post deve estar associado a uma imagem de qualidade: contextualizada, apelativa e original. Se costuma criar as imagens para as suas publicações, saiba que a ferramenta Canva ajuda a dar um toque mais profissional e pode facilitar muito o seu trabalho.

Uma vantagem? O Canva é gratuito! Outra vantagem? Utilizar esta ferramenta de criação de conteúdos gráficos é fácil. Seleciona uma foto ou imagem, arrasta-a para o Canva e, a partir daí, cria o seu próprio design. Imagens para posts de Facebook? Montagens originais? Fotos para o Instagram? Com o Canva pode fazer tudo, inclusivamente partilhar o seu projeto com quem quiser para que possam trabalhar nele em simultâneo.

 

9 utilidades da ferramenta Canva

 

1. Alinha, corta e melhora a qualidade das suas fotos

O Canva é a solução para fotografias desalinhadas e pouco nítidas ou muito escuras.

Corte, redimensione e melhore o posicionamento das suas fotos. Jogue com a saturação para conseguir maior nitidez e ajuste o brilho e o contraste se a foto estiver muito escura. Acrescente um filtro à sua escolha e a foto estará pronta a ser publicada nas redes sociais ou no site da sua empresa.

 

2. Imagens com a palavra certa

A sua imagem enriquece se acrescentar um texto? No Canva pode fazê-lo facilmente. Selecione a imagem, clique na ferramenta de texto e selecione o layout mais condicente. Há muitos, o difícil é escolher!

Estava a pensar numa pequena banda desenhada para o próximo post? No Canva encontra “balões de fala” que pode acrescentar às suas imagens.

Uma imagem vale mais que mil palavras, mas uma imagem com as palavras certas trará melhores resultados: partilhas, likes e comentários dos seus seguidores.

 

3. Fotos com fundo transparente

Procura dar um toque mais profissional às fotos dos seus posts? A ferramenta de transparência do Canva permite-lhe selecionar cada elemento da foto e, clicando na seta do menu, regular a sua transparência. Experimente fazer contrastes de transparência/opacidade e recorra aos filtros que existem disponíveis no Canva. Surpreenda-se a si mesmo na criação de conteúdos online.

 

4. Imagens com um toque especial

No Canva tem ao seu dispor diversos fundos que lembram texturas de diferentes papéis e tecidos e criam padrões com um toque mais ornamentado. Combine-os com filtros e com a barra de transparências do Canva. As hipóteses de edição de uma fotografia multiplicam-se e os seus seguidores do Instagram agradecem.

 

5. Fotografias vintage

Aplique uma vinheta de tons cinza a uma foto e parecerá retirada de um álbum de fotografias encontrado no sótão lá de casa. Combine vinhetas e filtros para criar um resultado digno de uma câmara fotográfica dos tempos idos. Fica a ideia para ilustrar o próximo artigo de blog.

 

6. Fotografias artisticamente desfocadas

A desfocagem destaca certos elementos da sua fotografia, ao mesmo tempo que lhe dá um toque mais artístico. Explore a versatilidade da ferramenta de desfocagem do Canva! Uma dica: a barra de desfocagem pode ser utilizada inversamente, para focar elementos que não aparecem muito nítidos.

 

7. Decore as suas fotos e imagens com adesivos e ícones

Falta algo naquela foto que vai publicar no próximo post do Facebook? Pesquise por “adesivos” na biblioteca do Canva, surpreenda-se e encante os seus seguidores com as montagens mais criativas. E porque não comunicar de forma fácil e clara, recorrendo aos ícones e símbolos que o Canva disponibiliza? Lembre-se: os emojis estão definitivamente na moda.

 

8. Linhas guia para a criação dos seus layouts

Esta funcionalidade é uma mais valia para criar layouts personalizados. A biblioteca do Canva disponibiliza linhas guia que, por exemplo, dividem a sua página ao meio, em quatro, ou mesmo noutro tipo de arranjos, um pouco mais complexos. É fácil de utilizar. Selecione a sua linha guia e arraste a fotografia para o Canva. Depois, por exemplo, utilize recursos da biblioteca de fotos profissionais do Canva. Esta é uma funcionalidade valiosa para quem quer criar imagens para acompanhar artigos de blog ou posts das redes sociais.

 

9. Crie o wireframe para o seu site

Se ainda não criou o seu site, a ferramenta Canva pode ser-lhe útil para testar e organizar o wireframe do seu site, ou seja, o esqueleto do seu projeto final. Experimente, de forma intuitiva, os wireframes disponíveis no Canva. Arraste e posicione os diversos elementos, inclua widgets, tente vários modelos de barras de ferramentas, entre outros.

 

O Canva é uma ferramenta pensada para tornar o processo de criação e edição de conteúdos gráficos acessível a todos. Experimente e diga-nos de que forma esta ferramenta contribui para o seu trabalho! Se tem alguma dúvida, deixa aqui o seu comentário.

Já utiliza o Canva para ilustrar as suas publicações nas redes sociais? Venha conhecer o resultado do seu trabalho! Confira quais os posts do Facebook que têm mais sucesso. Analise o desempenho da sua página e tire conclusões. Para o ajudar, disponibilizamos o documento de registo que usamos na Link&Grow para controlo do desempenho de publicações. Um relatório de desempenho do Facebook onde poderá apontar o alcance de cada publicação, número de gostos, comentários e partilhas. Aproveite esta ferramenta! Esperamos que seja útil!