Blog: 5 tipos de conteúdo que cativam mais leitores!

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Um blog é meio caminho andado para atrair visitantes para o seu site e para ter uma presença de sucesso na internet. Através do blog pode divulgar conteúdo de qualidade, que desperte a curiosidade dos utilizadores da internet e o interesse em regressar. Mas importa sublinhar que não basta ter um blog e “despejar” textos. É preciso partilhar ideias e informações que interessem a quem o visita, e não parar de surpreender com conteúdo de qualidade. Só assim conseguirá manter o ritmo de atrair visitantes – aumentar o tráfego – gerar leads – angariar clientes.

 

3 Dúvidas sobre publicações no blog

As mesmas dúvidas assaltam quem já tem um blog e publica frequentemente e quem está agora a definir a sua estratégia de Inbound Marketing:

1) Qual o tipo de posts que devo partilhar com os meus clientes?

2) Quando e como devo utilizar imagens e vídeos a acompanhar os textos?

3) Quais os formatos que mais cativam quem visita o blog?

 

Ter um blog é um trabalho que exige disponibilidade e planeamento. Sabemos que não é tarefa fácil e por isso partilhamos consigo 5 tipos de conteúdo que poderá utilizar no seu blog para torná-lo mais dinâmico e eficiente na hora de gerar resultados.

 

1. Posts educativos

Este tipo de posts tem como objetivo ensinar algo sobre a sua área de negócio a quem o visita. Ao escrever, o foco deve ser a transmissão de conhecimento e não a venda do seu serviço/produto. Por exemplo, se tem um site de vinhos, poderá partilhar no blog um post sobre os cuidados a ter para servir um vinho à temperatura ideal.

 

2. Posts com notícias atuais

Se os seus potenciais clientes têm interesse na sua área de negócio, certamente quererão saber as notícias mais atuais do setor. Continuemos com o exemplo dos vinhos. Se há um novo e importante evento de vinhos e gastronomia ou se um vinho português venceu um prémio internacional, é pertinente partilhar estas notícias. Além de potenciar a qualidade e interesse do conteúdo do seu blog, o facto de os seus visitantes confiarem que, fazendo a subscrição, estarão sempre atualizados, será um ponto a seu favor.

Mas lembre-se: publicar notícias no blog exige imediatismo ou corre o risco de repetir notícias já divulgadas pelos seus concorrentes.

 

3. Entrevistas no blog

Entrevistar personalidades influentes na sua área de negócio transmite credibilidade e autoridade ao seu blog. Convide profissionais para responder a algumas questões que considera pertinentes e partilhe o resultado com os seus visitantes.

 

4. Posts em formato de lista

Na internet o formato das listas é um sucesso porque as pessoas procuram respostas rápidas e claras. Qual a forma mais eficiente de apresentar a informação? Recorrendo a posts com formato de listas.

Quais as vantagens?

· São fáceis de ler

· É simples focar o conteúdo que mais nos interessa

· Os títulos são, geralmente, bastante sugestivos.

Três exemplos práticos:

· “Conheça o top 5 dos vinhos alentejanos”

· “Os 10 vinhos portugueses mais premiados”

· “5 vinhos que deve guardar para ocasiões especiais”

 

5. Posts com vídeo incluído

No nosso blog, já por diversas vezes referimos a importância dos vídeos na internet. Além de cativar mais utilizadores, que dão primazia ao audiovisual, muitas vezes facilita a compreensão do conteúdo.

O segredo passa por partilhar no seu blog artigos que incluam ambos os formatos. Experimente gravar um vídeo, publicá-lo (existem canais próprios, como o Youtube ou o Vimeo) e explicá-lo, comentá-lo ou transcrevê-lo através de um texto. O seu post enriquecerá em termos de conteúdo e captará a atenção de um público mais diversificado.

 

Aguçamos-lhe curiosidade sobre a diversidade de posts que pode publicar no seu blog e procura mais esclarecimentos? Entre em contacto com a nossa equipa, estamos aqui para o ajudar a obter melhores resultados!

E já que estamos a falar em blogs, descarregue o ebook que criamos para si, é gratuito e foi pensado para que consiga fazer o seu blog crescer!