Blog: 4 razões para usar imagens e atrair mais leitores!

Blog

Um blog atrativo e interessante é fundamental para captar novos seguidores e fidelizar os seus visitantes. Com certeza, já ouviu dizer que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. No caso do seu blog, a imagem vai, não só ilustrar as suas ideias, como captar o seu leitor e ajudar a otimizar o seu artigo.

Quando alguém decide abrir um artigo ou permanecer nele, não é apenas o conteúdo que pesa na hora de tomar essa decisão. O leitor também se deixa afetar pelos estímulos visuais que esse artigo lhe transmite desde o primeiro contacto. Um artigo pesado, só com texto, visualmente pouco atrativo, tem menos probabilidade de ser lido, independentemente do seu conteúdo ser bom ou não.

A imagem é muito importante nos posts de blog, sem dúvida, mas também o é nas publicações e anúncios para as redes sociais, nos emails que se enviam, enfim, em toda a comunicação que é feita.

O uso de imagens é essencial numa estratégia de Inbound Marketing mas neste artigo queremos focar as vantagens que traz para o seu blog. Aliar o peso de uma imagem ao texto, conciliar estas duas dimensões, é uma equipa vencedora que não deve ser ignorada em nenhum processo comunicativo. Se ainda não está convencido, deixamos-lhe aqui 4 razões mais do que válidas para apostar no uso de imagens no seu blog!

 

1.   Atraem visualmente leitores aos seus artigos

A atração visual é a razão mais básica para incluir imagens nos artigos do blog. O conteúdo escrito, por muito bom que seja, não é suficiente para captar a atenção do público para o seu blog, nesta era visual. A imagem vai fazer com que o seu artigo se destaque num mar de outros artigos. E lembre-se que a primeira impressão é muito importante. A imagem vai dar cor, vida e emoção ao conteúdo do artigo do blog e isso vai alimentar a atração visual do leitor, fazendo com que ele permaneça mais tempo e fique mais envolvido na página.

 

2.   Tornam um texto massudo num texto interessante

Quer explicar ao seu público informação técnica que acha importante mas o texto vai ficar demasiado pesado e aborrecido? A solução é colocar no artigo do blog imagens explicativas.

Se estiver a explicar como algo se procede, use imagens com os passos que quer descrever. Se apenas estiver a dar informações para que o público perceba uma determinada área, então use imagens que possam ajudar a visualizar o que está a explicar no texto. Vai ser muito mais interessante e fácil para o leitor visualizar e interpretar a informação em imagens do que a ler explicações intermináveis.

 

3.   Contribuem para melhorar a posição do artigo nos motores de pesquisa

As imagens fazem parte das estratégias de SEO, para melhorar a posição do artigo do blog nos motores de pesquisa. De todas as boas práticas de SEO, as imagens são um dos aspetos mais fáceis de conseguir implementar. No entanto, tenha em atenção que os motores de pesquisa estão cada vez mais inteligentes e conseguem distinguir se colocar uma imagem que não é coerente com o artigo do blog. Por isso, trate sempre as imagens como um complemento do texto do artigo e não apenas como algo que tem que lá estar para aumentar as visualizações.

Apesar de os motores de pesquisa serem cada vez mais inteligentes, ainda precisam de uma pequena ajuda. É aqui que entra o alt text ou descrição alternativa. Esta descrição fica escondida e, por isso, pode aproveitar para escrever nesse texto o que contém a imagem, pormenorizadamente, para que os motores de pesquisa possam classificá-la o melhor possível. É muito importante que coloque no alt text a palavra-chave do seu artigo do blog para aumentar ainda mais a probabilidade deste ser encontrado nas pesquisas.   

 

4.   Aumentam as probabilidades de ser partilhado

Ao partilhar nas redes sociais um artigo do blog com imagens atrativas e interessantes, vai uma vez mais fazer com que o seu artigo se destaque no meio de muitos outros e com que as pessoas queiram partilhá-lo. Há estudos que comprovam que os artigos com imagens produzem maior envolvimento com os leitores, que o comentam e partilham.

 

Bancos de imagens: o que são?

Nem todas empresas ou negócios têm capacidade de criar as suas próprias imagens para o blog, para os emails ou para as redes sociais. E nem todas as imagens que estão na internet podem ser usadas livremente por todos. Por isso, é importante que saiba onde é que há imagens de qualidade, sem que estejam protegidas pelos direitos de autores. Nestes casos, os bancos de imagens podem ser uma boa solução.

Atualmente, há inúmeros bancos de imagens gratuitas com um stock enorme de fotos para que encontre a que mais se adequa ao que pretende. Pode usar essas imagens de qualidade, de forma grátis e sem problemas no seu blog. Há 10 bancos de imagens gratuitas que vale a pena conhecer:

Usar imagens e fotografias, é fundamental para atrair mais leitores ao seu blog e, consequentemente, ao seu site. Usar conteúdo visual é um dos passos para conquistar e fidelizar mais seguidores. Se quiser saber o que mais pode fazer para aumentar o número leitores do seu blog, descarregue o nosso ebook.  

Agora, só falta colocar tudo isto em prática e explorar as oportunidades que o uso de imagens de qualidade pode trazer ao seu blog. Não perca mais tempo e dê à imagem a mesma importância que dá ao conteúdo não só para cativar os seus leitores mas também para melhorar a sua posição nos motores de pesquisa.