Blog: 10 Dicas Para Que Nunca Perca a Inspiração Para Escrever!

Blog

Blog: como o manter atualizado e com publicações frequentes? Este é sem dúvida um dos seus maiores desafios. Manter a consistência e regularidade é fundamental para o seu sucesso. Para isso, são precisas ideias para produzir conteúdos, temas sobre os quais escrever e nem sempre é tarefa fácil. O que muitas vezes acontece é chegar a um patamar de estagnação onde parece que a criatividade e a imaginação fugiram. Não se sabe o que escrever, que assuntos explorar e cai-se no erro de nada publicar. É mais frequente do que se possa pensar e há formas de o contrariar. Deixamos-lhe aqui estas 10 dicas para que nunca fique preso numa bolha sem inspiração. Se tiver em consideração o que aqui lhe dizemos, pode acreditar que ideias não irão faltar na hora de pegar na caneta.

 

1. Inspire-se nos problemas dos seus clientes. 

Procurar saber as dúvidas, inquietações e problemas dos seus clientes e potenciais clientes, é uma boa forma de encontrar inspiração para possíveis publicações. Desde logo, isso só lhe traz vantagens porque as personas do seu negócio, vão encontrar no blog da sua empresa, as respostas que pretendiam. Para além disso, tem o bónus de lhe facilitar o trabalho, ao invés de tentar inventar a pólvora, escreve sobre o que realmente importa. Como encontrar essa fonte de informação? Através de emails que recebe de clientes e potenciais clientes com questões sobre determinadas situações, de comentários nas redes sociais e no próprio blog ou até do contacto pessoal e direto com os seus clientes. Responda a essas questões, dê voz às dores das suas personas e o conteúdo do seu blog vai ser ainda mais valioso, sem se desgastar a pensar nos melhores assuntos a abordar.

 

2. Dados sobre o negócio são sempre bons pontos de partida

Junte dados, estudos, indicadores, estatísticas, gráficos e outros que tais sobre o seu negócio e crie um post sobre isso para o blog da sua empresa. Toda a gente gosta de números e comparações, aposte neste tipo de informações bastante ricas para o seu público-alvo.

 

3. Convide autores para publicar no seu blog

Abrir as portas do seu blog a convidados é uma prática interessante para gerar conteúdo, relacionar-se com outros profissionais da área e conquistar público extra. Tem que ser criterioso na escolha dos seus convidados mas se tiver esse cuidado, é uma mais-valia para si. Gente reconhecida da área a escrever no seu blog, só pode ser uma vantagem.

 

4. Facilite o seu trabalho: escreva por tópicos

Escrever um post por tópicos ou em listas numéricas, como é o caso deste, é uma boa solução para si. É um tipo de escrita que agrada a praticamente toda a gente e que gera boa recetividade. Como é de fácil e rápida leitura, as pessoas sentem-se mais motivadas a ler. Consequentemente gera tráfego para o seu site.

Com tantas vantagens, pensa-se logo que dá trabalho mas não, é exatamente o contrário. Escrever por tópicos ou listas facilita a escrita, pressupõe simplicidade de conteúdo o que ajuda na hora de escrever. Pense num tema, crie os tópicos e desenvolva-os com a regra dos 3 c’s: clareza, correção e concisão. Aposte nesta última.

 

5. Estude o seu público-alvo e escreva para ele

Faça uma análise de quem o lê e visita através de uma ferramenta como o Google Analytics. Pode parecer sem interesse mas acredite que vai ser mais útil do que pensa. Informações como dados demográficos, interesses, dados geográficos, comportamento na web, páginas que mais visitam, vão ajudá-lo não só a ter ideias sobre conteúdo para escrever como também a que este seja cada vez mais assertivo.

 

6. Entreviste pessoas conceituadas na sua área de negócio

Da mesma forma que pode convidar alguém a escrever no seu blog, pode em alternativa entrevistá-las. Entrevistas interessantes geram bastante valor para o seu blog principalmente se o entrevistado for incentivado a partilhar esse conteúdo.

 

7. Atualize e otimize posts antigos

Com o tempo há posts que necessitam de ser reescritos com atualizações para que continuem a fazer sentido, para que o seu conteúdo corresponda efetivamente à verdade e esteja bem otimizado. O passar do tempo traz consigo evoluções, programas e práticas de outrora caem em desuso, novas formas de fazer aparecem e é necessário atualizar a informação.

Tem uma grande vantagem nesta prática, mata dois coelhos numa cajadada só, aperfeiçoa e otimiza a informação que o seu blog disponibiliza e não perde tempo a pensar sobre o que escrever.

 

8. Aposte em novidades ou notícias da sua área de negócio

Esta sugestão que lhe deixamos poderá fazer sentido para determinados blogs e para outros não, depende muito do seu âmbito. Veja se no seu caso se adequa. A ideia aqui é simples, escrever sobre novidades ou notícias relacionadas com a sua área de negócio que possa ser interessante para quem o lê. Estar na linha da frente, em cima dos acontecimentos, é um bom handicap para a sua empresa.

 

9. Dê sugestões, partilhe dicas

Toda a gente gosta de ouvir sugestões e dicas interessantes. Partilhar informações úteis só vai acrescentar valor ao seu blog. Para si esta tarefa também vai ser fácil porque escreverá sobre algo que domina. Não precisa de ser nem profundo nem extenso no seu conteúdo, tenha sentido prático. Conteúdo conciso e claro é fácil de escrever e de ler.

 

10. Faça uma planificação de conteúdos

Esta é uma das maiores dicas que lhe deixamos e pode ser mesmo a sua grande aliada. Planificar e estruturar potenciais ideias de conteúdo para escrever, independentemente de quando as vai concretizar. Para evitar situações de brancas completas, o melhor a fazer é ter método e registar sempre que tiver uma ideia. Pode não ser sequer um assunto para abordar em breve mas já fica o apontamento. Crie um documento onde sistematize sugestões de temas a abordar com uma breve descrição sobre o âmbito de cada um, para que depois saiba o que pretendia quando apontou. Se não estiver no seu local de trabalho, não deixe fugir a ideia e não pense que depois se vai lembrar. Aponte onde quer que seja, escreve no documento quando puder. Acredite que se incutir este espírito permanente, ideias nunca irão faltar.

 

Com estas 10 dicas, escrever posts para o seu blog vai ser peanuts, pensar em sugestões de temas vai deixar de ser uma dor de cabeça e tudo vai fluir com naturalidade. Seja metódico na gestão do seu blog, no início vai precisar mas acredite que com o tempo vai tornar-se automático para si. Com tudo isto bem presente, o seu trabalho vai estar facilitado. Não arranje desculpas e comece já hoje a produzir conteúdo rico, interessante e de valor para o blog da sua empresa. Alimentar o seu blog deve ser encarado como uma tarefa obrigatória e a médio prazo verá resultados da sua constância de publicação. Aposte em qualidade, produza boa informação, construa credibilidade, seja uma referência na área. Esclareça as suas dúvidas connosco, diga-nos a sua opinião. Queremos que se sinta em casa no nosso blog! Comente, diga-nos o que pensa. Estamos aqui para si!

A sua empresa tem uma equipa ou um responsável pelo Marketing Digital? Tem um plano estratégico definido para os próximos três meses? Sabe quantas visitas tem diariamente ao seu site e quantas leads gera? Fale connosco, dizemos-lhe isso tudo. Faça uma avaliação do marketing digital da sua empresa, totalmente gratuita, sem qualquer compromisso e ouça as dicas valiosas que temos para si! Aproveite a oportunidade!

blog_3