Banco de Imagens Grátis: as Melhores Fotos Estão Aqui!

banco de imagens

Banco de imagens é um catálogo de fotos, imagens e vídeos de diversos temas e autores. Sabemos que um bom conteúdo ganha força quando acompanhado de uma imagem adequada e cativante, mas para quem gere a sua estratégia de marketing digital, nem sempre é fácil publicar a foto certa. Desde logo porque essa pessoa não costuma ser especialista em fotografia e tem falta de conhecimentos de edição de imagem, depois porque existem questões legais relacionadas com os direitos de autor. Com os 3 bancos de imagens gratuitas que lhe apresentamos neste artigo, estes problemas deixam de existir. Pode descarregar imagens de alta resolução, a qualquer momento, sem ter de pagar. Melhor ainda: há milhares de fotos disponíveis.  Conheça o Pexels, o Unsplash e o Pixabay.

 

1. Pexels

  • Neste banco de imagens, as fotografias são livres de utilização para fins pessoais e comerciais. Pode alterá-las (adicionar texto ou filtros), copiá-las e distribuí-las sem necessidade de autorização prévia. Utilize as fotos do Pexels no seu perfil do Facebook, site profissional ou num artigo de blog.
  • Neste banco de imagens estão disponíveis mais de 30.000 fotos e todos os meses são carregadas pelos utilizadores mais 3.000.
  • Como a maioria dos bancos de imagens, o Pexels garante que todas as fotos têm alta resolução.
  • No Pexels também encontra vídeos gratuitos.

 

Como usar este banco de imagens:

  1. Aceda à página inicial e selecione uma das categorias mais populares ou pesquise diretamente a que procura, por exemplo, “animals”.
  2. O Pexels mostra resultados para fotos de animais e dá sugestões de imagens relacionadas, por exemplo: zoo.
  3. Selecione uma imagem e, no canto superior direito, clique em “Free Download”. Se pretender, faça um “gosto”, partilhe-a nas redes sociais ou deixe um donativo.  Tenha em atenção as sugestões de fotos semelhantes que o Pexels escolhe para si.
  4. Ainda no canto superior direito pode saber a origem da foto e conhecer o seu autor.
  5. Na página inicial, o Pexels mostra as fotos mais populares em “Trending” e as novidades – “New”.

 

2. Unsplash

  • Este banco de imagens disponibiliza mais de 200.000 fotos de alta resolução. Todos os dias são carregadas centenas de fotos novas.
  • As fotos do Unsplash podem ser utilizadas para fins pessoais e comerciais. Podem ser copiadas, editadas e distribuídas sem autorização prévia do autor.
  • No Unsplash os mínimos de qualidade das fotos estão garantidos. Cada foto carregada é analisada pela própria equipa antes de ser publicada. É importante que o conteúdo dos seus posts inclua imagens, mas garanta sempre que têm qualidade antes de publicá-las no blog ou site.
  • Neste banco de imagens tem a possibilidade de “seguir” os seus fotógrafos favoritos e de criar coleções de fotos.

 

Como funciona?

  1. Escreva a categoria que pretende na barra de pesquisa da página inicial. Por exemplo: “portraits”.
  2. O Unsplash mostra-lhe os resultados e aqui pode fazer dois tipos diferentes de pesquisa: por fotos isoladas ou por coleções de fotos.
  3. Se selecionar fotos isoladas, o Unsplash dá sugestões de fotos semelhantes sempre que clicar numa ao seu gosto. Se selecionar coleções, terá acesso a conjuntos de fotos de vários autores com tema comum. Por exemplo: retratos a preto e branco.
  4. Na página inicial deste banco de imagens tem acesso às fotos mais recentes em “New”, às mais populares em “Trending” e aos autores que segue em “Following”.
  5. Ao escolher uma foto neste banco de imagens é possível:
  • Clicar no coração, como no Instagram, e deixar um “gosto”;
  • Adicioná-la a uma das suas coleções, privadas ou públicas;
  • Descarregá-la gratuitamente.

 

3. Pixabay

  • O Pixabay tem disponível mais de 1 milhão de imagens e vídeos de alta qualidade, garantida pelo cumprimento dos requisitos de um guia próprio.
  • Este banco de imagens disponibiliza fotografias, ilustrações, imagens vetoriais e vídeos. Um vídeo interessante também contribui para a melhoria dos seus resultados.
  • Tal como como nos outros bancos de imagens, no Pixabay as imagens/vídeos são livres de direitos de autor, podendo ser utilizadas para fins pessoais e comerciais.
  • Utilize o filtro “Pesquisa Segura” deste banco de imagens e bloqueie conteúdo adulto.

 

Descarregue imagens no Pixabay:

  1. Na página inicial do banco de imagens, escreva o tópico que pretende pesquisar, por exemplo, “paisagens”.
  2. Filtre por tipos de ficheiro (fotos, imagens, vídeos), orientação (vertical ou horizontal), dimensões e cores.
  3. Veja os resultados. Pode escolher vê-los a partir dos mais populares, mais recentes ou consultar as escolhas do editor.
  4. Selecione a imagem e deixe um “gosto”, grave-a nos seus favoritos, partilhe-a nas redes sociais, escreva um comentário ou descarregue-a gratuitamente. Também pode aceder a informação sobre o autor e consultar imagens relacionadas.
  5. Na página inicial do Pixabay, tem acesso a uma grande diversidade de resultados, bastando para isso clicar em “Fotos”, “Ilustrações”, “Imagens vetoriais”, “Vídeos” ou, se clicar em “Mais”, conheça as sugestões do editor.

 

Agora que conhece as nossas sugestões, selecione as melhores fotos para os seus posts e conte-nos de que forma estes bancos de imagens contribuíram para a estratégia de marketing digital da sua empresa. Se conhecer outro banco de imagens interessante, gostávamos que partilhasse connosco.

Porque sabemos que nem só de boas imagens se faz um blog, convidamo-lo a ler o nosso ebook: como conquistar mais 50.000 leitores para o seu blog. Saiba aquilo em que deve investir e o que pode melhorar para atrair mais visitas e gerar mais leads.