Backlinks: 6 Dicas Para conseguir bons links para o seu site!

backlinks

Backlinks: já aqui explicamos o que são e as vantagens que eles podem trazer para o SEO do seu site. Para que consiga colocar backlinks a trabalhar a favor do seu site, precisa de investir algum tempo a construí-los. Lembre-se que o importante não é ter muitos backlinks, mas ter backlinks de alta qualidade. Porque são esses que vão contar para os motores de pesquisa, principalmente para o Google, que é o mais exigente.

Neste artigo, pode conferir algumas dicas que o vão ajudar a perceber quais as estratégias que deve implementar no seu site para conseguir backlinks de qualidade. Aposte nestas dicas e veja o seu site cada vez mais bem posicionado nos motores de pesquisa com o aumento de backlinks de qualidade.

 

1. Invista num conteúdo de qualidade

Esta é a forma mais simples e a mais utilizada para obter backlinks para o seu site. É lógico que para atrair backlinks de qualidade precisa de criar conteúdo de qualidade. O objetivo é criar um conteúdo tão rico sobre a área em que atua que outros sites o queiram referenciar, através de backlinks. Por isso, antes de mais deve pensar numa boa estratégia de conteúdos.

Para atrair backlinks de qualidade, tenha sempre em conta que o conteúdo que cria tem que ter como objetivo trazer um conhecimento acrescido ao utilizador, através de explicações, novidades sobre uma área ou dicas úteis e práticas.

 

2. Alie a qualidade à originalidade

Ainda relativamente à estratégia de conteúdos, seja sempre original! Conteúdo copiado vale zero. E aposte não só em conteúdos diferentes, mas também em formatos que “saiam da caixa”. É com a originalidade que vai chamar a atenção do utilizador para o seu conteúdo.

 

3. Procure parcerias online

As parcerias são sempre um ponto-chave em todos os negócios. No que diz respeito a backlinks, a estratégia é igual. Crie parcerias com outros sites que sejam considerados uma referência numa determinada área, mesmo que estes sejam seus concorrentes. Ser convidado para escrever conteúdos ou participar em projetos online, é uma boa forma de conseguir colocar estrategicamente um ou dois links direcionados para uma página do seu site

Pode também optar por fazer uma troca de links. Assim, como foi convidado a partilhar conteúdo num determinado site, convide também esse mesmo site a criar conteúdo para si. Desta forma, pode continuar a associar-se a outros sites e blogs que podem potenciar o seu estatuto online. No entanto, seja exigente nos sites que convida/aceita trocar links.

 

4. Crie uma relação com outros webmasters

Esta é uma estratégia que precisa de ser alimentada durante algum tempo antes de obter resultados. Para que consiga ter backlinks de outros sites, sem ter que os referenciar no seu, tem que ir construindo uma relação com outros sites e blogs. Como é que consegue isso? Comentando os seus artigos e páginas e construindo progressivamente uma boa relação.

Quando já existir uma boa relação estabelecida, comece a “oferecer” a esse site ou blog conteúdos que saiba que podem representar uma mais-valia ou que tenham algum interesse para os seus utilizadores.

 

5. Comente outras páginas

Nesta estratégia, tem que ter atenção para não ser considerado como spam. Se for bem utilizada pode ser uma forma fácil e gratuita de obter backlinks para o seu site. No entanto, escolha sites ou blogs onde o seu link vá acrescentar conteúdo relevante.  Aproveite, principalmente, os do-follow blogs ou links, e faça com que o seu comentário se destaque o máximo possível, através da qualidade de conteúdo.

 

6. Escolha os diretórios online certos

Os diretórios online são ótimos para impulsionar o SEO do seu site, principalmente se este for um negócio local. Contudo, para que os backlinks destes diretórios sejam de boa qualidade tem que fazer uma escolha acertada. Quando estiver a analisar a qualidade de um diretório online, tenha em conta a:

Evite também os que peçam para criar no seu site um backlink para o diretório. Normalmente, esses diretórios já têm o rótulo de “spam” atribuído pelos motores de pesquisa e estar associado a este tipo de sites não vai ajudar a sua reputação online.

 

Conseguir implementar uma boa estratégia de backlinks não é uma tarefa fácil porque exige paciência e dedicação. Demora algum tempo a construir uma boa reputação e notoriedade online, mas se seguir estas dicas concentrará os seus esforços em práticas que a longo prazo irão trazer ótimos resultados. Por isso é que é também muito importante trabalhar no SEO do seu site. Todas estas estratégias combinadas vão impulsionar o posicionamento do seu site para que fique cada vez mais visível a todos os seus potenciais clientes.

Para o ajudar a rentabilizar o seu tempo, disponibilizamos uma checklist de boas práticas de SEO, assim de uma forma fácil consegue conferir que não se esqueceu de nenhum passo importante. Se tiver mais alguma dúvida sobre backlinks ou SEO, deixe um comentário no formulário em baixo ou entre em contacto com a nossa equipa.