API’s: Como Contribuem Para a sua Estratégia de Marketing!

API

API´s estão na ordem do dia, mas nem sempre é fácil perceber o que são e como funcionam. Hoje debruçamo-nos sobre a Interface de Programação de Aplicações e explicamos-lhe porque é tão importante para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa.

 

O que são API’s?

 

API, acrónimo de Application Programming Interface, permite que as várias aplicações “conversem” entre si e que cada uma utilize os dados de outra no seu funcionamento. O resultado é a obtenção de informação mais rica e otimizada, já que o potencial de cada ferramenta é aumentado através do diálogo com as restantes.

Ao pesquisar na internet, certamente já se deparou com as seguintes situações:

  • Consultar a localização de um restaurante no Google Maps integrado no site do estabelecimento.
  • Registar-se num site através da sua conta no Facebook ou no Instagram.
  • Comparar preços e horários de várias companhias aéreas visitando um único site.

Em todas estas situações, está perante a aplicação do recurso a API´s, integrações automatizadas que, além de simplificarem o processo a quem faz pesquisas online, ajudam as equipas de Marketing Digital a obter informação mais detalhada, já disponibilizada pelos seus potenciais clientes na rede.

 

Com funcionam as API’s no Marketing Digital?

 

O recurso a API´s no Marketing Digital dá um forte contributo nos processos de documentação e automatização de tarefas e permite obter resultados significativos a vários níveis. Vejamos alguns exemplos:

  • Relação com os clientes: Quando um utilizador se regista num site através do Facebook, este poderá aceder aos dados que partilhou na rede social. A informação privilegiada permite conhecer melhor o potencial cliente e nutri-lo de acordo com a etapa do funil de compra em que se encontra. Também através do Multi-Channel Funnels Reporting API é possível seguir o caminho de conversão das leads.
  • Criar e organizar leads: Quando um visitante preenche o formulário da sua landing page, gera-se automaticamente uma nova lead, que é registada numa mailing list apropriada ao seu perfil. Pode também ser criado um sistema de automatização no software, que altere o status de uma lead para cliente assim que seja efetuado um pagamento.
  • Análise de métricas: Algumas ferramentas de análise interna de dados não permitem criar gráficos ou outros formatos visuais intuitivos. Através de uma API, pode integrar os dados disponibilizados em diferentes plataformas, otimizando o processo de análise de resultados.
  • Documentação: As API’s facilitam tarefas como adicionar informação demográfica aos seus contactos ou fazer relatórios para utilização pela equipa de vendas, que fica capacitada para fazer comunicações mais personalizadas.
  • Automatização de tarefas: As API´s automatizam tarefas aborrecidas, que deixam assim de exigir intervenção humana. A equipa ficará mais disponível para tarefas que exigem criatividade e reflexão.

 

4 Vantagens das API’s

 

  1. Aumentam a eficiência da sua equipa e reduzem o número de tarefas monótonas que esta tem de desempenhar;
  2. Elevam a informação obtida a um patamar superior;
  3. Permitem que a informação seja utilizada para a sua empresa comunicar com os potenciais clientes, partindo de um discurso mais personalizado;
  4. Tornam as pesquisas online mais agradáveis e eficientes.

 

No Marketing Digital, vence quem entrega aos seus clientes a informação que estes pretendem de forma clara e direta. As API´s são um recurso essencial para aceder a informação mais rica e, a partir daí, saber como e o que comunicar aos clientes.

Se as API´s ainda lhe suscitam dúvidas e pretende aprofundar melhor o assunto, entre em contacto com a nossa equipa ou deixe aqui o seu comentário. Se já se rendeu às API´s, conte-nos como estas têm contribuído para o seu negócio.

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