O ABC do Inbound Marketing: O que é e porque deve adoptar esta filosofia no seu negócio

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O que é o Inbound Marketing?

Em vez de pagar por anúncios, comprar bases de dados de emails ou optar por ligar para a casa das pessoas, o Inbound Marketing foca-se na criação de conteúdo educativo/informativo que atrai as pessoas para o seu website, na medida das suas vontades e disponibilidades, onde poderão obter mais informação e perceber de que se trata o seu negócio.

O Inbound é uma abordagem ao marketing que é capaz de alcançar o consumidor de hoje. O seu negócio poderá ser encontrado por leads qualificadas através dos conteúdos que disponibiliza (páginas no seu website, artigos de blog, posts nas redes sociais), devidamente optimizados para a pesquisa e redes sociais. Esta abordagem visa compreender que conteúdos atraem os seus clientes através do funil de vendas e usa esse contexto para conseguir personalizar o seu marketing à escala individual.

 

O Inbound como filosofia. O “Porquê?”.

O Inbound Marketing é uma filosofia baseada no facto de que o consumidor de hoje é radicalmente diferente do de há 10 anos. Pense nisto: Hoje o consumidor é bem informado; o seu caminho num processo de compra é fluído e aleatório começando pela pesquisa no Google; o marketing que o move é o que é capaz de trazer utilidade e sentimento de pertença através dos seus conteúdos. Há dez anos não era esta a verdade.

 

Há 3 razões principais que levaram a esta mudança de comportamento dos consumidores e o crescimento do seu cepticismo perante as marcas:

  1.  A proliferação dos media

Se quiséssemos traçar com detalhe quantos canais de media existem hoje, seria quase impossível. Existem as revistas, os canais de televisão, as rádios e mais de um trilião de websites para cada área de interesse. E não só os media cresceram por tipo de canais, mas cada tipo cresceu, exponencialmente, em volume. Só a título de exemplo, em 2014, havia 1500 posts a competir para aparecer no seu perfil de Facebook a cada momento!

     2.   Uma história de publicidade enganosa

Os consumidores estão já habituados a séries de publicidade enganosa, portanto, mesmo quando surge um anúncio inteligente e com uma boa mensagem, o primeiro pensamento dos consumidores é que não é verdadeiro. Interrupção, falsas promessas, promessas exageradas, sobrevalorização das marcas, exploração, irresponsabilidade no cumprimento das suas obrigações – isto mudou tudo.

   3.  A tecnologia deu poder ao consumidor

Os consumidores tiveram acesso a ferramentas e informação que lhes permitiu desviar das irritantes e invasivas mensagens das marcas e assim pesquisar a informação que pretendem, quando e como querem. DVDs, Video-On-Demand, softwares anti-spam, internet wi-fi, smartphones, redes sociais – isto mudou tudo.

Ao alinhar o conteúdo que publica com os interesses dos seus clientes, ganhará permissão para entrar na esfera onde circulam os prospects que poderá transformar em leads qualificadas, converter em clientes e superar as suas expectativas para que se tornem os principais promotores da sua marca.

 

As componentes do Inbound Marketing

  • Criação de conteúdos: Criação de conteúdos direccionados para responder às questões básicas e necessidades dos seus clientes e partilhados em larga escala.
  • Ciclo de vida do marketing: Reconhecimento de que as pessoas passam por várias fases de interacção com o seu negócio e que, cada fase, requer acções de marketing diferenciadas.
  • Personalização e contexto: À medida que cresce o conhecimento sobre as leads geradas, poderá personalizar melhor as suas mensagens para as necessidades específicas dessas leads.
  • Presença multicanal: O Inbound Marketing é multicanal por natureza porque se aproxima das pessoas onde elas estão, no canal onde querem interagir consigo.
  • Integração: As suas publicações e ferramentas analíticas devem trabalhar em conjunto como uma máquina bem oleada, permitindo-lhe publicar o conteúdo certo, no sítio certo e no momento certo.

 

Resumindo, o Inbound Marketing foca-se em construir relações de confiança, não de cepticismo entre os seus prospects. O objectivo é que os clientes gostem de si, não que o ignorem. E mais importante, trata-se de ser mais inteligente do que a concorrência, não ser mais gastador.

 

O Inbound como metodologia. O “Como?”.

A filosofia do Inbound Marketing é suportada por uma metodologia que ajuda as empresas, as marcas a atrair, converter, fechar e satisfazer visitantes, leads e clientes através de uma grande variedade de canais como as redes sociais, blogs, SEO (Search Engine Optimization), landing pages, formulários e email. Esta metodologia viabiliza o caminho do cliente através do funil de vendas – de estranhos, a visitantes, a leads, a clientes, até promotores da sua marca.

O funil de vendas, como lhe chamamos, contempla quatro fases (Atracção, Conversão, Fecho e Satisfação) e cada uma das fases requer o uso de ferramentas específicas:

  • Atracção: Posts no blog e redes sociais, palavras-chave e SEO, website;
  • Conversão: Calls-to-Action, landing pages, formulários e contactos;
  • Venda: Email, Integração em CRM;
  • Satisfação: Redes sociais, calls-to-action personalizadas e email.

Estas são as quatro fases que, por ordem, esta metodologia obriga a seguir para poder obter visitantes, leads e clientes. No entanto, as ferramentas que aparecem em cada fase podem ser aplicadas noutras fases do processo. O email, por exemplo, pode e deve ser utilizado noutros momentos importantes do processo.

Ficaram aqui os princípios fundamentais do Inbound Marketing e as razões porque é esta a filosofia que deve adoptar a partir de hoje! Saiba mais sobre esta abordagem ao Marketing connosco e fique atento enquanto vamos aprofundando cada ferramenta, cada fase do processo de Inbound Marketing e as suas envolventes aqui no blog da Link&Grow.

Caso pretenda, aprofundar mais esta temática, oferecemos sem compromisso a possibilidade de avaliar o seu Marketing Digital atual e a relação com a sua equipa de vendas oferecendo dicas valiosas para potenciar mais resultados com a metodologia de Inbound Marketing.

 
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AUTOR: Ivo Ferreira

Consultor e Copywriter da Link&Grow