A Importância da Planificação de Conteúdos

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O final do ano aproxima-se a alta velocidade, por isso está na hora de ajudá-lo a perceber a importância de planificar os seus conteúdos para que em 2016 possa construir uma base de clientes mais sólida e mais lucrativa. Já aqui no blog lhe falamos da importância fundamental que o marketing de conteúdos tem para chegar a um número maior de clientes e prospects, por isso, ao criar um plano estratégico para a criação e partilha de conteúdos só irá ajudar a melhorar os seus resultados.

 

Marketing de Conteúdos Consistente

A melhor forma para o marketing de conteúdos ser eficiente é utilizá-lo estrategicamente e de forma consistente.

Ao partilhar conteúdos relacionados numa variedade de canais, percebendo as suas diferenças e funcionalidades, poderá aumentar a visibilidade da sua marca exponencialmente.

Parte do seu plano requer um estudo prévio sobre onde estão os seus melhores clientes e porquê. Deve perceber as particularidades de quem gosta e compra os seus produtos e depois descobrir onde costumam “andar” essas pessoas no mundo digital. Isto irá ajudá-lo a direcionar os seus conteúdos para os locais certos.


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Perceba como o Marketing de Conteúdos beneficia o Fundo do Funil de Vendas


A importância de planear

Uma frase que subscrevemos inteiramente foi dita por Benjamin Franklin: “Ao falhar na preparação, já se está a preparar para falhar.”

Todos os negócios têm objetivos e devem sempre planear a melhor forma de os atingir. Enquanto este planeamento é obviamente relevante de um ponto de vista operacional, muitos não lhe vêm sentido no que aos conteúdos partilhados diz respeito. Só porque o conteúdo é sensível aos contextos temporais, isto não significa que deve ser atualizado, criado ou partilhado numa base intuitiva.

Se o seu negócio tem uma visão e planeamento de futuro, porque não deve o seu conteúdo ser construído à volta disso?

 

Calendários de Publicações

A maioria dos negócios terão pontos-chave no decurso de um ano com uma importância particular para as suas faturações.

Isto pode ser uma feira internacional de grande relevância, um evento anual, um dia aberto da empresa ou festividades como o natal. Para ajudar a gerar interesse nestes eventos/acontecimentos, irá perceber que criar um calendário de publicações será extremamente importante. Temos até um já pronto para si aqui!

Um calendário de publicações irá garantir que estas datas críticas possam atingir completamente o seu potencial. A consciência do público acerca do evento pode ir sendo construída antes de ele acontecer, oferecendo informação e ajuda. Poderão ser partilhados updates da forma como o evento está a decorrer, da sua preparação ou até do que os clientes estão a achar.

Considere a colocação no calendário das plataformas que pretende utilizar e formatos exigidos, quase como um guião onde se identifica que tipo de conteúdo deve ser criado, que tópicos cobrir, quais os alvos a atingir e quantas vezes deve publicar para dar um melhor suporte à sua estratégia.

Ao implementar uma ferramenta como esta, estará a assegurar que o conteúdo é consistente, novo, relevante para o seu negócio, e, principalmente, relevante para os seus clientes e prospects.

Os conteúdos que produzir são vitais para o sucesso do seu negócio. Não desvalorize este processo.

 

O Valor da Consultoria

Uma grande vantagem que a consultoria pode ter neste processo de gestão e planeamento de conteúdos é que nunca estará demasiada agarrada e presa aos conceitos e preconceitos da empresa. É capaz de gerar muito valor por pensar “fora da caixa”.

As agências podem dar uma ajuda a definir uma estratégia eficiente de conteúdos para o seu negócio e indicar-lhe um caminho.


Caso pretenda, aprofundar mais esta temática, oferecemos sem compromisso a possibilidade de avaliar o seu Marketing Digital atual, oferecendo dicas valiosas para potenciar mais resultados com a metodologia de Inbound Marketing.


Autor: Ivo Ferreira

Consultor e Copywriter da Link&Grow