7 Dicas para Escrever um Post do Zero no seu Blog

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Já se deve ter deparado com a seguinte situação: precisa de escrever um post e o seu tempo é curto, sente-se pressionado e nesse momento a sua inspiração desaparece subitamente. Acredite que essa situação é comum e já aconteceu na Link&Grow.

E é a pensar nessa situação tão comum para quem produz conteúdo, que preparamos 7 dicas para que possa escrever um post do zero.

Que características acha que possui um post de sucesso?

Em pesquisas de posicionamento no Google, entendemos que os primeiros lugares em pesquisas sobre diversos assuntos são normalmente posts que incluem mais conteúdo (mais de 2000 palavras). Apesar deste fator ser importante para SEO, não se esqueça que otimizar para o Google é importante, mas pensar em conteúdos para o seu utilizador é ainda mais e só assim conseguirá que os seus conteúdos sejam partilhados e comentados.

Tendo isso em consideração iniciamos assim as dicas:

1. Escolha o tema baseado em dados

Ter conhecimento acerca do que pretendo escrever é importante, mas não é tudo. Devo antes de mais perguntar: o que vou escrever tem procura? Será que o meu público alvo terá interesse por determinado assunto? Pesquise por um tema duradouro para gerar retorno a longo prazo e foque-se em como o leitor pode aplicar o post no seu negócio e alcançar sucesso.

Poderá iniciar a sua pesquisa verificando que artigos já foram publicados com o mesmo assunto. Anote o que chamou mais atenção e analise se os comentários podem trazer ideias novas. Uma ferramenta útil é o Similarsites. Através deste site poderá colocar o seu website e descobrir o que os sites concorrentes estão a escrever sobre o assunto. Outra forma é através da pesquisa via Google Adwords Keyword Planner. Aqui poderá descobrir as palavras-chave mais procuradas e escolher a melhor opção para o seu post.

 

2. Atribua um objetivo ao seu conteúdo

Um dos aspetos mais importantes a ser abordado quando falamos em objetivos é observar o ciclo de compra do cliente. Em que momento do ciclo de compra queremos interagir com o nosso post? Que informação é mais relevante nesse estágio?

Desde o estágio de aprendizagem sobre o tema até à decisão de compra, entenda a procura, e com as palavras chave no contexto, estabeleça uma conexão onde o conteúdo irá ao encontro do que o seu leitor procura. Se conseguir isso as probabilidades de captar a atenção são maiores, já que o leitor acede a informações no momento certo.

 

3. Crie uma introdução “Killer”

Possivelmente interessou-se por este texto logo no inicio, já que chegou ao tópico 3. Uma boa introdução necessita de ser forte para conduzir o leitor ao resto do conteúdo mantendo-o interessado.

Poderá iniciar a sua introdução com uma pergunta, uma sequência de factos ou falar de um problema através de uma história. O importante é que consiga prender a atenção do leitor e conduzi-lo aos próximos parágrafos.

 

4. Desenvolva um conteúdo envolvente

Se chegou até aqui significa que este tópico está a ser cumprido e o texto já ultrapassou a barreira do “boring”. A leitura está a fluir e a probabilidade de chegar ao fim do texto é grande.

Para uma boa estrutura de conteúdo é fundamental quebrar parágrafos em poucas linhas, mas sem quebrar as ideias principais. Cerca de 3 a 5 linhas em média, podem ser um bom parâmetro para cada parágrafo, mas isso vai depender também da formatação do seu blog.

Procure igualmente separar por subtópicos, assim como fazemos neste post, por exemplo. A utilização de imagens e espaços ajudam a dar um ar menos pesado. Inserir links também enriquecem, mas sempre com abertura num novo separador para que não saiam do seu post.

 

5. Divulgue o seu conteúdo

Uma das formas de divulgar o seu conteúdo é a sua partilha nas redes sociais. Além da publicação, procure focar em grupos relacionados ao tema ou ainda impulsionar através de anúncios pagos.

Outra forma de divulgar o seu conteúdo é enviar uma newsletter aos seus leitores avisando sobre novidades do seu blog. Tenha cuidado com a quantidade de envios, faça uma análise de quantos envios por semana irá fazer para não se tornar chato ou em spam.

Ter pessoas influentes no assunto, falando do seu post pode ser outra alternativa para alavancar visitas. Faça um planeamento e procure parceiros que façam link para o seu website, comentem nas redes sociais e indiquem o seu conteúdo.

 

6. Defina um título

Independentemente de se tratar de uma única frase, o título é uma das partes que talvez mereça mais tempo para que seja bem feita. Em princípio pode ser criada antes do texto estar pronto, mas o mais aconselhável é que faça no final de tudo para que seja o mais pertinente possível.

Normalmente a primeira ideia não é a ideal. Existe uma metodologia para se criar bons títulos, e normalmente envolve mais transpiração do que inspiração.

Segue passo a passo:

  • Escreva, escreva e escreva no mínimo 25 títulos
  • Selecione em média 4 títulos que mais gostou
  • Partilhe com outras pessoas da equipa para darem a sua opinião
  • Selecione o mais votado ou pertinente

Comentar sobre o beneficio (A melhor metodologia para…), numere o seu post (X formas para…) ou fazer uma pergunta (Está preparado para o…?) são algumas formas de títulos eficazes para o seu post.

 

7. Dica Adicional

Use botões de partilha social. Existem plugins que podem ser instalados com essa finalidade. Os botões são usados como credibilidade social, no início e fim de cada post (caminho natural para partilha) e contribuem para o aumento de visitas ao seu blog.

 

Conclusão:

Seja qual for o assunto escolhido por si, inicie os seus post com o foco em assuntos específicos e a partir daí faça novos post ampliando os seus temas.

Seguir estas dicas e desenvolver um planeamento dos seus post é fundamental, para o sucesso do seu conteúdo, aumento do número de visitas e por consequência ajuda nas suas metas e conversões.

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