6 Razões Porque deve Utilizar o Pinterest no seu Negócio

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Recentemente, o Pinterest chegou aos 73 milhões de utilizadores, tornando-o na plataforma com o mais rápido crescimento de sempre.

Apesar desta notável aceitação pelos utilizadores, costumo ouvir muitas vezes “não percebo a utilidade do Pinterest” ou “só serve para planear casamentos ou ver fotos de gatinhos”. Eu percebo, até porque achava exactamente o mesmo.

Mas deixe-me dizer-lhe que o Pinterest é muito mais do que isso, é simples e pode ter um grande impacto no seu negócio. Não digo isto só porque deve entrar nesta moda dos “pins”. Esta não é só “mais uma rede social”. O Pinterest é diferente e está a fazer um trabalho fantástico ao conseguir atrair mais tráfego, leads e vendas.

Aqui ficam 6 razões porque deve utilizar o Pinterest na sua estratégia de marketing:

 

1.  O Pinterest converte mais utilizadores em compradores

O que é único no Pinterest, comparativamente às outras redes sociais, é a sua capacidade de reduzir os passos desde a descoberta à compra. Isto significa que os utilizadores da plataforma são convertidos em leads ou clientes mais rapidamente do que em qualquer outra rede social.

Veja o Twitter por exemplo. Se um utilizador vê um tweet sobre determinado produto, é mais improvável que esse utilizador compre o produto com apenas aquele tweet, a menos que tenha algum tipo de endorsement de uma celebridade. Está disponível para despender uns 10 ou 20 mil euros para que o George Clooney faça um tweet sobre o seu produto? Também acho que não.

Josh Davis do llsocial.com explica com clareza esta vantagem do Pinterest:

“Para os retalhistas, o caminho para a compra em nenhuma rede social é tão directo como no Pinterest. ‘Ver, gostar, comprar’ acontece frequentemente… Mesmo nos casos em que esse caminho não pareça tão directo, raramente vemos uma rede social onde o acesso aos links de compra seja feito com tanta frequência. Vemos nesta rede social provas evidentes do desejo por um item e a possibilidade de compra a um ou dois passos de distância.”

Este é um sonho tornado realidade para as empresas. O Pinterest ajuda a aumentar as taxas de conversão e reduz o caminho para a venda. Quem não gosta disto?

 

2.   O Pinterest aumenta o tráfego online

73 Milhões de utilizadores não são trocos. É muito para qualquer plataforma, mas é especialmente notável para uma tão recente. Se aposta no seu website para alimentar as suas vendas e marketing, precisa de gerar tráfego para poder aumentar as suas leads ou vendas. O Pinterest é uma excelente ferramenta para aumentar a quantidade de links direccionados para o seu site, atraindo assim mais tráfego.

De facto, pesquisas recentes indicam que o Pinterest é mais eficiente na atracção de tráfego quando comparado com outras redes sociais, até com o gigante Facebook.

Interessante, não?

 

3.   Os Pins conseguem mais links de inbound

Como marketers, adoramos quando as pessoas partilham o nosso conteúdo e os links que nos devolvem.

O que é fantástico no Pinterest é que cada Pin inclui um link que nos leva à fonte da imagem. Links construídos a partir de imagens são aqueles que podem proporcionar mais interacção, e cerca de 95% das imagens nesta rede social são partilhadas ou re-partilhadas a partir da web.

Com a crescente popularidade do Pinterest, isto pode fornecer-lhe muitos e valiosos links de inbound. E, obviamente, qualquer link que direccione visitantes para o seu website é sempre benéfico.

 

4.  O Pinterest é altamente viciante

Facto: O Pinterest é viciante. As últimas estatísticas indicam uma média de tempo de utilização por visitante de cerca de 16 minutos. E os utilizadores são tudo menos passivos, procuram os seus interesses, criam os seus pinboards e partilham esses conteúdos nos seus pequenos grupos.

Este é um excelente sinal para as empresas porque significa que os seus pins têm alta probabilidade de serem vistos, partilhados ou, ainda melhor, tornarem-se virais. Acredito que a principal razão para tão grande interacção é a fácil ‘digestão’ dos conteúdos puramente visuais que apresenta. Ver uma séria de imagens é muito mais fácil e preferível do que ler uma série de tweets, por exemplo.

 

5.  O Pinterest integra-se no seu website, na sua conta do Twitter ou do Facebook

O que parece ser um factor crítico de sucesso para as redes sociais é a conectividade. Estas plataformas não se conseguem impor estando fechadas sobre si mesmas e o Pinterest percebeu isso logo à partida.

É possível conectar a sua conta Pinterest ao Facebook, abrindo-se a possibilidade de publicar automaticamente novos pins a partir do feed de notícias. Este facto leva à obtenção de mais olhares dos utilizadores sobre outros canais da marca.

E mais. É possível adicionar um botão ‘Pin It’ ao seu website e blog, à semelhança de outros botões de partilha de outras redes. Isto faz com que os seus conteúdos tenham mais uma plataforma onde podem ser partilhados pelos seus visitantes.

 

6.  Descubra o que a sua audiência gosta

O Pinterest é um excelente local para descobrir tendências. Do marketing à moda, poderá descobrir o que as pessoas gostam de partilhar. Poderá seguir os seus seguidores para ver o que os inspira. E isto dá-lhe uma excelente oportunidade para perceber o que está ‘na moda’ e usar essa informação para melhor posicionar a sua oferta e produtos.

À medida que o Pinterest evolui, tenho a certeza que haverão ainda mais razões para aderir a esta rede social. Há empresas que já se estão a tornar líderes nas respectivas áreas de negócios nesta plataforma, conseguindo cada vez mais tráfego, leads e vendas nos seus websites.

E então? Convenci-o? Está preparado para começar? 

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Autor: Ivo Ferreira

Consultor e Copywriter da Link&Grow