6 Dicas para utilizar o SlideShare no seu Negócio

6 Dicas para utilizar o SlideShare no seu Negócio

A maioria dos Content e Community Managers estão hoje focados no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Youtube e LinkedIn. De todas as plataformas denominadas de redes sociais, o SlideShare é, sem dúvida, o mais ignorado e o menos utilizado.

Por isso mesmo, porque muito poucos marketers o utilizam consistentemente, há muito menos concorrência no SlideShare do que em qualquer outra rede social. De facto, o SlideShare é a única plataforma de grandes conteúdos onde é possível obter um bom alcance a partir do primeiro dia.  

Aqui ficam 6 dicas para conseguir colocar o seu conteúdo visível a mais pessoas no SlideShare.

 

1.       Aposte forte no design das suas apresentações

A audiência do SlideShare espera sempre apresentações de grande qualidade e premeia essa qualidade através de cliques e visualizações. Neste momento, a procura por conteúdo atractivo e de valor ainda não é respondida correctamente. Ainda.

O SlideShare tem mais de 60 milhões de visitantes únicos por mês que geram cerca de 160 milhões de page views. Com este tráfego, o problema entre a procura e a oferta no website não é falta de conteúdo – é falta de conteúdo bem desenhado e útil para o utilizador.

Isto representa uma grande oportunidade para pequenos negócios. Caso escolha um tópico popular relacionado com o seu negócio e crie um design apelativo e um conteúdo útil na sua apresentação, é muito provável que obtenha algumas centenas de visualizações em poucos minutos, mesmo que não pague por anúncios. Se você ou a sua marca não forem conhecidos, com certeza obterá bem mais visualizações que um tweet ou post do Facebook.

 

2.       Posicione melhor os seus conteúdos com palavras e frases-chave

A utilização de palavras-chave e frases nos seus slides terão impacto no sucesso que poderá conseguir no SlideShare. Como em qualquer outro website, os utilizadores procuram os temas que pretendem. Assegure-se, portanto, que conseguem encontrá-lo.

Não é difícil de optimizar os seus slides, mas há muita gente que ignora alguns pormenores que ajudam muito ao posicionamento na plataforma. Uma dica simples que o aconselho a fazer sempre é utilizar a palavra-chave da apresentação como título. Por exemplo, para poder fazer o upload da sua apresentação no SlideShare, terá que gravá-la como pdf. Quando o fizer, utilize a sua palavra-chave como título do ficheiro.

E, já agora, tenha o cuidado de incluir as suas palavras-chave no título e descrição da sua apresentação, bem como nas tags. A primeira tag deve ser a principal palavra-chave e depois escolha cuidadosamente tags relacionadas.

Além disto, as apresentações do SlideShare têm tendência para aparecer com muita frequência no ranking de pesquisa da Google, fazendo das palavras-chave um tema muito importante na plataforma.

 

3.       Crie guias passo-a-passo para os utilizadores

Os conteúdos visuais são para ficar e o SlideShare é uma plataforma óbvia para este tipo de conteúdos.

A melhor forma que as pessoas têm para aprender sobre qualquer assunto, é quando conseguem ver aquilo que é suposto fazerem. Os slides são uma forma fácil de fazer com que os utilizadores vejam como completar etapas, avançar ao seu próprio ritmo e voltar atrás se necessário.

Neste sentido por exemplo, guias passo-a-passo no SlideShare “Como fazer…”, “Como desenhar…”, “Como utilizar…” etc, permitem que os utilizadores obtenham a informação que precisam, um slide de cada vez. E se se aborrecerem, rapidamente podem avançar para uma parte mais interessante.

Esta é uma das melhores formas de apresentar os seus conteúdos mais educativos e obter grandes resultados.

 

4.       Capte a atenção com títulos e conteúdos baseados em listas

Os leitores adoram listas. O top 10 disto, as 6 melhores maneiras de fazer aquilo, etc. Já reparou, com certeza, que estão por todo o lado e isso acontece porque funcionam! E o mesmo irá acontecer no SlideShare.

Para além das listas, as pessoas gostam de saber novidades sobre os líderes de opinião e principais influenciadores do seu mercado. Por isso, tome partido destas estratégias quando criar conteúdos para o SlideShare e conseguirá entrar no radar das pessoas que interessam à sua área de negócio.

 

5.       Partilhe informação útil sobre a sua indústria

Os white papers colocam os marketers numa posição difícil. Se o seu white paper não tem muita informação, os leitores não o consideram especial. Se é demasiado longo, perderá a atenção deles.

Resolva este problema com uma apresentação sumário no SlideShare. Crie alguns slides que contenham links para secções relevantes do seu white paper sobre a indústria, para que a sua audiência rapidamente aceda apenas aos assuntos que mais lhe interessam.

Quando se facilita a vida à nossa audiência e permitimos um melhor e mais rápido acesso à informação que desejam, é muito mais provável que a nossa apresentação seja vista e partilhada, inclusive.

 

6.       Partilhe as suas apresentações no LinkedIn

O LinkedIn afirma-se cada vez mais como o local onde os profissionais vão buscar informação relevante sobre a indústria onde estão inseridos. Ora, isto transforma o LinkedIn num óptimo local para partilhar as suas apresentações do SlideShare e conseguir entrar em contacto directo com profissionais da sua área de negócio.

De cada vez que publicar uma apresentação no LinkedIn, faça-o como update ao seu estado (status) quer no seu perfil pessoal, quer na página de empresa. Além disso, poderá sempre adicionar estes conteúdos ao seu perfil sumário através da edição do mesmo.

Não se esqueça que, caso deseje, pode sempre partilhar os conteúdos criados no SlideShare nas outras redes sociais. A quanto mais gente conseguir chegar, mais retorno poderá obter.

 

Ao contrário de outras redes sociais que estão saturadas de competição por um “lugar ao sol”, o SlideShare ainda está relativamente aberto. É possível obter melhores resultados nesta plataforma logo a partir do primeiro dia, começando pelas 6 dicas que lhe deixo neste post. Experimente!

Se gostou deste artigo poderá subscrever o nosso blog e receber semanalmente dicas sobre Marketing Digital de Resultados para melhorar e seu negócio!

ivo-ferreira.jpg

Autor: IVO FERREIRA

Consultor e Copywriter da Link&Grow